Muito se fala sobre a introdução de líquidos e alimentos na vida do bebê. No entanto, os questionamentos não ficam apenas nessa fase da vida, é muito comum que pais e mães tenham algumas dúvidas no que diz respeito a alimentação e hidratação do bebê até o período de infância.
Essa incerteza diz respeito a uma série de alimentos e bebidas, tais como frutas, legumes, verduras, açúcar, além é claro de bebidas, como fórmulas infantis, leites industrializados, sucos, chás e até mesmo refrigerantes.
No artigo de hoje, vamos falar sobre como proceder de maneira correta e saudável sobre a alimentação e hidratação do bebê até a chegada da infância.
Se você possui dúvidas sobre esse assunto, recomendamos que tire um tempinho do seu dia e faça uma breve leitura.
Amamentação exclusiva até os 6 primeiros meses
Pediatras e nutricionistas materno-infantis afirmam que até os primeiros seis meses de idade, o bebê não deve ingerir nenhum tipo de alimento, tampouco beber água, sendo o leite materno o alimento ideal para manutenção de sua saúde.
O leite materno é rico em uma série de nutrientes que farão com que o bebê cresça até os seis meses de maneira adequada, saudável e o mais importante de tudo: Segura.
O alimento produzido pela mãe, é ainda rico em imunoglobulinas, substâncias que moldarão o futuro sistema imunológico do pequeno ser humano ainda em desenvolvimento.
Além disso, são nos primeiros seis meses que se forma a flora intestinal, e ingerir alimentos ou água nesse período pode ter graves consequências futuras.
Alimentos, água e sucos naturais a partir dos 6 meses
A partir dos seis meses de idade o Bebê já está pronto para iniciar a metodologia de alimentação BLW – Baby Led Weaning, algo que traduzido de modo popular para português significa: o bebê já pode comer sozinho.
Essa metodologia é uma introdução alimentar onde o bebê começa a comer com as mãos, alimentos cortados em grandes pedaços e bem cozidos, porém só deve ter início, quando a criança for capaz de sentar sozinha e segurar os alimentos com suas mãos até a boca.
O BLW pode ser utilizado como forma de complementar a alimentação do Bebê, uma vez que a amamentação é recomendada até os dois anos de idade.
O que pode ser oferecido aos bebês dessa idade?
- Legumes como: Cenoura, tomate,abobrinha, chuchu, pepino, beterraba;
- Verduras como: brócolis, alface e couve-flor;
- Tubérculos como: batata, inhame, mandioca, mandioquinha;
- Leguminosas como: Feijão; lentilha e grão de bico;
- Cereais como: Arroz e aveia;
- Frutas como: Banana, uvas cortadas, maçã, pera, melão, melancia;
- Carnes brancas somente bem cozidas;
- Sucos de frutas naturais preparados com água mineral natural;
- Água mineral natural.
Maior liberdade alimentar a partir do primeiro ano à infância
A metodologia BLW deve ser seguida até pouco tempo após o bebê completar um ano de idade.
A partir desse momento, a alimentação e hidratação do bebê, que agora já cresce em ritmos alucinantes é semelhante aos dos adultos, mas com alguns cuidados específicos.
Crianças a partir de 1 ano de idade podem comer praticamente de tudo, porém, algumas ressalvas são necessárias, alimentos industrializados e ricos em açúcar devem ser evitados, por conta de erros inatos de DNA e aumento de susceptibilidade à diabetes na vida adulta.
O mel também é outro alimento que só deve ser inserido após os 2 anos de vida, por conta da questão microbiológica.
Sucos naturais podem ser ofertados de maneira livre, sem nenhum tipo de preocupação, podendo ser diluídos em água mineral natural.
Por ser um organismo ainda em formação, é muito importante ofertar de modo livre às crianças toda água mineral natural que elas assim desejarem.
Outro tipo de bebida que causa dúvidas é o chá. Chás feitos com água mineral também podem ser ofertados às crianças, porém, deve-se evitar aqueles ricos em cafeína, tais como chá verde, chá preto ou chá branco, por exemplo.
Água mineral dada a criança precisa de qualidade
Todo o sistema imunológico da criança leva cerca de dois anos para estar pronto e atuante, por isso, é preciso evitar alimentos e também bebidas que possam trazer danos à saúde das crianças.
Dentre as principais causas de morte por crianças no mundo está a diarreia, causada pela ingestão de água contaminada.
Pensando dessa forma, é de suma importância oferecer à criança desde cedo uma água mineral livre de contaminantes.
A Água Mineral Treze Tílias passa por um rigoroso processo de controle de qualidade que visa a eliminação de todas as possíveis bactérias presentes em sua composição, sendo assim, uma ótima opção para crianças a partir dos seis meses de idade por conta de sua qualidade microbiológica.
Além disso, sua alta quantidade de minerais e pH alcalino potencializam a saúde de seus consumidores, sejam eles crianças ou adultos!
Não importa a idade. A partir dos seis meses, a melhor escolha é a Água Mineral Treze Tílias, referência em qualidade e segurança para você e toda a sua família.
Quer receber mais conteúdos como esse, falando sobre saúde e água em geral? Basta assinar nossa newsletter.