Como calcular a quantidade ideal de água que se deve beber?

A água é uma bebida muito importante para o funcionamento correto do organismo, afinal, a composição corporal dos seres humanos é constituída em sua maior parte por esse liquido essencial ao funcionamento do organismo e manutenção da vida.

Barata e livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo. Muita gente, no entanto, não sabe qual deve ser a quantidade correta de água a ser ingerida diariamente. Afinal, este cálculo deve ser personalizado para que não aconteça um excesso, que poderia ser prejudicial à saúde.

Ingerir água de qualidade de modo adequado é um compromisso que deve ser levado a sério por todas as pessoas. sempre que esse assunto é tratado, vem a seguinte dúvida: “Afinal, qual a quantidade correta ideal de água que precisamos ingerir diariamente?”

Por ser uma dúvida relativamente comum entre muitas pessoas, resolvemos então redigir esse artigo. Se esse é um questionamento que você faz a si mesmo, então confira o conteúdo do artigo a seguir.

Evitar exageros é fundamental para manter a saúde

Ingerir água de modo excessivo pode trazer malefícios a saúde. Quando se ingere grandes volumes de água, a pessoa pode apresentar quadros de confusão mental e hiponatremia – que nada mais é do que a diminuição dos níveis de sódio no sangue devido ao alto volume de água no organismo.

Porém para a condição de diluição de sódio ocorra, é necessário que a pessoa ingira grandes volumes de água, algo próximo dos sete litros diários, ou seja, algo um tanto quanto difícil de ocorrer, devido ao desconforto gástrico que tal situação causaria.

Negligenciar o consumo também pode ser perigoso

Muitas pessoas pensam que só precisamos beber água no momento em que sentimos sede, isso pode ser um tanto quanto perigoso, afinal, quando o sentimento de sede surge, normalmente o organismo já está em estado de desidratação e isso pode trazer uma série de malefícios, como desmaios, tontura, fraqueza e até mesmo arritmias cardíacas.

Afinal, como calcular a quantidade ideal de água que precisamos ingerir diariamente?

Embora existam médias de consumo diário que afirmem que homens precisam de cerca de 2,5 litros e mulheres 2 litros de água diariamente, há um cálculo exato de quanto cada pessoa precisa ingerir desse precioso líquido todos os dias.

O cálculo é dado pela seguinte fórmula matemática e vale para ambos os sexos: 35 ml X peso corporal (em kg)

A fórmula é relativamente simples. Vamos exemplificar com uma pessoa que pese 75kg. Então multiplicamos pelos 35 ml e temos 2,625 mL – o que representaria 2,6 litros diariamente. Trata-se de um cálculo simples que deve ser fornecido por profissionais de saúde para seus pacientes.

Utilize a nossa calculadora e descubra a quantidade diária que você deve ingerir de água.

Calcule aqui seu consumo ideal de água

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4 Dicas para aumentar o consumo de água

Embora a manutenção da hidratação seja algo muito importante, ainda existem pessoas que se esquecem de beber água. Se você faz parte desses esquecidos, fique tranquilo, pois daremos algumas dicas de como aumentar seu consumo hídrico de maneira simples e eficaz.

1 – Aposte em um aplicativo

Hoje em dia existe aplicativo para tudo, inclusive para aumentar o consumo de água. Esses aplicativos emitem alertas de tempos em tempos para que a pessoa não esqueça de se hidratar. Basta baixar, programar e se hidratar.

2 – Use canudos (reaproveitáveis)

Quando utilizamos um canudo para beber algo, a tendência é que se ingira uma maior quantidade. Por isso, ter uma garrafinha e um canudo sempre por perto, pode ajudar a aumentar o consumo de água. Ah, e para colaborar com o meio ambiente, é melhor apostar em um canudo e uma garrafinha que sejam reaproveitáveis.

3 – Saborize a água

Saborizar a água é uma ótima maneira de aumentar o seu consumo. adicionar ao interior da garrafa, pedaços de gengibre, folhas de hortelã, canela em pau, são ótimas formas de conferir sabor a água e consumi-la sem grandes dificuldades.

4 – Mantenha uma garrafinha sempre a vista

Essa é uma estratégia antiga, mas válida, pois manter uma garrafinha sempre a vista, faz com que a pessoa automaticamente beba água de maneira automática, sem perceber, se mantendo assim, hidratada.

Alimentos também ajudam na hidratação

Embora quando falamos de hidratação e frescor muitas pessoas já pensam automaticamente em água, é preciso dizer que através da alimentação também é possível manter o organismo hidratado. Para isso, basta adicionar à sua rotina os seguintes alimentos:

  •   Melancia;
  •   Morango;
  •   Abacaxi;
  •   Pepino;
  •   Tomate;
  •   Cenoura;
  •   Folhas verdes;
  •   Abobrinha;
  •   Framboesa;
  •   Pêssego;
  •   Banana;
  •   Laranja;
  •   Acerola;
  •   Limão;
  •   Maracujá;
  •   Grãos integrais;
  •   Leite;
  •   Ovos;
  •   Uva.

Água de qualidade é importante na hidratação

A qualidade é outro fato que deve ser levado em consideração na hora de escolher a água que será utilizada para consumo.

Escolher água mineral alcalina para hidratação, é primordial para saúde. A escolha desse tipo de água se dá pelo pH alcalino da água ser capaz de potencializar o processo de oxigenação sanguínea e celular propiciando o melhor funcionamento do organismo como um todo.

Além disso, a presença de minerais na água também é de suma importância. Alguns minerais como lítio, magnésio, cálcio e potássio são fundamentais para prevenir e até mesmo sanar determinados problemas de saúde, como ansiedade, hipertensão, arterial e osteoporose por exemplo.

Água mineral Treze Tílias deve ser a sua escolha

A Água Mineral Treze Tílias, é o exemplo da água que todos necessitam. Com uma série de produtos, e com um rigoroso controle de qualidade desde sua captação até o envase, essa água mineral alcalina propicia alto pH, além de grande concentração de minerais, sendo a escolha óbvia para sua saúde e de toda a sua família.

Agora que você já sabe tudo hidratação e como se manter hidratado de forma eficaz, que tal dividir esse conhecimento recém-adquirido? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Showing 3 comments
  • MARTA LORENE COUTINHO SANTANA
    Responder

    Você não deixou uma bibliografia

  • Cleuza
    Responder

    Excelente orientação. Vale a pena divulgar.

  • carlos eduardo de almeida
    Responder

    Os Meus muitos Obrigado pela informação prestada

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