Beber água mineral emagrece?

Faltando poucos meses para o verão, muitas pessoas e em especial mulheres, acabam começando a se preocupar com o corpo.

O emagrecimento acaba se tornando prioridade e motivo para preocupação. Cada vez mais pessoas recorrem a opções alternativas e que se dizem milagrosas. Afinal, você provavelmente já ouviu falar na dieta do “comer alface e chupar gelo”, certo?

Porém, incansavelmente especialistas como médicos e nutricionistas afirmam que não existe milagre e ainda que dietas restritivas definitivamente não funcionam. Portanto, descarte a possibilidade de comer folhas de alface e chupar gelo para este verão.

Por outro lado, existem mecanismos os quais a água pode ajudar no emagrecimento. Portanto, beber água emagrece, em termos, e você vai entender mais sobre isso lendo este artigo até o final.

Alcalinização do sangue auxilia no emagrecimento

Em um artigo anterior aqui no blog, já foi discutido sobre como a água alcalina auxilia no processo de emagrecimento. Resumidamente, este é apenas uma das formas em que a água mineral pode auxiliar na perda de peso.

Por ser rica em minerais em sua composição, alcalinidade da água mineral atua em processos oxidativos no organismo, assim como o de oxidação da gordura.

Mas, como dito anteriormente, este é apenas um dos mecanismos o qual a água mineral pode auxiliar na perda de peso.

Peso aumentando… Gordura ou inchaço?

Muitas vezes o aumento de peso repentino não se dá devido ao ganho de gordura, e nem sempre também se trata de ganho de massa magra.

É muito comum, principalmente as mulheres, terem retenção líquida. Isso se dá devido aos hormônios femininos, uso de anticoncepcionais, menopausa e também a alimentação e ingestão inadequada de água.

A água mineral é o líquido mais apropriado para combater a retenção de líquido decorrente do ganho de peso. Associar uma ingestão adequada de água com atividade física, é dar adeus à inchaços indesejáveis que fazem o peso aumentar, aumentar a região do abdômen e as bochechas.

Aumento considerável da disposição

No processo de ganho de peso há naturalmente uma queda maior da disposição. O contrário também é efetivo: a queda da disposição gera aumento de peso.

A indisposição devido ao estresse, ansiedade, episódios indesejáveis no seu dia a dia e outros problemas pessoais, pode afetar diretamente a qualidade do sono, o qual é outro mecanismo que gera ganho de peso.

Por isso, a disposição é um fator importantíssimo para um emagrecimento sustentável. É comum haver relatos de pessoas que desistem de dietas ou abandonam exercícios físicos por simples falta de disposição.

Muitas vezes essa indisposição contínua está relacionada à deficiência de minerais e água.

Ou seja, ao consumir água mineral de forma suficiente e adequada para suas necessidades, você não estará apenas hidratando seu organismo, como também auxiliando no suprimento de suas necessidades nutricionais de minerais.

Beber água adequadamente melhora sensação de fadiga, cansaço e além disso, aumenta até mesmo a produtividade. 

É fome mesmo?

Outra forma de ganho de peso que pode passar despercebida é confundir fome com sede, e acabar ingerindo além do que se deve.

Sabe-se que para um emagrecimento eficiente, é preciso que haja uma quantidade menor de calorias do que se ingeriu ao ganhar peso. Por isso, é preciso ajustar suas refeições para que não se coma além da necessidade do seu organismo e do suficiente para emagrecer.

Ao confundir esse dois mecanismos, o qual também já foi explicado em um artigo anterior aqui no blog, você passa a comer em momentos em que não há necessidade.

Uma solução eficaz para isso, é beber alguns goles d’água ao menor sinal de sede e fazer o mesmo quando houver suspeita de fome. Caso a fome passe, é porque na realidade não era fome, era apenas sede.

Outro hábito importante de se adotar para evitar este tipo de confusão, é manter-se hidratado, sem necessidade de esperar chegar a sede. Assim, seu organismo entenderá melhor o momento certo de se alimentar, com fome e não com sede.

Água gelada emagrece

Água gelada tem função termogênica. Isso se dá pois ao ingerir uma água bem gelada, o corpo precisa realizar um esforço para aquecer a água e isso demanda mais gasto energético.

Ou seja, nosso corpo tem temperatura normal de 36ºC. Ao ingerir uma água realmente gelada, em torno de 4ºC, seu corpo começa a trabalhar em um fenômeno natural chamado termogênese, para que essa água ingerida se iguale a sua temperatura normal.

Portanto, é sim possível chamar a água gelada de termogênico natural!

É importante ressaltar que todas essas formas em que a água mineral está diretamente ligada ao auxílio na perda de peso, só é válida quando associada à uma alimentação saudável e balanceada e prática de atividades físicas regulares.

Afinal de contas, a saúde do corpo é imprescindível para manter um peso saudável ou perder os quilinhos indesejados.

E você, já usou alguma dieta maluca para emagrecer? Conta aqui nos comentários!

Deixar um comentário