A hidratação tem papel fundamental no bom funcionamento do nosso corpo. A água é a principal responsável por levar nutrientes para dentro das nossas células, lubrificar as nossas articulações, auxiliar no controle da temperatura corporal e eliminar, através da urina, toxinas presentes no organismo.

O consumo de água é tão importante que não conseguimos sobreviver mais que 5 dias sem consumir líquidos.

Todos os dias, o nosso corpo perde líquidos através da transpiração e da urina, especialmente nesta época do ano. Para mantermos o equilíbrio corporal, devemos repor esta quantidade de líquido perdido.

Não existe valor pré-estabelecido para a reposição do líquido corporal. O consumo adequado depende de diversas variáveis biológicas, como peso, idade, prática de atividade física e o clima e a temperatura do ambiente que o indivíduo vive.

A recomendação dada por especialistas é muito simples: devemos consumir a quantidade de água que nosso organismo pedir.

Agora que já sabemos a importância da hidratação na nossa saúde e qual a quantidade ideal para o consumo diário, vamos ao que interessa: o que devemos beber para nos hidratar de forma eficiente?

Água de coco

A água de coco é extremamente rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio, o que a faz ser considerada um isotônico natural e garante que ela seja uma excelente opção para hidratar o corpo.

A bebida consegue compensar de maneira satisfatória a perda de eletrólitos por meio do suor e da urina. Além disso, o seu teor energético é muito baixo (cerca de 50 calorias em um copo de 250 ml), ratificando-a como uma boa escolha na hora de se hidratar.

Suco de frutas

Embora não substituam a água mineral, os sucos de frutas podem ser um bom caminho para hidratação corporal, pois são ricos em diversas vitaminas e minerais.

Dentre as melhores alternativas, podemos citar os sucos de melancia, melão e pera, devido à grande quantidade de água presente nessas frutas.

Vale ressaltar que o suco ideal é o suco natural sem a adição de açúcar. Embora os sucos industrializados possam conter minerais e vitaminas, estes possuem um teor calórico muito alto.

Alimentos ricos em água

Nesta dica, não iremos falar especificamente de um líquido, mas sim de certos alimentos extremamente ricos em água e que podem atuar de maneira direta na nossa hidratação.

Os alimentos que mais possuem água são aqueles de origem vegetal. Cerca de 93% do peso do agrião e da abobrinha, por exemplo, é composto por água. Já o tomate e a melancia apresentam 95% e 92% de água na sua formação, respectivamente.

De uma maneira geral, os alimentos crus também apresentam uma maior porcentagem de água na sua composição (exceto os grãos e as sementes que absorvem essa substância durante o cozimento).

Outros alimentos ricos em água na sua constituição são a acerola, alface, arroz integral cozido, cenoura, frango, ovo, peixe assado, pepino e a uva.

É importante lembrar que apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser adquirida através dos alimentos.

Chá

Estudos indicam que algumas das ervas usadas na confecção de chás parecem desempenhar função hidratante no organismo.

As melhores opções para hidratação da pele são os calmantes, como capim-cidreira, a erva-doce e a camomila. O consumo diário não pode ultrapassar o máximo de três xícaras.

É preciso, porém, ter atenção ao escolher. Os industrializados podem possuir cafeína, causando irritação estomacal, podendo levar à desidratação.

Água mineral

O último item desta lista é o mais óbvio de todos: a própria água!

O papel da água é insubstituível na hidratação corporal. A sua ingestão deve ser diária e abundante. Ressaltamos, porém, que o consumo nunca deve ser de uma só vez, pois isso pode sobrecarregar o organismo. Assim, o ideal é beber água regularmente ao longo do dia.

A água mineral é capaz de hidratar e repor sais sem impactar na dieta calórica e nem apresentar contraindicações.

Aqui convém lembrar: a água mineral é diferente da água filtrada. Ambas são potáveis, porém a água mineral é produzida e enriquecida naturalmente com sais minerais.

Conforme você provavelmente percebeu ao longo do texto, embora existam diversas bebidas capazes de hidratar o corpo, nada é mais eficiente que a água. Uma água mineral de qualidade é, sem dúvidas, a melhor escolha e por isso é a fonte principal da hidratação.

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