Falar sobre hidratação é algo sempre atual e que certamente nunca vai sair de moda. Estudos mostram que sem água o ser humano consegue sobreviver por um período de tempo quatro vezes menor do que sem comida. Além disso, cérebro, intestino e músculos apresentam mais saúde e funcionalidade quando o organismo está hidratado.
Além de garantir saúde e bom funcionamento do organismo como um todo, a hidratação também surge na aparência e na textura da pele. A falta de água impacta de forma negativa sobre as atividades físicas.
Mas, afinal qual é o peso da hidratação para a saúde? Você sabe quais são os efeitos da água em diferentes órgãos e tecidos? Sabe quanto de água precisa beber diariamente? Se você respondeu negativamente a todos esses questionamentos, então precisa ler o artigo de hoje.
O que é hidratação afinal?
Embora pareça um questionamento óbvio, ele precisa ser feito. O que é hidratação, afinal?
Como muitos sabem, a água é um elemento fundamental dentro do organismo humano, atuando diretamente no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, nutrientes e demais substâncias como glicose e oxigênio para células e tecidos.
Como o corpo não é capaz de produzir água, ela precisa ser ingerida para que o organismo funcione de maneira adequada. O nome desse processo é hidratação.
A eliminação de água pelo corpo humano
O corpo humano é capaz de eliminar água por diferentes maneiras. As principais são:
- Suor;
- Urina;
- Fezes;
- Perdas imensuráveis.
Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas maneiras.
Eliminação de água pelo suor
Uma das formas mais conhecidas de eliminação de água pelo corpo humano é por meio do suor, uma substância rica não apenas em águas, mais como alguns minerais como cloreto, sódio, potássio e magnésio.
O suor é eliminado para fora do corpo quando a temperatura corporal aumenta, algo que pode ser sentido durante a prática de atividades físicas ou ficamos expostos ao calor do verão. A principal função do suor é reduzir a temperatura corporal, mantendo-a em torno de 36ºC.
Em um dia sem atividades físicas a taxa de sudoreses de uma pessoa varia entre 500 e 700 ml. Já quando a prática de exercício físico é adicionada, esses números podem aumentar e alcançar até 2 litros.
Eliminação de água por meio da urina
Além da perda de água pelo suor, o corpo elimina água também pela a urina. Pelo fato da água ser um solvente poderoso ele é excretada com substância nocivas ao corpo o que se apresentem de maneira excessiva.
Durante o processo de formação da urina, são os rins que irão regular a quantidade de água que precisa ser eliminada e isso depende exclusivamente da hidratação de cada pessoa.
Quando se ingere pouca água, ocorre maior reabsorção dessas substâncias pelos rins, o que faz com que a urina eliminada seja mais escura. Já quando a ingestão de água é aumentada, a urina apresenta coloração mais clara, e ocorre uma menor absorção pelos túbulos renais.
Algo importante de ser mencionado sobre a cor da urina, é que quanto mais clara ela for, mais hidratada uma pessoa está.
Eliminação de água através das fezes
A água também é eliminada pelas fezes. Mas nesses casos é importante ter em mente que a perda é relativamente pequena. Entretanto em casos de diarréia, a perda pode ocorrer de maneira acentuada e pode levar a quadros de desidratação.
A diarreia é um problema muito grave que pode levar à morte e normalmente é desencadeada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Nesse caso a reidratação oral é de grande importância para evitar consequências mais severas.
Perdas de água imensuráveis
E por fim, existem ainda perdas de água que não são perceptíveis, por isso são chamadas de imensuráveis. Elas ocorrem de modo inconsciente, diferente da eliminação por meio de urina, fezes ou suor.
Dentre essas perdas, podemos destacar a perda de água pela pele e a água que eliminamos durante o processo de respiração.
Além desses processos fisiológicos normais, a água pode ser perdida como resultado de hemorragias, ferimentos, vômitos e uso de medicamentos com efeito diurético. Nessas situações, uma avaliação criteriosa deve ser feita para que um processo de reidratação adequado possa ser colocado em prática.
Não espere sentir sede para beber água
Algo muito importante sobre a ingestão de água é que não se deve esperar pela sensação de sede para pensar em se hidratar. A sede é um sinal clássico de que o organismo já está desidratado e está pedindo por água.
Os sinais e perigos da desidratação
A desidratação ocorre quando o corpo usa ou perde mais líquido do que é ingerido. Quando isso ocorre o organismo pode ter dificuldades para realizar suas funções normalmente. Quando o líquido perdido não é resposto, ocorre então, o que chamamos de desidratação.
Os principais sinais de desidratação são:
- Boca seca;
- Sonolência seguida de cansaço;
- Sede;
- Diminuição da produção de urina;
- Pele ressecada;
- Dores de cabeça sem causa aparente;
- Prisão de ventre;
- Tonturas e vertigens.
Embora muitos a minimizem, a desidratação é uma condição extremamente grave capaz de trazer diversos riscos à saúde. Dentre os principais riscos dessa condição de saúde podemos citar o mal funcionamento renal, fraquezas musculares, diminuição de capacidade cognitiva e em quadros mais severos a pessoa pode vir à óbito.
