Como os agrotóxicos afetam e contaminam as águas

No último dia 22 de julho de 2019, o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais de 51 agrotóxicos. Com isso, temos o total de 262 produtos dessa natureza liberados somente no ano de 2019. A utilização desse tipo de composto é responsável pela contaminação da água, solos, favorecendo a ocorrência de uma série de problemas de saúde.

Hoje vamos mostrar como os agrotóxicos são capazes de contaminar as águas e trazer uma série de prejuízos em diferentes âmbitos.

O que são os agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos usados na agricultura para erradicar pragas, eliminar doenças e combater plantas invasoras que podem afetar negativamente o crescimento e desenvolvimento de uma plantação.

Embora a utilização de agrotóxicos seja vista como algo benéfico por grandes agricultores, eles podem ser nocivos para seres humanos e contribuem diretamente para contaminação e poluição de solo e água, ao entrar em contato com lençóis freáticos subterrâneos. Hoje o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo.

Como ocorre a contaminação da água por agrotóxicos

O primeiro passo da contaminação da água por agrotóxicos ocorre no momento de aplicação. Pequenos produtores fazem uso de bombas manuais para despejar esse veneno sobre suas plantações, enquanto os grandes agricultores podem fazer uso de aviões que voam em baixas altitudes e despejam os produtos sobre suas grandes lavouras.

Solo é o primeiro contaminado

Em um primeiro momento os agrotóxicos impregnam o solo de maneira superficial, porém com o passar do tempo, conseguem penetrar mais profundamente alcançando águas subterrâneas, os famosos lençóis freáticos.

Lençóis freáticos e outras reservas aquáticas são afetados secundariamente

Assim que alcançam os lençóis freáticos os agrotóxicos são capazes de se esvair por rios e alcançar por fim lagos e até mares. Com isso, além da água, seres que vivem nesse ambiente, como peixes e plantas podem ser contaminados, conforme a quantidade e o tipo de produto utilizado, essa contaminação pode levar a morte precoce de algumas espécies, impedindo até mesmo seu processo de regeneração.

A contaminação das águas afeta a saúde das pessoas

O ser humano precisa de água e alimentos para viver. Por isso, o uso de agrotóxicos tem se mostrado cada vez mais como um grande problema, uma vez que contamina tanto alimentos, quanto a água.

Dentre os principais problemas de saúde relacionados ao consumo de alimentos e água contaminadas com agrotóxicos estão:

  •       Alterações neurológicas, como Parkinson e Alzheimer;
  •       Doenças intestinais;
  •       Problemas de pele;
  •       Diversos tipos de câncer;
  •       Doença de espectro autista;
  •       Transtorno de déficit de atenção;
  •       Infertilidade masculina e feminina;
  •       Falência renal;
  •       Danos ao fígado;
  •       Hipotireoidismo;
  •       Hipertireoidismo;
  •       Alergias;
  •       Má formação fetal;
  •       Doenças cardíacas.

Como evitar o consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos

O primeiro passo para não ingerir alimentos contaminados com agrotóxicos é dando preferência de compra aos produtores orgânicos, que não fazem uso desse tipo de produtos em suas plantações. Caso isso não seja possível, existe a possibilidade de remover resíduos desses compostos das superfícies de alimentos potencialmente contaminados através de simples ações.

Lavar alimentos em água corrente, retirar as cascas, deixar os vegetais e frutas de molho em água com bicarbonato ou vinagre de maçã são as maneiras mais eficazes de remover resíduos e evitar a contaminação por agrotóxicos.

Água não pode ser descontaminada

Embora resíduos de agrotóxicos possam ser removidos de alimentos, o mesmo não se aplica à água. Pesquisadores afirmam que ainda não há metodologias realmente eficazes para retirada do produto da água.

Por isso a importância da realização de ensaios frequentes como forma de se observar e atestar a presença ou ausência de agrotóxicos.

Água Mineral Treze Tílias: Segurança e qualidade

Pensando na segurança e qualidade dos consumidores, a Água Mineral Treze Tílias passa por testes rigorosos em diferentes etapas desde o processo de captação até o engarrafamento.

Toda essa rigidez visa garantir a ausência de agrotóxicos e bactérias que são lesivas à saúde, e atestar o pH alcalino e a presença de minerais que são capazes de promover uma série de efeitos benéficos a seus consumidores.

Quer uma água de qualidade livre de agrotóxicos para toda sua família? Escolha Água Mineral Treze Tílias. Para encontrar o distribuidor mais próximo, basta clicar aqui.

Deixar um comentário