Já é de conhecimento geral a importância de manter-se hidratado com água mineral de qualidade. Sabe-se também que nenhum outro tipo de líquido substitui a água.

A água é fundamental para que o corpo exerça suas funções vitais. A falta de água por sua vez, pode acabar ocasionando em prejuízos na saúde. E como o organismo é muito sábio, ele dá sinais para alertar que você está bebendo pouca água. Porém, esses sinais ocorrem quando o consumo está severamente escasso. O ideal é não esperar que o corpo demonstre essa falta de hidratação. 

Sinais normais como a sede é um sinal inicial de que você precisa de água, e somente ele já bastaria para sinalizar e fazer com que haja um consumo adequado. Mas, infelizmente, muitas pessoas acabam ignorando os sinais da sede e ás vezes confundindo até mesmo com a fome, negligenciando a hidratação correta e fazendo o organismo ficar desidratado.

Por isso, nesse artigo, reunimos os 07 sinais que o seu corpo demonstra para avisar que você está bebendo pouca água. Fique atento!

1. Dores de cabeça sem causa aparente

Este é o primeiro sinal aparente do corpo avisando que você está desidratando. Isso ocorre porque o cérebro precisa de água para protege-lo, e quando você consome pouca, ele acaba precisando usar as reservas.

Isso acaba também diminuindo o fluxo sanguíneo e impedindo a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo, fazendo com que o seu cérebro receba menos oxigênio também.

Os vasos sanguíneos do cérebro se dilatam inflamando e inchando e em resposta aumentando a dor de cabeça.

Episódios contínuos de dores de cabeça e enxaqueca podem ser sinais de desidratação, e beber água pode ser a simples solução para acabar com essas terríveis dores.

Ficar sem beber água acaba prejudicando também a capacidade de concentração, diminui a produtividade e prejudica a memória.

2. Cansaço e indisposição

A desidratação também leva o indivíduo a sentir muita fadiga.

Se você sente cansaços repentinos e indisposição frequente, pode ser um sinal que o seu corpo está dando que você precisa beber mais água.

O mecanismo é basicamente o mesmo do anterior: seu cérebro precisa de mais hidratação. Devido ao baixo consumo de água, o fluxo sanguíneo fica mais lento, diminuindo a pressão arterial e o fluxo de oxigênio no cérebro, causando sonolência e letargia.

Logo, seu corpo inteiro é tomado pela sensação de cansaço e indisposição que chamamos de fadiga.

Por isso, é importante prestar atenção se este não é mais um sinal do seu corpo pedindo água.

3. Boca seca

A boca seca é outro sinal bastante comum e aparente de que seu corpo precisa de água.

Muitas vezes vem seguida também de gosto amargo na boca, sem nenhuma causa aparente. O próprio mau hálito também pode ser um sinal de baixa ingestão hídrica.

Observe com atenção se você apresenta esses sinais e repense a sua frequência de consumo de água. Pode estar baixo e a solução é simplesmente adicionar mais alguns copos de água por dia.

4. Pele seca

Eis outro sinal bastante comum e aparente do corpo pedindo água. O maior órgão do corpo humano necessita de uma boa ingestão hídrica para manter-se hidrato.

Realmente não adianta usar cremes hidratantes e óleos corporais, a pele permanecerá com aspecto seco e sem vida se você manter-se desidratado.

Isso ocorre porque a pele perde a elasticidade quando há desidratação. Outro fato é que a baixa ingestão de água impede a produção adequada de suor, impedindo que impurezas e toxinas sejam dispensadas pela pele.

5. Dor nas articulações

Mais um problema circulatório ocasionado pela falta de consumo adequado de água.

A desidratação pode fazer com que falte líquido nessa região, aumentando o atrito entre os ossos, levando á dor.

Além disso, os movimentos acabam ficando limitados. Por isso, é importante que você beba água de maneira adequada principalmente se você é praticante de atividade física.

6. Fome

Sim, fome. Porém, não se trata de uma fome real.

Muitas pessoas acabam confundindo fome com sede e isso ocorre bastante em pessoas que bebem quantidades muito insuficientes de água.

O problema disso é que você pode acabar comendo sem necessidade e elevando o seu consumo de calorias diárias, podendo ganhar peso.

Se você sente fomes repentinas, fique atento pois pode ser mais um sinal do seu corpo pedindo mais água.

7. Prisão de ventre

O trânsito intestinal necessita de água para seu funcionamento normal. Mesmo tendo uma ingestão adequada de fibras, a água é um ingrediente indispensável que ao associar-se as fibras alimentares é que exercem o papel de melhorar a função intestinal.

Portanto, para manter seu intestino funcionando como um relógio, não basta apenas consumir muitas frutas e verduras, mas também é preciso unir ao adequado consumo de água. Além disso, a ingestão hídrica adequada também protege a mucosa gástrica, protegendo de dores de estômago e ulcerações. 

Como você pode ver a água é essencial para cada parte do corpo humano. Todos os seus movimentos e funções vitais necessitam de água para serem orquestrados de maneira afinada!

Por isso, adeque sua ingestão diária de água e viva melhor e com mais qualidade. 

Deixe nos comentários aqui abaixo, o quanto você tem bebido de água por dia!

 

Artigos Recentes

Deixar um comentário