Alimentos funcionais para o inverno

Todo ano é a mesma história, o inverno chega, as temperaturas caem, e bate aquela vontade de comer algo gostoso, não é mesmo? Até aí, nenhum problema.

A questão sobre o inverno é que se torna relativamente comum que as pessoas acabam abusando nas calorias e colocando a própria saúde em risco.

No artigo de hoje vamos mostrar o motivo de sentirmos mais fome no frio e como é possível se manter saudável consumindo alguns alimentos funcionais. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura desse conteúdo.

Organismo fica acelerado no inverno

Algo muito comum no inverno é a maior sensação de fome. Isso nada mais é do que uma resposta fisiológica totalmente natural do organismo.

Quando a temperatura externa diminui, o organismo precisa trabalhar de maneira mais exacerbada, utilizando gordura corporal como fonte de energia para se manter aquecido.

Como há maior gasto energético, há mais fome. Trata-se de um mecanismo de compensação, e uma forma de compensar esse funcionamento energético extra se dá através da oferta de alguns alimentos considerados funcionais.

Compreendendo um alimento funcional

Alimento funcional é aquele que além da função de nutrir, possui uma segunda função no organismo, como agir de maneira antioxidante ou anti-inflamatória ou até mesmo induzir a termogênese por exemplo.

Utilizar alimentos funcionais no inverno é fundamental para manter o organismo saudável e ainda de quebra obter alguns benefícios à saúde.

Alimentos funcionais para o inverno

Alguns exemplos de alimentos funcionais que podem ser utilizados no inverno são:

  •       Gengibre;
  •       Sementes oleaginosas;
  •       Açafrão da terra;
  •       Cereais integrais.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses alimentos.

Gengibre

O gengibre é uma raiz amplamente conhecida por suas propriedades termogênicas e anti-inflamatórias. Consumir o gengibre de maneira natural, ou sob a forma de chá, propicia fitoquímicos anti-inflamatórios e antioxidantes ao organismo, mantendo as células mais saudáveis e funcionais durante o inverno, além de contribuir para manter o organismo aquecido.

Sementes oleaginosas

As sementes oleaginosas são ótimas fontes de gorduras benéficas, além de causar saciedade. Castanhas em geral, nozes, sementes como chia e linhaça por exemplo, fornecem energia limpa ao organismo, garantindo seu funcionamento exacerbado nessa época do ano.

Açafrão da terra

O açafrão da terra, é uma raiz considerada por profissionais da saúde como “prima” do gengibre. A exemplo do seu parente, essa raiz possui propriedades fitoquímicas ainda mais poderosas, capazes de turbinar o sistema imunológico e contribuir no combate e prevenção de diferentes tipos de doenças.

Esse alimento funcional pode ser consumido sob a forma de pó, ralado naturalmente ou então no preparo de chás.

Cereais integrais

A exemplo das sementes oleaginosas os cereais integrais como a aveia, arroz integral, centeio e o trigo sarraceno por exemplo, são capazes de fornecer energia limpa ao organismo nesse período de trabalho excessivo.

Além disso, esses alimentos citados são conhecidos por seu alto teor de energia e por potencializarem o funcionamento do sistema imunológico.

Garantindo assim a saúde necessária para que possamos atravessar o inverno de maneira saudável e adequada.

O inverno é uma das estações mais deliciosas do ano, mas requer alguns cuidados na parte alimentar, para que possa ser apreciado da maneira mais saudável possível.

Ainda tem alguma dúvida sobre alimentos funcionais para o inverno? Basta deixar um comentário no post que responderemos o mais rápido possível. 

Deixar um comentário