O organismo humano está em frequente mudança evolutiva e isso diz respeito diretamente à sua composição. Quando nascemos e somos bebês, a água pode representar aproximadamente 80% da composição corporal.
Conforme a evolução e desenvolvimento natural ocorrem, a quantidade de água tende a diminuir. Um homem adulto, possui cerca de 65% do seu organismo formado por água, enquanto que no corpo de uma mulher, 60% é basicamente esse precioso líquido.
Hoje nós vamos mostrar quais são as necessidades hídricas de acordo com a idade, além de dar dicas de como facilitar a ingestão de água. Se você deseja levar uma vida mais saudável, não pode deixar de ler esse conteúdo.
Informações sobre a ingestão de água
Certamente você já ouviu que uma pessoa deve consumir cerca de 2 litros de água por dia. Essa é a orientação do Ministério da Saúde para adultos saudáveis.
Além dessa orientação, existem profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e educadores físicas que defendem que existe um cálculo para o consumo ideal de água por dia.
Sendo 35 ml de água por quilo de peso, uma pessoa com 70 kg teria que consumir 2,45 litros de água por dia.
Entretanto, há uma série de estudos que mostram que as necessidades hídricas variam conforme alguns fatores, tais como:
- Estilo de vida;
- Hábitos alimentares;
- Idade.
Praticantes de atividades físicas, por exemplo, possuem necessidades elevadas de consumo hídrico, do que uma pessoa sedentária.
Já os idosos, precisam dar mais atenção à hidratação por conta de possuírem menores quantidades de água no organismo, e pelo mecanismo que avisa que é necessário beber líquidos já não funciona adequadamente, nessa fase da vida.
Para simplificar as necessidades hídricas de acordo com a idade, montamos uma tabela com base em estudos realizados pelo IOM – Institute of Medicine, uma organização científica estadunidense.
Do 0 aos 6 meses
Levando em conta orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde, até os seis meses de vida o bebê deve receber aleitamento materno exclusivo, não sendo necessário ofertar água, chás ou qualquer outro tipo de alimento durante esse período da vida.
Isso pelo simples fato do leite materno possuir em sua composição água e demais nutrientes necessários para saúde e desenvolvimento do bebê.
De 7 a 12 meses
A partir do sétimo mês de vida, os bebês já podem receber alimentos sólidos, acompanhados do consumo de água. A necessidade nessa faixa etária é de cerca de 800 ml por dia.
De 1 a 3 anos
Após completarmos o primeiro ano de vida, a demanda de água pelo organismo aumenta e o volume recomendando nesse intervalo de idade é de 1,1 a 1,3 litros.
De 4 a 8 anos
Com a intensificação de atividades nessa fase da vida, as crianças normalmente perdem grandes quantidades de líquido através da transpiração. Por isso, o consumo deve ocorrer na faixa de 1,5 a 1,7 litros.
De 9 a 13 anos
A partir dessa idade, as variações fisiológicas de acordo com o sexo interferem na quantidade de água a ser consumida. As meninas precisam de cerca de 2 litros por dia, enquanto os meninos, aproximadamente 2,3 litros diários.
De 14 a 18 anos
Nessa idade, a taxa de ingestão hídrica sofre um aumento, algo natural, uma vez que é nesse período da vida que ocorrem os últimos desenvolvimentos corporais. As meninas devem ingerir cerca de 2,5 litros diários e os meninos 2,8 litros.
A partir dos 19 anos
A partir dos 19 anos, as necessidades hídricas serão as mesmas até o fim da vida. Homens precisam consumir cerca de 3,5 litros diariamente, enquanto as mulheres cerca de 2,8 litros diários.
Criar o hábito de beber água na criança é importante
Algo muito importante para o crescimento saudável e uma vida adulta sem problemas relacionadas à ingestão hídrica, é a criança criar o hábito de beber água.
E isso, é muito mais simples do que a maioria das pessoas imaginam, as dicas a seguir, podem facilitar:
- Não substitua água por refrigerantes ou outras bebidas industrializadas;
- Dê uma garrafinha individual para a criança;
- Seja um bom exemplo;
- Fale para a criança que é importante consumir água;
- Sempre leve água ao sair de casa.
Diferentes formas de se consumir água
Além de consumir água diretamente in natura, esse precioso líquido pode ser ingerido de diferentes formas. As principais são:
- Chás;
- Sucos com frutas in natura;
- Caldos e sopas;
- Preparos de águas aromatizadas com hortelã, fatias de frutas cítricas, canela e afins.
Por fim, é importante salientar que para obter todos os benefícios do consumo regular de água, é necessário que se opte por ingerir uma água de qualidade.
A Água Mineral Treze Tílias é uma ótima escolha, pois possui origem mineral natural, além de pH Alcalino, que traz mais saúde às células de seus consumidores.
Agora que você descobriu quais são as necessidades hídricas de acordo com a idade, não guarde essa informação para você. Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e otimize a saúde de seus amigos e familiares.