Os efeitos da falta de água aos cabelos, unhas e pele

Estamos abandonando o inverno e entrando naquela que é uma das estações mais bonitas do ano, a primavera. E como muita gente sabe, essa estação considerada de transição traz consigo temperaturas muito semelhante às do verão e quem não se hidrata adequadamente, pode sentir na pele, cabelo e unhas os efeitos da desidratação.

Assim, no artigo de hoje vamos mostrar os efeitos estéticos que a falta de água pode fazer ao organismo humano. Vamos conferir?

A falta de água e os riscos à saúde

Embora pareça um absurdo, muitas pessoas se esquecem de beber água e só se lembram desse importante ato de autocuidado quando sentem sede.

A sede é um mecanismo fisiológico que surge quando o organismo precisa de água, ou seja, é um sinal clássico de pedido por socorro. Normalmente quando se sente sede, já estamos em processo de desidratação.

De maneira geral, os principais riscos da falta de água à saúde são:

  • Tontura acompanhadas de desmaios e quedas;
  • Aumento da viscosidade sanguínea, causando aumento da pressão arterial;
  • Risco aumentado de AVC e infartos;
  • Formação de cálculos renais;
  • Mal funcionamento ou falência renal;
  • Morte.

Por isso, manter a hidratação em dia é de grande importância para saúde e de modo secundário também para a questão estética, afinal, sem água, diferentes tecidos corporais tendem a sofrer processo de degradação, como mostraremos a seguir.

Os efeitos da falta de água aos cabelos, unhas e pele

Como muitos sabem, o organismo humano é formado principalmente por água, dependendo da idade, de uma pessoa, a composição hídrica pode beirar os 80%. Assim, a ausência da hidratação pode ser facilmente sentida e além dos sintomas sensoriais, como é o caso da sede, outros sinais físicos podem surgir.

Cabelos

Os cabelos são muito sensíveis à falta d’água. Quando o organismo perde uma pequena parcela desse precioso líquido, os cabelos se tornam mais ressecados e opacos.

Isso acontece principalmente pela ausência da chegada de vitaminas e minerais que chegam até os fios por intermédio do sangue. Quando uma pessoa fica muito tempo desidratada pode ocorrer até mesmo queda capilar.

Unhas

As unhas também são estruturas corporais que sofrem bastante com a ausência de água.

A exemplo dos cabelos, as unhas possuem altos percentuais de queratina em sua composição que precisam de nutrientes para se manterem firmes e saudáveis.

Quando o organismo está desidratado, as unhas podem ficar mais frágeis e tendem a sofrer quebras próximas à base. Uma forma dolorosa de dizer que o organismo precisa de água.

Pele

E por fim, temos na pele o tecido que talvez mais demonstre a ausência de água no organismo.

Muita gente não sabe, mas a pele é um órgão, repleto de funções extraordinárias, e uma de suas principais funções é evitar a perda de água do organismo para o meio ambiente.

Assim, quando estamos desidratados a pele se torna mais endurecida e consequentemente ressecada, como forma de manter o organismo hidratado.

Em casos de desidratação mais severa, podem ocorrer até pequenas rachaduras em regiões articulares como joelhos e cotovelos.

Hidratação para todo organismo é com Água Mineral Treze Tílias

Depois de conhecer os principais sinais e riscos tanto fisiológicos, quanto estéticos, você deve estar pensando em se hidratar, não é mesmo?

Pois bem, a melhor opção para hidratação, é sem sombra de dúvidas a Água Mineral Treze Tílias.

Repleta de minerais em sua composição e com um pH alcalino, a Água Mineral Treze Tílias otimiza o funcionamento das células corporais, e promove melhor funcionamento de diferentes sistemas do organismo.

Quando o assunto é hidratação você merece o que há de melhor, você merece Água Mineral Treze Tílias.

Depois de descobrir quais são os efeitos da falta de água aos cabelos, unhas e pele que tal nos ajudar a passar essas informações adiante? Para isso, basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que amigos e parentes também possam acessá-lo.

Deixar um comentário