Perda hídrica: Como ocorre e a importância de uma reposição adequada

O organismo humano é formado em sua maioria por água. Com variações da idade, o corpo humano pode apresentar um percentual hídrico de até 70%. No entanto, da mesma maneira que possuímos grande concentração de água em nosso organismo, perdê-la é algo muito fácil, por isso, a importância de uma reposição hídrica adequada.

Hoje, vamos falar sobre a perda hídrica e a importância de sua reposição adequada. Confira.

Suor é a forma mais conhecida de perda hídrica

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Em todo o corpo humano, existem cerca de dois milhões dessas glândulas, distribuídas por todas as regiões, exceto mamilos, lábios e órgãos genitais.

Essas glândulas sudoríparas possuem uma parte espiralada, responsável pela produção do suor e um ducto longo que a liga ao poro da pele, promovendo assim o processo que chamamos de sudorese, ou então, o simples ato de suar.

O suor é composto basicamente por água e por sais minerais específicos: Sódio, potássio, cloreto e magnésio.

Outras formas de perda hídrica

Além do suor, outras duas formas de perda hídrica são bastante comuns no organismo humano, a eliminação de urina e a eliminação de fezes, sobre as quais falaremos agora.

Eliminação de urina

Produzida pelos rins, a urina possui em sua composição, produtos do metabolismo e substâncias que se encontram em excesso no organismo. Embora a eliminação da urina seja fundamental para o equilíbrio, é importante que haja reposição hídrica adequada.

Uma das melhores maneiras de se perceber a perda de água pelo organismo se dá justamente através da urina, uma vez que esse produto orgânico do ser humano é um ótimo indicador de hidratação corporal.

Quando se elimina uma urina de coloração mais escura, isso que significa que a ingestão de água não está sendo suficiente. Quando a urina eliminada se apresenta com uma coloração amarela bem clara, ou até mesmo transparente, é sinal de que o consumo de água está ocorrendo de maneira satisfatória.

Eliminação de fezes

Outra maneira de perder água ocorre através da eliminação de fezes. Embora na maioria das vezes essa perda seja pouco significativa, ela pode se tornar grave e preocupante, principalmente em casos de diarreia, uma vez que a intensa eliminação de líquidos via fecal pode facilitar e acelerar o processo de desidratação.

A diarreia é um grave problema de saúde, muitas vezes causado por consumo de água contaminada que pode causar a morte de pessoas com organismos mais debilitados, como é o caso de idosos e crianças.

Diferentes formas de repor a perda hídrica

Existem diferentes bebidas que podem hidratar o organismo de maneira qualitativa e evitar o processo de desidratação. As principais bebidas são:

  • Isotônicos;
  • Água de coco;
  • Suco de frutas naturais;
  • Água Mineral.

Isotônicos

Os isotônicos são muito lembrados na questão de hidratação por sua composição ser muito semelhante ao nosso suor, dentre todas as bebidas, os isotônicos são considerados padrão ouro na reposição hídrica, principalmente para atletas profissionais e amadores.

Água de coco

A água de coco é considerada um isotônico natural, uma vez que apresenta minerais como sódio, potássio, fósforo e cloro em sua composição. Portanto, além de hidratar, ela auxilia na recomposição dessas substâncias no organismo, promovendo hidratação de maneira natural e saudável, mas é importante que a água de coco seja natural e não industrializada.

Suco de frutas naturais

Os sucos de frutas naturais possuem uma vantagem no que diz respeito a hidratação, pois além de cumprirem o papel de hidratar, ainda possuem ótimo sabor, e podem ser refrescantes. Em algumas ocasiões, é possível inclusive misturar ingredientes, chegando a mix saborosos e hidratantes.

Água Mineral

E por fim, temos a água mineral. Como o organismo é composto por alta quantidade de água, mesmo que haja consumo de outras bebidas, como ficou aqui exemplificado, é importante equilibrar com o consumo de água mineral, pois se ela for de qualidade, pode conter ainda boas quantidades de minerais em sua composição.

Água mineral Treze Tílias é uma ótima opção de reposição

A quantidade de água ingerida diariamente deve sempre ser superior à quantidade que foi perdida.

Como mostramos anteriormente, a principal forma pela qual o organismo perde água é através do suor, por isso, buscar uma hidratação com água de qualidade é importante.

Nesse caso, a Água Mineral Treze Tílias é a sua melhor opção. Alcalina, e repleta de sais minerais que ajudam a repor eletrólitos, ela garante uma reposição hídrica adequada, além de manutenção e recuperação da saúde.

Você e sua família merecem o que há de melhor, vocês merecem Água Mineral Treze Tílias. Para encontrar o distribuidor mais perto de você basta clicar aqui.

Deixar um comentário