Cuidados e higienização das compras em tempos de coronavírus

Muito se fala da consciência que se deve ter ao sair de casa, para ir a supermercados ou feiras, mas além dessa atenção, cuidados e higienização das compras não devem ser negligenciados. Embalagens, sacos plásticos e até mesmo papelões, são meios de se contaminar com o novo coronavírus, uma vez que são manipuladas por várias pessoas.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, afirmou recentemente que o vírus pode sobreviver por diferentes períodos no ar e sobre superfícies, mas que precisa de um hospedeiro para se multiplicar, e essa contaminação pode ocorrer durante as compras.

Pensando em te manter informado e trazer mais segurança sanitária, produzimos esse artigo, que mostra quais são os cuidados e higienização das compras em tempos de coronavírus.

Principais cuidados e higienização das compras

Muitos cuidados precisam ser tomados quando o assunto é higiene de compras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Confira quais são as principais precauções que precisam ser tomadas nesse sentido.

Comece pelas mãos sempre

Antes mesmo de se pensar nos cuidados e higienização das compras, é preciso pensar nas mãos, uma vez que elas são a principal área de contato com tudo. Colocar a mão em locais, embalagens ou até mesmo alimentos contaminados e levar aos olhos, boca ou nariz é uma das principais formas de se infectar.

Então, ao chegar em casa, a primeira coisa que deve ser feita é a higienização das mãos, com água e sabão durante um período de até 30 segundos, envolvendo a palma e as costas das mãos, entre os dedos e subindo até o pulso.

Higienizando embalagens em geral

De modo geral, água e sabão são mais do que suficientes para limpar itens como embalagens de plásticos ou latas. Um pano úmido, embebido em água e sabão é capaz de limpar toda a superfície que dessas embalagens que possam estar potencialmente infectadas.

Já para embalagens de papelão, a recomendação é de que se use um pano úmido com um pouco de álcool a 70%.

Para todas essas embalagens uma simples passada de pano é suficiente para limpá-las de maneira eficaz do ponto de vista do combate à infecção.

Sacolas plásticas

As sacolas plásticas também precisam de cuidados e higienização das compras, afinal, é muito comum que elas sejam utilizadas posteriormente como sacos de lixo. O ideal para higienizar esse tipo de objeto é com um pano úmido com álcool 70%.

Frutas, verduras e legumes

As frutas, verduras e legumes devem ser colocados em um recipiente com água com hipoclorito. A cada litro de água, deve-se adicionar uma colher de chá de hipoclorito. Esses alimentos devem ser mantidos nesta solução por um período de até 10 minutos, em seguida essa água deve ser desprezada e os alimentos devem ser enxaguados em água corrente.

Bancada também deve ser higienizada

Esse é mais um dos cuidados de higienização que deve ser tomado após fazer suas compras, o de higienizar a bancada onde tudo foi limpo.

Caso seus cuidados e higienização das compras tenha sido realizado em uma mesa, o ideal é limpar o local com um pano com álcool 70%. Já se a limpeza tiver ocorrido em uma pia de cozinha, você pode optar mais uma vez pelo uso do álcool, ou então fazer uso de solução com hipoclorito de sódio.

Lembre-se: após todo o processo de higienização das compras e bancada, é preciso higienizar suas mãos mais uma vez de forma rigorosa e atenciosa.

Delivery

As instruções para pedidos de delivery são:

  •       Dar preferência para restaurantes e serviços de alimentação que você confia;
  •       Preferir embalagens de papelão, uma vez que o vírus sobrevive menos tempo nesse tipo de superfície;
  •       Não consumir refeições que chegam com embalagens danificadas ou violadas;
  •       Evitar contato direto com o entregador;
  •       Preferir pagamentos remotos, como os feitos diretamente por aplicativos;
  •       Assim que receber o alimento, higienizar a embalagem e as mãos.

Embora esses cuidados possam parecer um pouco exagerados, é preciso reiterar que eles podem salvar não apenas a sua vida, mas como de pessoas que você ama e até mesmo de desconhecidos. Afinal, quem não é infectado, não ocupa vaga em hospitais e não sobrecarrega o sistema de saúde, deixando o espaço a quem precisa.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre cuidados e higienização das compras é só deixar um comentário no post que responderemos seu questionamento o mais rápido possível.

Deixar um comentário