A retenção de líquidos é um problema que incomoda esteticamente, mas que também pode ser um alerta para que você dê mais atenção à sua saúde. E ainda, pode ser também sinal de que você não esteja bebendo água de forma adequada.

Quando o problema ainda não afetou a pressão arterial, é fácil controlar a retenção líquida ingerindo mais água no dia a dia, praticando atividades físicas e ainda consumindo os alimentos que serão citados nesse artigo. Esses alimentos auxiliam tanto na prevenção quanto no combate da retenção de líquidos.

Antes de falarmos sobre cada um dos alimentos, vamos primeiramente entender o que é a retenção de líquido.

A retenção líquida nada mais é do que acúmulo de líquido em determinadas partes do corpo como abdome, braços, pernas e tornozelos. O inchaço ocorre quando o líquido que passa das veias para o meio exterior ultrapassa o nível de 75% de líquido.

A seguir, você conhecerá os 5 alimentos que auxiliam na retenção de líquidos e por fim uma receita de suco para desinchar que pode ser consumido todos os dias.

Abacaxi

A fruta, que carrega quantidades excelentes de vitaminas como C, A e complexo B, além de minerais como potássio e zinco, também auxilia bastante no combate a retenção líquida.

Tanto a fruta in natura, quanto o chá de sua casca, ambas formas de preparo são excelentes potencializadores do combate ao inchaço que a retenção de líquidos causa.

Isso porque a fruta é composta por boas quantidades de água, além de enzimas digestivas. Mas é preciso cautela e consumo moderado, pois pode fazer mal à parede do estômago de pessoas que possuem gastrite.

Folhas Verdes

Muitas vezes a retenção de líquido ocorre devido ao mau funcionamento do intestino. As folhas verdes, que têm bom aporte de água e fibras em sua composição, é uma boa solução para o combate de ambos os problemas.

Além disso, suas vitaminas e minerais possuem excelente papel para circulação sanguínea.

Muitas pessoas acabam negligenciando o consumo de folhas verdes cruas no dia a dia. Mas é importante incluir todos os dias em pelo menos uma refeição, uma salada crua bem colorida e temperada com azeite.

Água Mineral

Como já dito em outros artigos do blog, a água mineral é a melhor opção para sua saúde pois ela preserva minerais necessários para reposição de eletrólitos do corpo.

O baixo consumo de água mineral está diretamente ligado à retenção de líquidos. Por isso, é importante hidratar-se de maneira correta, inclusive para preservar a saúde do rim para que ele seja capaz de filtrar as toxinas do corpo e excreta-las de forma adequada pela urina.

Gengibre

Além de ter propriedades antiinflamatórias, o gengibre também é considerado um termogênico natural e pode auxiliar também no combate e prevenção da retenção líquida.

Por ter sabor marcante e bastante característico, é possível mistura-lo com outros ingredientes como frutas ou fazer um chá dele. A seguir você aprenderá uma receita de suco que leva gengibre e ficará uma delícia, mesmo que o sabor não seja agradável para você.

Limão

Mais uma fruta cítrica, rica em vitamina C e poderosa no combate da retenção líquida. O limão é rico em água e fibras, e possui pouquíssima quantidade de açúcar frutose, o açúcar natural da fruta.

O que também faz dessa fruta aliada na perda de peso. Usa-lo como ingrediente de sucos, saborizador de água ou como tempero em saladas são formas de incluir essa fruta de sabor característico no dia a dia.

Receita de Suco Combate Inchaço

Como dito anteriormente, esse suco pode ser consumido todos os dias pela manhã, se você não tiver problemas com gastrite. Inclusive, é possível também consumi-lo em jejum, para potencializar ainda mais seus efeitos.

Ingredientes

1 folha de couve

2 rodelas grandes de abacaxi

100 ml de suco de limão

150 ml de Água Mineral Treze Tílias

Um pedacinho pequeno de gengibre

Gelo à gosto.

Modo de preparo

É muito simples! Basta higienizar bem todos os alimentos utilizados e adicionar todos os ingredientes em um liquidificador e bater até ficar totalmente homogêneo. Você pode bater com pedrinhas de gelo ou usar a Água Mineral Treze Tílias bem gelada! Depois é só coar, e beber. Para preservar os nutrientes e continuar sendo saudável, evite adoçar esse suco. O próprio abacaxi vai dar um gosto adocicado naturalmente!

É importante lembrar que a retenção líquida pode ser sinal de hipertensão, insuficiência cardíaca ou problemas renais. Por isso, se o problema persistir, procure um médico.

Outro ponto é que hábitos saudáveis não possuem contra indicação e são sempre bem vindos. Por isso, adote-os na sua vida!

Gostou das dicas? Então nos conte aqui nos comentários se você vai fazer esse suco delicioso!

Artigos Recentes

Deixar um comentário