O inverno está se aproximando e, nesses dias frios que precedem a época mais gélida do ano, já começamos a tirar os casacos armário. Temperatura fria, várias peças de roupa, fome excessiva e menos sede.

É justamente nesse período do ano que costumamos ingerir uma menor quantidade de água. Uma das explicações para isso é que no inverno nós transpiramos menos que nas outras épocas do ano.

Com isso, temos a falsa sensação de que não precisamos beber água.

Acontece que durante essa estação, além da queda nas temperaturas, a umidade costuma diminuir de modo considerável na maior parte do país.

A ingestão inadequada de água somado a uma menor umidade relativa do ar e ao maior gasto energético do corpo, devido a maior necessidade que o nosso organismo tem de gerar calor, podem levar à quadros de desidratação significativa.

Como sabemos que é mesmo difícil continuar se hidratando de maneira apropriada neste período, separamos abaixo 6 dicas que irão te ajudar a beber mais água no inverno.

1 – Deixe sempre uma garrafinha por perto

Manter uma garrafinha de água por perto pode ser útil, uma vez que a visualização deste item não te deixará esquecer de beber água.

Outra vantagem de fazer isso no frio é que, deixando a água em temperatura ambiente, a ingestão pode se tornar um ato bem mais confortável.

2 – Aproveite a era digital

É inegável que os smartphones facilitaram nossa vida. Hoje em dia, graças a essa tecnologia, há aplicativos para quase todo tipo de coisa que possamos imaginar.

Aplicativos que podem facilitar a hidratação não são uma novidade. Na categoria “Saúde e Fitness” das principais lojas de apps, há boas opções de aplicativos grátis que conseguem lembrá-lo de beber água.

Caso você não seja um expert no uso dos aplicativos, não se preocupe, definir alguns alarmes ao longo do dia pode ser o suficiente para lembrá-lo.

3 – Experimente águas saborizadas

Se você acha que a tarefa de beber água mineral pura sem sentir sede é algo “sem graça demais”, o preparo de águas saborizadas pode ser de grande ajuda.

Além de dar gosto a água, as frutas usadas no processo de saborização da água podem fornecer excelentes substâncias protetoras da imunidade, que no inverno costuma ficar comprometida.

Fique atento: sucos naturais e chás não substituem completamente a água mineral.
Embora o maior consumo de sucos naturais sem açúcar possam ajudar na hidratação, o consumo da água mineral jamais deve ser deixado de lado.

4 – Tenha preferência por alimentos ricos em água

Como já dissemos, nada substitui a água na hora de se hidratar. Escolher alimentos ricos em água, porém, pode aumentar o grau de hidratação do organismo.

Pepinos, melancia, alface, tomates e até mesmo uma sopa ou um caldo são boas opções ao escolher o cardápio.

5 – Estabeleça metas

Estabelecer metas sobre certa quantidade de água a ser consumida diariamente pode auxiliá-lo a beber mais água no inverno.

Para isso, crie quantidades a serem ingeridas até determinado horário, como, por exemplo, duas garrafinhas de água antes do almoço.

6 – Crie o hábito de beber água

Criar o hábito de beber água é talvez o principal ponto para uma boa hidratação no inverno. Tornar o ato parte da rotina permite que o comportamento simplesmente flua sem nenhum tipo de obrigação consigo mesmo.

Você pode tentar lembrar de beber água todos os dias antes de ir para cama até que isso se torne uma atitude automática, por exemplo. Chegará um momento em que você sentirá grande incômodo se não beber água antes de dormir.

Beber água é importante em todas as estações do ano. No inverno, devemos redobrar o cuidado, pois é nessa temporada que estamos mais susceptíveis a perder mais líquidos sem perceber.

Um bom estado de hidratação é fundamental para o funcionamento satisfatório do corpo. Os benefícios de um corpo hidratado são inúmeros.

Bom funcionamento intestinal, melhora da imunidade, maior produtividade e concentração, maior irrigação e oxigenação dos tecidos corporais e bom funcionamento do sistema cardiovascular são apenas alguns das vantagens que a água mineral traz.

Gostou das dicas? Se quer receber conteúdos exclusivos no seu e-mail, assine gratuitamente a nossa newsletter.

Artigos Recentes

Deixar um comentário