Garrafinhas de água: Qual escolher pensando na saúde e sustentabilidade?

Se você é uma pessoa que pensa em reutilizar garrafinhas de água mineral, parabéns! Isso prova que temos aqui uma pessoa engajada e pensando na saúde do planeta como um todo. No entanto, antes de reaproveitar esse tipo de recipiente, é preciso levar em conta algumas informações importantes.

Sabia que dependendo do tipo de plástico utilizado, a reutilização da garrafinha não é recomendada? Nesse caso, o ideal seria descartá-la diretamente em lixos recicláveis após sua utilização.

No artigo de hoje, falaremos sobre o assunto.

Motivos para tomar cuidado na reutilização de garrafinhas de água

Separamos os principais motivos pelos quais se deve tomar cuidado na reutilização de garrafinhas de água. Confira.

Contaminação bacteriana

A contaminação bacteriana é muito comum quando se opta por reutilizar garrafinhas de água mineral por um simples fato: As pessoas se esquecem de lavá-las. Isso ocorre, provavelmente por se imaginar que só exista água em seu interior, portanto, a garrafinha estaria limpa.

No entanto, as garrafinhas são na verdade, um ambiente úmido em contato frequente com mãos e boca, se tornando um objeto perfeito para contaminação e crescimento bacteriano. De acordo com pesquisadores, garrafinhas plásticas não higienizadas e reutilizadas apresentam altos níveis bacterianos e até mesmo presença de coliformes fecais.

Contaminação química

Garrafinhas fabricadas com policarbonato – que possuem o símbolo de reciclagem junto ao número 7 estampado na embalagem trazem um risco sério à saúde.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, encontrou altos níveis de Bisfenol-A, também conhecido como BPA na urina de 60% das pessoas que reutilizavam esse tipo de garrafinha plástica. O estudo, descobriu que lavar garrafinhas com esse tipo de plástico para reutilização fazia com que o composto químico se soltasse do material da garrafinha e fosse absorvido pelo organismo.

Pensando dessa forma, se você deixa sua garrafinha com água exposta ao sol, ou deixa garrafinha plástica no interior de veículos, por exemplo, pode haver contaminação de BPA, caso a garrinha seja de policarbonato.

Além da garrafa de policarbonato, outras garrafinhas, também apresentam problemas quando reutilizadas, pois durante o processo de limpeza, seja com produtos químicos ou água quente, tendem a soltar substâncias nocivas à saúde. Essas garrafinhas são identificadas com o símbolo da reciclagem acompanhada pelo número 1.

Quais garrafinhas escolher na hora da reutilização?

Nesse momento você deve estar se perguntando: Então, quais garrafinhas escolher na hora de reutilização? Pensando do ponto de vista de sustentabilidade e saúde do meio ambientes, separamos as principais opções de garrafinhas para reutilização para que você possa escolher o tipo que mais te agrada.

Polipropileno

Caso você queira uma garrafa de plástico, então deve optar por uma garrafa de Polipropileno. Elas são leves, fáceis de limpar e a maioria dos modelos com esse tipo de material são isentas de BPA em sua composição, o que evita a contaminação no processo de higienização, que deve ser feito com água fria e produtos neutros.

Alumínio

As garrafas de alumínio são práticas e com alto poder de reciclagem. A única desvantagem se dá na fragilidade. No entanto, é preciso atenção na escolha de garrafas com esse material, pois algumas podem ter o interior revestido com plástico.

Aço inoxidável

As garrafinhas de aço inoxidável são mais duráveis e possuem uma série de vantagens, tais como a ausência de risco por intoxicação de compostos químicos, como ocorre nos modelos de plástico, por exemplo, além de existir a possibilidade de ser lavada em máquinas de lavar louça.

Agora que você já sabe quais garrafinhas podem ser utilizadas de maneira sustentável, é só escolher o modelo que mais te agrada!

Escolha uma de qualidade

Independente do tipo de garrafinha escolhida, a escolha pela água deve sempre priorizar a qualidade. Nesse caso, a escolha óbvia é a Água Mineral Treze Tílias.

Obtida diretamente do Aquífero Guarani e com pH Alcalino, a Água Mineral Treze Tílias é fonte natural de uma série de minerais, tais como magnésio, ferro e cálcio, além de sua alcalinidade favorecer o funcionamento das células do organismo e prevenir doenças.

Para encontrar um distribuidor perto de você, basta clicar aqui! Depois disso, é só incluir a Água Mineral Treze Tílias em sua rotina diária. 

Deixar um comentário