Se existe alguma coisa que as pessoas buscam hoje em dia, esse algo é sem sombra de dúvidas, qualidade de vida. Sentir-se bem, feliz e satisfeito é, e sempre será a maior procura das pessoas.
Se você faz parte do grupo que está em busca de qualidade de vida, então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.
Mas o que é qualidade de vida?
A definição de qualidade de vida é algo impossível de ser alcançado. Afinal, cada um possui um conceito para esse termo (ou situação).
Falando de modo amplo, porém, é possível afirmar que qualidade de vida é algo relacionado de modo direto a equilíbrio. Ao contrário do que muitos podem imaginar, ter uma vida qualitativa não significa exatamente ter dinheiro.
A qualidade de vida abrange alguns fatores gerais, como situações físicas, sociais e até mesmo espirituais. Um exemplo na prática: Você pode ter dinheiro e não ter saúde. Dessa maneira, não existe nada de qualitativo.
Embora não exista uma definição adequada e certeira, é muito comum que as pessoas tentem modular ou então especificar esse conceito.
No entanto, é a OMS – Organização Mundial da Saúde que conseguiu definir essa situação da melhor forma possível. De acordo com a OMS: “A qualidade de vida pode ser definida de maneira exclusiva pela percepção de uma pessoa, tendo como base sua inserção de vivência, onde cultura, sistema de valores, padrões e preocupações são levados em consideração”.
O que pode afetar a qualidade de vida?
Cada vez mais profissionais da saúde defendem a ideia de que qualidade de vida está diretamente relacionada à saúde, tanto física quanto mental. A rotina corrida dos dias atuais acaba por afetar diretamente momentos considerados saudáveis.
Por conta disso, é possível afirmar que os principais fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas são:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Sedentarismo;
- Doenças provenientes do sedentarismo.
Depois de saber o que afeta a qualidade de vida, fica mais fácil saber como alcançá-la não é mesmo? Então confira as dicas a seguir.
Como conquistar a desejada qualidade de vida?
Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer com que a vida se torne qualitativa e ainda mais prazerosa. Confira algumas dicas específicas e fáceis de serem incorporadas.
Atividades ao ar livre
Praticar meditação no parque, ler um livro sob uma árvore ou praticar técnicas de respiração e alongamento são ótimas opções de atividades ao ar livre que trazem mais saúde mental e consequentemente física.
Praticar uma atividade física prazerosa
Muitas pessoas não praticam atividades físicas, mas isso ocorre não pelo fato de serem sedentárias, e sim, por não encontrarem uma atividade que seja realmente prazerosa. Hoje é possível praticar boxe, natação, pilates, musculação, corrida, ciclismo em praticamente todos os lugares, basta encontrar a atividade que lhe seja mais prazerosa e incluí-la na rotina.
Alimentação e hidratação de qualidade
E por fim, para evitar adoecimentos e manter a saúde, é importante que se pratique uma alimentação saudável e balanceada, acompanhada de uma ingestão hídrica igualmente de qualidade, dessa forma, o organismo se mantém forte e capaz de combater as intempéries do dia a dia.
Agora que você já sabe tudo sobre qualidade de vida, que tal nos ajudar a divulgar esse conteúdo? Para isso, basta compartilhar em suas redes sociais.