A água é sem sombra de dúvidas o bem mais precioso que existe. Cabe, portanto, a nós humanos, sabermos utilizar e reaproveitar esse líquido vital da melhor maneira possível.
Como muitos sabem, a água é fundamental para a vida no planeta. A evolução e a sobrevivência basicamente estão diretamente relacionadas à esse líquido valioso.
Entretanto, mesmo estando no ano de 2019, ainda existem pessoas isoladas, tanto no Brasil, quanto no mundo que não recebem água tratada e precisam recorrer a métodos caseiros de desinfetar esse líquido tão precioso.
No artigo de hoje, iremos mostrar como é possível manter a qualidade e segurança da água através de ações simples e funcionais, mas que foram cientificamente testadas.
Números da água no Brasil
A água potável, ou seja, própria para o consumo humano é recurso finito e se espalha de modo desigual por toda a superfície do planeta, não é mentira alguma afirmar que suas reservas são extremamente limitadas.
Em termos de extensão territorial, o Brasil possui boas quantidades de água. É estimado que o país possua cerca de 12% da disponibilidade de toda a água doce do planeta. Entretanto, a distribuição desse recurso não ocorre de forma equilibrada.
A região norte detém aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas apenas 5% de toda a população brasileira.
Já a região costeira do Nordeste ao sul, possuem juntas mais de 45% de toda a população do país, mas conta com cerca de apenas 3% de recursos hídricos potáveis.
Risco de falta d’água
A ONU – Organização das Nações Unidas, divulgou uma nota recente com previsões assustadoras, que afirmam que até o ano de 2050, cerca de 45% da população mundial não poderá contar com quantidades mínimas de água para consumo.
Nos dias atuais, em países subdesenvolvidos, pessoas só têm acesso a água poluída ou não tratada.
Em todo o planeta, mais de 2 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do consumo de água contaminada e/ou sem tratamento.
De acordo com estimativas, há mais de 1 bilhão de pessoas que não têm acesso à água potável. Por isso, se faz mais do que necessário manter a qualidade e segurança da água.
Maneiras de desinfetar a água
Enquanto que para uns é algo absurdo precisar desinfetar a água para consumo, para outros, essa prática se faz necessária para alcançar a qualidade e segurança da água.
Dentre as principais formas de desinfetar a água estão:
- Fervura;
- Desinfecção com produtos químicos;
- Metodologias caseiras.
Vamos falar agora, sobre cada uma dessas formas de desinfetar a água.
Fervura
A fervura é uma maneira segura de tornar a água potável para pessoas que não possuem filtros ou rede de água.
Para realmente eliminar os micro-organismos, é preciso deixar a água fervendo por um período de pelo menos cinco minutos.
De modo comum, a água fervida pode adquirir um sabor desagradável, mas que pode ser evitado através da colocação de uma rodela de limão no recipiente enquanto a água esfria.
Desinfecção com produtos químicos
Alguns produtos químicos podem ser utilizados para fornecer qualidade e segurança da água. O hipoclorito, o hidrosteril e o Iodo são os mais conhecidos.
O hipoclorito é uma opção boa e barata para tornar a água segura para consumo. É amplamente comercializado sob a forma de água sanitária com até 2,5% de hipoclorito de sódio.
Para desinfetar a água nesse caso, deve-se adicionar duas gotas para cada litro e deixar agir por pelo menos 30 minutos antes de beber.
O Hidrosteril é outro produto com ação bactericida e pode ser facilmente encontrado. São necessárias duas gotas de hidrosteril para cada litro de água e deixar o produto agir por 15 minutos antes de consumir.
Por fim o iodo também é um produto que pode ser facilmente encontrado. Sua dose é igual as anteriores, duas gotas para cada litro de água, esperando sua ação por um período de 30 minutos.
No entanto, o Iodo é contraindicado para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de tireoide.
Metodologias caseiras
Por fim, é possível utilizar metodologias caseiras para desinfetar a água. Mas é preciso dizer que não se tratam de metodologias 100% eficazes.
Dentre essas metodologias estão a exposição à luz solar e o processo de decantação.
A exposição à luz solar, consiste em colocar a água no interior de garrafas pet, e deixar sob a luz solar por um período de pelo menos seis horas.
A decantação nada mais é do que deixar a água parada em um recipiente por longos períodos de tempo, até que a sujeira mais pesada se deposite no fundo.
Quando possível optar por uma água com qualidade e segurança
Infelizmente não são todas as pessoas que possuem acesso a uma água que passou por um sistema de gestão da qualidade, mas caso tenham oportunidade, a melhor escolha, é a Água Mineral Treze Tílias.
Retirada diretamente do aquífero Guarani, a Água Mineral Treze Tílias é rica em minerais, e contém ausência total de bactérias em sua composição, pois passando por análises microbiológicas diárias garantindo sua qualidade e pureza.
Além disso, a Água Mineral Treze Tílias possui pH alcalino, o que auxilia na saúde geral de seus consumidores com efeitos anticancerígenos e promoção de oxigenação aos tecidos.
Quando se pensa em qualidade e segurança, naturalmente se pensa em Água Mineral Treze Tílias.
Quer saber onde encontrar a Água Mineral Treze Tílias? Basta clicar aqui e encontrar o distribuidor mais próximo de você.