Quando oferecer água mineral para os bebês

É comum surgir esse tipo de questionamento tanto para quem está esperando um bebê, quanto para quem é mãe.

A verdade é que existe um consenso da OMS (Organização Mundial de Saúde) que preconiza o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Isso significa que não é necessário hidratar  com água um bebê com menos de 6 meses.

O leite materno tem todos os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida do bebê, inclusive é através dele que o bebê também possui minerais e se mantém hidratado.

Mas quando e como introduzir a água na rotina de um bebê? Como identificar suas necessidades e qual seria a melhor procedência de água para que não haja contaminação? Continue lendo o artigo até o final para sanar essas dúvidas.

Introdução à hidratação do bebê

Como vimos, o leite materno é suficiente para um bebê menor que 6 meses de vida. Inclusive, introduzir outros tipos de bebidas antes desse período como a própria água, chás e sucos, pode acabar prejudicando a saúde da criança, podendo causar episódios de diarreia.

Por outro lado, as mamães devem sempre se manter hidratadas com água mineral de qualidade justamente para que o leite se mantenha rico em seus nutrientes.

A introdução da água na rotina do bebê pode ser feita a partir dos 6 meses de vida. Durante esse período até 1 ano de idade, o bebê pode beber pequenos goles de água em determinados momentos. Por exemplo, depois de comer papinhas salgadas. O ideal é que a hidratação não interfira na introdução alimentar.

A partir de 1 ano de vida, a água pode ser oferecida normalmente. Nesse momento, o bebê já está com seu paladar habituado às refeições que já podem ser similares as refeições dos adultos.

Importância da hidratação adequada para o bebê

Já é de conhecimento geral a importância da hidratação com água mineral para todas as etapas da vida. Em especial, o bebê precisa ter atenção nesse ponto para que não haja nem deficiência e nem exagero.

Quando o bebê já começa a se movimentar com independência, brincar, correr e pular ele passa a necessitar mais de água e nesse momento é preciso ter atenção. A desidratação infantil é tão comum quanto a deficiência de minerais e vitaminas nos pequenos.

É preciso incentivar o hábito de beber água desde criança para que a prática seja perpetuada ao longo da vida do indivíduo, e para isso, pais e responsáveis precisam também dar o exemplo e manterem hábitos de ingestão hídrica adequados.

Quantidade de água necessária

A partir dos 7 meses de vida até completar 1 ano, o bebê deve ingerir em torno de 800 ml à 1 litro de água por dia. De 1 ano até 3 anos de idade, a criança necessita de cerca de 1,3 litros de água diariamente. Ao completar 4 anos até os 8 anos, essa quantidade aumenta para 1,7 litros por dia. A partir dos 9 anos até a adolescência, a necessidade hídrica é de 2,1 a 2,4 litros de água por dia.

Vale ressaltar que o consumo adequado de água em todas as fases da vida de uma criança, desde bebê até adolescência, também vai influenciar no seu crescimento, construção e fortalecimento do sistema imunológico, funcionamento do intestino e no aprendizado.

Água Mineral é a melhor opção

Por conter nutrientes como os minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, a água mineral é sem dúvidas a melhor opção para hidratar um bebê.

Além disso, é extremamente importante avaliar a procedência da água para evitar contaminação e ocorrência de possíveis doenças parasitológicas. Nesse ponto, a água mineral também é a melhor opção, pois sua procedência está discriminada no produto.

A água filtrada por não ter controle, ou até mesmo ferver a água, não é garantia de segurança microbiológica para o bebês, além também de não conter minerais necessários para saúde.

Depois do leite materno, a água mineral é a bebida mais importante para a vida de um bebê. Chás e sucos não podem substituir a hidratação e oferta mineral que a água de qualidade promove.

Por isso, atente-se sempre a procedência da água mineral, que deve estar dentro dos padrões de qualidade.

Gostou das informações? Deixe um comentário para nós aqui embaixo!

Deixar um comentário