Quais são as bactérias mais comuns que podem ser encontradas na água

Embora muita gente não saiba, é muito comum que bactérias se façam presente na água em que bebemos, higienizamos os alimentos e também tomamos banho. Embora isso pareça algo perigoso, atualmente a legislação vigente no Brasil permite a presença de um tipo inofensivo de bactérias na água, principalmente na que chega até nossas casas através da rede de distribuição.

Hoje vamos mostrar quais são as bactérias mais encontradas na água, seus efeitos à saúde e como escolher uma água de qualidade para ingerir. Se você busca saúde através da ingestão hídrica não deixe de ler o conteúdo a seguir.

Potabilidade da água

A verificação da potabilidade da água tem como significado analisá-la, para saber se seu uso para preparo de alimentos, tomar banho e também ingestão é seguro e não vai trazer nenhum tipo de riscos à saúde.

Toda a água destinada ao uso e consumo humano deve obedecer aos padrões estabelecidos e presentes na portaria 2914 do Ministério da Saúde.

De acordo com a portaria 2914, a verificação da potabilidade é dividida em diferentes classes de análises, sendo as análises físico-químicas e microbiológicas as mais importantes visando manter a segurança de consumo e consequentemente saúde de usuários e consumidores.

Como estamos falando de bactérias, vamos falar dos principais exames realizados em água com característica microbiológica.

Exame microbiológico da água

Os parâmetros analisados de água para água de consumo e de contato incluem a contagem de dois tipos distintos de bactérias, as bactérias heterotróficas e os coliformes totais e termotolerantes.

De acordo com a legislação vigente no Brasil, são permitidas até 500 UFC/ml de bactérias heterotróficas na água, enquanto as bactérias do grupo coliforme precisam estar totalmente ausente da água que consumimos e utilizamos no dia a dia. Vamos explicar quais são essas bactérias.

Bactérias heterotróficas

As bactérias heterotróficas não são patogênicas e sua presença deve ser interpretada como indicativo de que o tratamento da água no caso de estações de tratamento de água está deficiente, ou no caso de água para consumo o processo de qualidade microbiológica pode não estar funcionando de maneira eficaz.

Caso a água analisada seja uma água bruta, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento ou desinfecção, sua presença é algo totalmente aceitável.

Coliformes

Existem dois grupos de bactérias coliformes: os totais e os termotolerantes.

O grupo de coliformes totais é formado por bactérias fermentadoras de lactose e que produzem gás. Esse tipo de bactéria é comum em ambientes de fabricação alimentar e captação de água em ambientes naturais.

O grupo de coliformes termotolerantes são popularmente chamados de coliformes fecais. Trata-se de um subgrupo de coliformes totais. A princípio, esse grupo abrangia somente as bactérias de origem fecal, porém, hoje já se tem conhecimento de que esse grupo, inclui membros de origem não fecal.

A presença de coliformes termotolerantes em alimentos não quer dizer que necessariamente exista uma contaminação por fezes. Entretanto, a presença desse grupo de bactérias na água pode indicar uma possível contaminação microbiológica, proveniente de falhas de tratamento ou desinfecção.

Outros microrganismos que podem ser encontrados na água

Além das bactérias heterotróficas e do grupo coliforme, outros microrganismos podem ser encontrados na água, principalmente aquela que não passou por processo de tratamento, mas que pessoas podem entrar em contato e até mesmo acabar consumindo, como a água de rios, lagos, açudes, lagoas e mares. São eles:

  •       Ameba;
  •       Giardia lamblia;
  •       Criptosporídio;
  •       Rotavíurs;
  •       Bactéria Shigella;
  •       Vibrio Cholerae.

Principais doenças causadas por água contaminada

Infelizmente, ainda é grande o número de pessoas que não tem acesso a água potável tanto no Brasil, quanto no mundo e acabam por consumir água de má qualidade e sem tratamento.

Quando se consome água dessa natureza, existe o risco de contrair as seguintes doenças:

  •       Giardíase;
  •       Leptospirose;
  •       Ascaridíase;
  •       Hepatite A;
  •       Febre tifóide;
  •       Cólera;
  •       Diarreia.

Busque sempre água de qualidade

Da mesma maneira que uma água sem nenhum tipo de tratamento pode ser lesiva à saúde, consumir água de qualidade pode ser benéfico à saúde e evitar uma série de doenças.

Um exemplo de água de qualidade é a Água Mineral Treze Tílias. Alcalina, natural e repleta de minerais ela é uma água saudável, benéfica e segura para todos os seus consumidores.

Se você busca saúde para si mesmo e para toda a sua família, escolha a Água Mineral Treze Tílias. Clique aqui e encontre o distribuidor mais próximo de você.

Newsletter

Deixar um comentário