Doenças causadas pelo contato com água da chuva

O Brasil é um país tropical de tamanho continental que durante as estações de primavera e verão, é assolado por chuvas volumosas, que em muitas cidades causam uma série de transtornos, como deslizamentos e alagamentos. Um dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas nesse período, é o contato com a água da chuva que se mistura com lixos, além de dejetos humanos e animais, colaborando assim, para o surgimento de diferentes doenças.

Hoje vamos falar das principais doenças causadas pelo contato com água da chuva contaminada.

Principais doenças causadas pelo contato com água da chuva

O contato com água da chuva que foi contaminada, pode ocorrer geralmente em situações consideradas catastróficas, como alagamentos, deslizamentos ou necessidades de resgates.

Muitas vezes a água da chuva, já chega até nós com alguns níveis de contaminação por conta da poluição do ar, nesse caso, ela é comumente chamada de chuva ácida. No entanto, quando chega às cidades, e encontra com córregos cheios de lixo e bueiros entupidos os efeitos à saúde tendem a ser bastante negativos.

Engana-se quem acredita que o contato com água da chuva é lesivo apenas em grandes centros. Em locais rurais, como sítios, chácaras e fazendas, essa água também pode ser contaminada e trazer riscos à saúde tão perigosos quanto os encontrados nas selvas de pedras, que são as grandes cidades.

Dentre as doenças mais perigosas e infelizmente comuns causadas pelo contato com água da chuva estão:

  • Leptospirose;
  • Esquistossomose;
  • Amebíase.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Leptospirose

Essa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que recebe o nome de Leptospira presente principalmente, na urina de ratos. Essa doença costuma ser transmitida ao homem em períodos de enchente, através do contato com água da chuva que é contaminada pelos dejetos dos roedores.

Qualquer pessoa que tiver contato com água da chuva ou até mesmo lama contaminada poderá se infectar. Essas bactérias penetram no organismo diretamente pela pele, ou então, através de algum ferimento, como cortes ou arranhões.

Pessoas contaminadas com leptospirose, apresentam febre; dores de cabeça; dores musculares principalmente na região das panturrilhas, podendo ocorrer vômitos e diarreia. O tratamento consiste no uso de antibióticos, repouso e hidratação com água de qualidade.

Esquistossomose

A esquistossomose é uma doença que pode causar problemas crônicos à saúde. A infecção ocorre quando pessoas entram em contato com água da chuva empoçada que foi infectada com formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma.

Uma vez dentro do organismo, esses parasitas se aderem principalmente nas vias do trato urinário e intestinal, além de afetar os rins. O primeiro sinal de infecção é uma pequena erupção na pele, com coceira no local por onde o parasita penetrou.

Os sintomas costumam aparecer cerca de 30 dias depois da infecção e incluem: Febre; calafrios; tosses violentas; dores musculares e abdominais; diarréia, vômitos e sangue nas fezes. Entretanto o sinal mais clássico dessa doença é a presença de sangue na urina. O tratamento envolve o uso de antiparasitários. De acordo com a OMS, a esquistossomose afeta mais de 200 milhões de pessoas por ano.

Amebíase

Por fim, temos a amebíase, uma outra infecção parasitária que acomete diretamente o intestino. Ela é muito comum em regiões onde não há saneamento básico e enchentes ocorrem, fazendo com que muitas pessoas entrem em contato com água da chuva contaminada.

A amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo através da ingestão ou contato com água da chuva contaminada. Os sinais de infecção de amebíase são cólicas abdominais severas; evacuação de fezes pastosas com muco e sangue; fadiga; excesso de gases; dor durante evacuação; perda de peso; vômitos e diarreias. Medicamentos antiparasitários são utilizados para tratar essa doença.

Formas de prevenção

As melhores formas de prevenir o contato com água da chuva contaminada são:

  • Evitar jogar lixo em rios;
  • Não jogar lixo na cidade, pois eles podem se acumular em bueiros e favorecer a ocorrência de enchentes;
  • Evitar entrar em contato com água da chuva potencialmente contaminada, como em enchentes ou então em poças de áreas rurais.

Para recuperar e manter saúde, consuma água de qualidade

As doenças causadas pelo contato com água da chuva geralmente causam vômitos e diarreia que facilmente deixam as pessoas desidratadas. Por isso, se hidratar com água de qualidade é fundamental.

A melhor água nesse caso, é a Água Mineral Treze Tílias. Repleta de minerais, ela acelera o processo de recuperação do organismo, além de seu pH alcalino favorecer o funcionamento do sistema digestório, expulsando agentes externos que causam doenças.

Na saúde ou na doença, escolha o que há de melhor em matéria de água, escolha Água Mineral Treze Tílias.

Para receber materiais gratuitos sobre saúde em seu e-mail, assine nossa newsletter. Dessa forma você fica informado sobre todas as novidades envolvendo água e vida saudável.

Deixar um comentário