Água contaminada é realmente um perigo para a saúde. Seja consumindo ou simplesmente tendo contato, a água imprópria é foco de microorganismos transmissores de doenças muito sérias.

A maioria desses microorganismos estão presentes em reservatórios de águas doces contaminadas com fezes de animais ou fezes humanas. A transmissão das doenças ocorrem através do contato direto com essa água pela pele, porém o mais comum é pela ingestão da água contaminada seja bebendo a água de má procedência ou higienizando alimentos com ela.

Outros tipos de substâncias que ao contaminarem a água também causam doenças em quem as ingere são as substâncias químicas como arsênio e chumbo.

Mas afinal, quais são os perigos de se consumir uma água não tratada?

A água crua, ou água não tratada é um meio com perfeitas condições para desenvolvimento de bactérias que causam doenças como hepatite A, diarreias, febre, leptospirose, salmonela e entre outras.

Como identificar uma água contaminada

É comum pessoas não terem cautela ao pisar em poças que são formadas na chuva ou andar em enchentes. Tais atitudes já são muito perigosas para saúde, aumentando as chances de contaminação.

Porém, ingerir água contaminada é igualmente perigoso. Desconfie de águas com colorações estranhas, levemente turvas. Ao comprar uma água, esteja sempre atento as informações do rótulo.

Evite filtrar a água em casa, fervendo. Esta prática pode não matar todos os microorganismos, além de não conter os minerais essenciais para que a água seja saudável.

Doenças mais comuns transmitidas pela água contaminada

Veja abaixo algumas doenças mais comuns transmitidas pelo contato com água imprópria para consumo.

Giardíase

Doença de cunho parasitário, é transmitida através do consumo de água contaminada com o parasita Giardia intestinalis. A contaminação pode ocorrer através da ingestão direta da água ou através de alimentos higienizados com a água contaminada com cistos do parasita.

Seus sintomas mais característicos são dores abdominais, diarreia, enjoos, febre e fraqueza. O tratamento é feito através de medicamentos, e ingestão de água de qualidade para repor eletrólitos perdidos nos episódios de diarreia.

Leptospirose

Doença muito conhecida, por ser transmitida pela urina de ratos. Essa doença normalmente acomete pessoas que têm contato direto com águas de poças e enchentes.

Seus sintomas são dores de cabeça o no corpo, vômitos, diarreias, perda de apetite, calafrios e febre alta. O tratamento é medicamentoso, normalmente com antibióticos. A ingestão de água de qualidade também se faz necessária no tratamento para reposição hídrica perdida nos episódios recorrentes de diarreia.

Lombriga ou Arcaridíase

Doença também causada por parasita, desta vez o Ascaris lumbricoide, popularmente conhecido como lombriga. Esta doença é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados com os ovos do verme e se desenvolve no intestino da pessoa contaminada.

Seus principais sintomas são enjoos, dores abdominais e prisão de ventre. O tratamento é feito a partir do uso de medicamentos específicos, e a ingestão de água de qualidade para evitar retorno da contaminação.

Febre Tifoide

Também causada a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados, mas desta vez pela bactéria Salmonella typhi. Seus sintomas principais vômitos, dores de barriga e de cabeça, febre alta, prisão de ventre e manchas vermelhas na pele.

O tratamento é feito a partir de medicamentos e a ingestão de água de qualidade se faz necessária para que não haja nova contaminação.

Hepatite A

Doença que acomete o fígado e é contagiosa, podendo evoluir gravemente e levar à morte quando não tratada. É transmitida através de fezes contaminadas, podendo ser através da água que contenham coliformes fecais.

Seus sintomas principais são urina escurecida, pele e mucosas amareladas, fezes claras, febre, calafrios, fraqueza, enjoos e falta de apetite. O tratamento normalmente tem objetivo de controlar os sintomas, além de repouso e muita ingestão de água de qualidade.

Como você pode ver, o assunto água de qualidade é muito sério e deve ser levado sempre em consideração na hora da compra e do consumo.

Por isso, a Água Mineral Treze Tílias passa por processos de qualificação de alto rigor, e se mantém segura desde o envazamento até o armazenamento e consumo.

Gostou das dicas? Então comente se você conhece alguém ou se já sofreu ao consumir água contaminada.

Artigos Recentes

Deixar um comentário