Logo, como é possível imaginar, a melhor forma de prevenir e reverter quadros de desidratação se dá por meio da ingestão de água em quantidades adequadas.
Ingestão adequada de água
Sempre que se fala em ingestão de água a famosa dúvida de quanto de água se deve ingerir diariamente vem à tona.
De modo geral há profissionais da saúde que afirmam que homens precisam ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia, enquanto a média para mulheres deve ficar na faixa dos 2 litros.
No entanto existe um cálculo exato de quanto cada pessoa precisa ingerir de água diariamente que pode ser feito tanto para homens quanto para mulheres. O cálculo é o seguinte:
35 ml de água x peso corporal em kg.
Assim basta multiplicar 35 ml pelo seu peso corporal. Para saber quanto de água você precisa ingerir diariamente. Ao usarmos o seguinte cálculo para uma pessoa de 80 quilos teremos o seguinte resultado:
35 x 80 = 2.800 ml, ou seja, 2,8 litros de água por dia.
Dicas para beber água
Quando falamos de ingestão adequada de água, é muito comum ouvir que muita gente esquece de beber água. No entanto, é possível adotar algumas ações para manter a hidratação em dia. As mais simples são:
- Mantenha uma garrafa d’água sempre à vista;
- Não espere sentir sede para beber água;
- Fracione o consumo ao longo do dia em pequenas quantidades;
- Ajuste alarmes para não esquecer de beber água.
Os benefícios da hidratação para o organismo
O funcionamento do organismo é extremamente privilegiado quando o assunto é hidratação. Manter o corpo hidratado ajuda na atividade das células, no processo de digestão, no funcionamento renal, na regulação da pressão arterial e muitas outras atividades.
Vamos te mostrar agora os principais benefícios da hidratação em diferentes locais do organismo.
Células
Com células hidratadas a absorção de nutrientes e oxigênio se torna potencializada, além disso é a água que conduz os nutrientes para o interior das células. Assim, a hidratação facilita todo esse processo.
Digestão
Para que o trato intestinal funcione de maneira adequada é preciso ingerir fibras acompanhadas de água. A hidratação auxilia na formação, eliminação além de evitar o ressecamento das fezes e evita que quadros de constipação se instalem.
Rins
Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e ganham grande ajuda quando o corpo está bem hidratado uma vez que a água ajuda a expelir toxinas e resíduos de maneira facilitada.
Circulação sanguínea
Um organismo hidratado possui uma circulação sanguínea mais fluída. Isso porque a água deixa o sangue menos espesso o que ajuda a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas.
Cérebro
Para falarmos da importância da hidratação para o cérebro é importante lembrar que o órgão é formado por cerca de 75% de água. Além disso, é uma das partes do corpo que exigem muita energia para desempenhar suas tarefas e é a água quem ajuda no transporte de nutrientes e energia que o órgão necessita para funcionar.
Neurônios são muito sensíveis à ausência ou flutuação de ofertas de nutrientes que são essenciais para o seu funcionamento. Assim, diante da falta de água, podem surgir dores de cabeça, confusão mental, irritabilidade e dificuldade de atenção.
Pele
A desidratação favorece a ocorrência de retenção de líquidos e sódio no corpo porque estimula a liberação de um hormônio chamado de vasopressina, que só é produzido quando o organismo não esta hidratado, induzindo os rins a segurar a água disponível e reduzirem a formação de urina.
O resultado disso é que os líquidos ficam concentrados sob a pele, formando edemas e imperfeições. Um exemplo clássico desse fenômeno é a celulite.
Além disso, é pele ganha um aspecto ressecado e de rachadura quando há pouca presença de água no organismo.
Hidratação e atividade física
Quando se fala em hidratação, ela se torna ainda mais importante quando falamos de atividade física.
Atletas precisam de energia extra para o esforço dispensado enquanto praticam atividades de alta intensidade. Dessa maneira, é natural que precisam de mais nutrientes para que seu metabolismo energético funcione e manter o organismo hidratado é uma das melhores formas de fazer isso, uma vez que a água é a via de transporte para fontes energéticas.
Quando se fala em desidratação, os atletas são considerados grupo de risco nesse quesito, uma vez que podem perder água e peso durante a prática física, o que pode impactar no funcionamento do organismo e consequentemente no rendimento.
Estudos demonstram que a redução de 2% do peso corporal por meio da perda de água pode causar uma queda de até 10% no desempenho esportivo.
Mantendo a hidratação com Água Mineral Treze Tílias
Manter a hidratação é muito mais do que apenas recolocar a água perdida. Não basta somente beber alguns litros de água e ficar despreocupado, afinal, quando o organismo perde água, ele perde também eletrólitos e minerais que estão dissolvidos no suor.
Assim, buscar uma água com grande concentração de minerais em sua composição é fundamental e a escolha óbvia nesse caso é a Água Mineral Treze Tílias.
Com pH alcalino e rica em minerais como sódio, potássio, magnésio, cloreto e muitos outros ela é a escolha certa para manter a hidratação ou então para realizar um processo de reidratação.
Se você se preocupa com sua hidratação e de toda sua família a escolha óbvia é Água Mineral Treze Tílias. Para oferecer para sua família o que há de melhor em termos de hidratação busque o fornecedor mais perto de você. Para isso, basta clicar aqui!