É na primavera e no verão que o calor começa a bater mais forte, e quando as temperaturas se elevam, nada melhor do que buscar uma forma saudável de se refrescar.
Dentre as opções para trazer mais frescor ao organismo estão as saladas. Práticas, rápidas e saborosas, elas são uma ótima pedida para quem busca fugir do calorão tropical.
Hoje vamos mostrar o motivo do apetite diminuir no calor, além de dar dicas de saladas para se refrescar. Confira.
Altas temperaturas, metabolismo mais lento
Por ser um país tropical, durante a primavera e verão é comum que no Brasil as temperaturas ultrapassem facilmente os 35º C. Quando a temperatura ambiente se torna muito próxima à corporal, o metabolismo se torna mais lento, pois o organismo não precisa queimar calorias para se manter aquecido, como ocorre no outono e no inverno.
Esse menor gasto energético, se reflete diretamente em nosso paladar. Quem nunca experimentou a falta de apetite durante os dias mais quentes? Essa é uma resposta fisiológica natural do organismo humano às altas temperaturas.
É por isso, que durante as estações mais quentes do ano, é importante evitar o consumo de alimentos que tenham um processo de digestão mais longo, tais como carnes vermelhas ou frituras submersas em óleos.
Dessa maneira, para se manter nutrido e saudável, além de se refrescar, as saladas são ótimas apostas para serem incluídas na rotina alimentar, pois são fontes de fibras, que promovem saciedade e ajudam a combater a retenção de líquidos.
Separamos a seguir, algumas receitas refrescantes de saladas que podem fazer parte de sua alimentação durante os dias mais quentes.
Salada de batata com iogurte
Ingredientes:
- 4 batatas cozidas, fatiadas grosseiramente;
- 1 copo de iogurte natural sem sabor;
- 1 colher de café de orégano;
- 1 pepino japonês picado;
- ½ xícara de vagem cozida;
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
- Sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo: cozinhe as batatas até ficarem macias e em seguida pique-as de maneira grosseira. Em seguida, junte o iogurte, o sal, a pimenta do reino e orégano até que se forme uma massa homogênea e por último misture a vagem e o pepino. Adicionar pimentas biquinho doce ou dedo de moça na hora de servir, é uma ótima opção para realçar o sabor.
Salada grega
Ingredientes:
- 2 tomates picados;
- 1 cebola roxa pequena ralada;
- 150 gramas de azeitonas pretas sem caroço;
- 250 gramas de ricota picada;
- Salsinha e cebolinha à gosto;
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 3 colheres de suco de limão siciliano;
- 1 chumaço de rúcula.
Modo de preparo: basta misturar todos os ingredientes, levar à geladeira por cerca de 30 minutos para que fique gelada e servir. Essa é uma boa opção para ser colocada no interior de pão sírio.
Salada de atum
Ingredientes:
- 1 lata de atum em óleo;
- 2 talos de salsão picado;
- 12 tomates cereja fatiados;
- 1 cebola média picada;
- 1 fio generoso de azeite;
- 1 limão galego espremido;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Em um recipiente comece adicionando o atum. Em seguida, basta misturar os demais ingredientes até que uma massa homogênea se forme. Quando isso acontecer, basta levar à geladeira por um curto período de tempo, até que a salada fique gelada e refrescante.
Não esqueça da hidratação
Embora as saladas sejam uma ótima opção para refrescar o calor, é importante não esquecer da hidratação.
Durante as estações mais quentes do ano, a tendência é que as taxas de sudorese aumentem, por isso, escolher uma água de qualidade é uma ótima forma de manter a saúde e amenizar o calorão. Nesse caso, a melhor opção é a Água Mineral Treze Tílias.
Repleta de minerais, com pH alcalino e produzida sob um rígido controle de qualidade ela é a melhor opção para você e sua família. Pensou em saúde, pensou Água Mineral Treze Tílias.
E você? Como faz para se refrescar nas altas temperaturas? Deixe um comentário contando pra gente quais são as suas estratégias para driblar o calor.