Baixo rendimento físico em função da desidratação

Embora muita gente já saiba, nunca é demais reforçar que a água é hoje a substância presente em maior quantidade no organismo do ser humano. Sem água não seríamos capazes de sobreviver e o mundo seria nada mais do que um espaço inóspito e desabitado. E tão importante quanto propiciar nossa simples existência, a água é fundamental para a prática de atividades físicas em um nível saudável e seguro, quando um processo de desidratação se inicia, o resultado é um baixo rendimento físico.

Hoje vamos falar sobre desidratação, seus principais sinais e como ela proporciona uma diminuição de rendimento físico, tanto em treinos, quanto em provas.

Se você é praticante de atividades físicas, seja de maneira amadora ou profissional, tire um tempinho do seu dia para a leitura do artigo de hoje!

Um breve resumo sobre a desidratação

Em algumas situações a perda de água pelo organismo seja pelo suor ou por qualquer outro motivo acaba sendo maior do que a sua reposição. A baixa disponibilidade de água, de forma conjunta à perda considerável de sais minerais, gera o famoso e conhecido quadro de desidratação.

A desidratação é um problema grave, que merece atenção, uma vez que leva pessoas à morte todos os anos.

As causas da desidratação são as mais variadas, mas quando o problema está associado à prática esportiva, ela surge em decorrência do aumento de temperatura corporal, que acaba por gerar o suor e o atleta, seja amador ou profissional não faz uma reposição hídrica adequada.

A boa notícia é que assim que o processo de desidratação se inicia, ele dá sinais de que há algo errado acontecendo com o organismo.

Os sinais clássicos da desidratação em praticantes de atividades físicas 

Os principais sinais de desidratação em praticantes de atividades são:

  • Maior sensação de esforço de uma hora para outra;
  • Diminuição de ritmo;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores articulares.

Esses sinais vêm à tona, pelo fato de que a água possui funções importantes para praticantes de exercícios físicos.

4 funções da água no organismo de atletas profissionais e amadores

As 4 principais funções da água no organismo de atletas são:

  • Ação solvente;
  • Transporte de nutrientes;
  • Proteção de estruturas corporais;
  • Regulação de temperatura corporal.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas funções agora!

Ação solvente

A ação de solvente da água é fundamental para que não haja um baixo rendimento. A presença de água torna o sangue mais fluido, garantindo um meio propício à realização de funções bioquímicas, importantes para a prática de atividades físicas, tais como a geração de energia.

Transporte de nutrientes 

A água é um importante constituinte do sangue, mais precisamente do plasma sanguíneo, sendo importante para o transporte de nutrientes ingeridos anteriormente à prática esportiva, além de ser fundamental para transportar oxigênio.

Quando há desidratação, o baixo rendimento ocorre de maneira quase instantânea.

Proteção de estruturas corporais 

A água também desempenha importante papel, garantindo proteção a algumas estruturas corporais.

O líquor por exemplo, possui alta quantidade de água e tem como uma de suas funções a proteção do cérebro, sendo muito importante para atletas que praticam atividades de impacto.

E já que estamos falando de impacto, a água é componente fundamental do líquido sinovial, presente nas articulações e evitando o atrito entre ossos, o que garante bom desempenho físico.

Regulação de temperatura corporal 

E por último pensando em desempenho físico, uma das funções mais importantes da água para evitar o baixo rendimento é a regulação de temperatura corporal.

Durante a prática de toda e qualquer atividade física a temperatura corporal se eleva, para regulação dessa temperatura.

O organismo então, produz suor e durante seu processo de evaporação ocorre o processo de regulação de temperatura corporal, o que garante pleno funcionamento do organismo como um todo.

A relação entre baixo rendimento e desidratação 

Durante a prática de exercícios físicos, o corpo consome e gera grande quantidade de calor.

Para evitar um superaquecimento, o sistema de termorregulação entra em ação para resfriar o organismo através do processo de transpiração.

Quando o suor vem à tona, o praticante perde água e sais minerais que são fundamentais para o equilíbrio orgânico.

Como mostramos pra você, a água possui uma série de funções no organismo e sua perda sem reposição afeta saúde e rendimento.

A perda hídrica acaba por diminuir o volume de plasma sanguíneo, o que leva automaticamente a uma redução de oxigênio para tecidos e órgãos, prejudicando a respiração celular que acaba por elevar o nível de ácido láctico.

Como é fácil notar, trata-se de um literal efeito cascata.

Assim, quando não há uma reposição adequada, o baixo rendimento será nada mais do que uma resposta fisiológica natural, que vai começar com o aumento de esforço, taquicardia, dor de cabeça, dificuldade de concentração, ressecamento da boca, dores e surgimentos de câimbras.

Dessa forma, é fundamental uma reposição hídrica adequada e certeira para evitar a desidratação e consequentemente o baixo rendimento.

Forma de se hidratar e escolha da água são importantes 

Quando falamos de hidratação, desidratação e rendimento físico, saber se hidratar é muito importante.

Se você é praticante de atividades físicas que possuem duração média de 60 minutos, o ideal é se hidratar antes de iniciar a sua prática esportiva.

Caso seus exercícios possuam demandas longas e constantes de tempo, como corridas ou ciclismo, o ideal é se hidratar em pequenas quantidades em curtos intervalos de tempo, dando início ao processo cerca de 30 minutos depois de começar a prática esportiva.

E tão importante quanto se hidratar adequadamente é escolher uma água de qualidade para isso.

Nesse caso, a escolha óbvia é a Água Mineral Treze Tílias.

Como mostramos, quando o processo de transpiração ocorre de forma acentuada perde-se água e também sais minerais, por isso, optar por uma água com alta concentração de minerais é fundamental para uma reposição de qualidade.

Além de possuir grandes quantidades de minerais, a Água Mineral Treze Tílias possui pH alcalino, capaz de otimizar o funcionamento celular e com isso melhorar o transporte de nutrientes para tecidos e órgãos do esportista.

Se você busca desempenho e saúde, sua escolha óbvia é Água Mineral Treze Tílias.

E aproveitando que estamos falando de desidratação, como anda seu consumo de água no inverno? Sabia que durante estações mais geladas, o ser humano tende a se hidratar menos?

Se você sente que tem bebido menos água que o normal, saiba que isso pode ser facilmente revertido por meio de dicas e ações simples de serem colocadas em prática. Para melhorar seu consumo de água e de toda sua família durante o inverno basta clicar aqui!

Deixar um comentário