Fibras e água são essenciais para uma boa digestão

As fibras são alimentos indispensáveis quando o assunto é alimentação saudável. Atualmente, o brasileiro consome uma quantidade muita baixa em fibras devido a baixa ingestão de vegetais, frutas e grãos integrais.

O alto consumo de industrializados e farinhas refinadas inviabiliza o consumo adequado deste grupo de alimentos. E esta carência no consumo pode acarretar em diversos tipos de doenças no aparelho gastrointestinal como diverticulite, retocolite ulcerativa e até mesmo câncer de intestino.

Apesar de não serem digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, as fibras cumprem um papel importante no funcionamento dos órgãos que participam da digestão e absorção. Para que ela cumpra seu papel é necessário ainda que se tenha uma ingestão adequada de água. Vamos entender o que são essas fibras e como consumi-las no seu dia a dia.

O que são fibras?

Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo. Existem dois grupos de fibras: solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis têm a capacidade de se misturar a água e assim cumprem seu papel de proporcionar mais saciedade, pois formam uma espécie de gel na parede do estômago. Este fenômeno além de retardar o esvaziamento gástrico, também promove o controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

Aveia, frutas cítricas, cenoura, beterraba, lentilha, soja e ervilhas são exemplos de alimentos ricos neste tipo de fibra.

As fibras insolúveis, presente em maior quantidade na casca de frutas e vegetais folhosos, tem o principal papel de melhorar o trânsito intestinal por aumento do bolo fecal. A ingestão adequada deste tipo de fibra também está relacionada a prevenção do câncer de intestino.

A importância da água

A importância da ingestão adequada de água é indiscutível. Mas neste caso, a água é um componente essencial para que as fibras funcionem. Sem ela, as fibras não têm a capacidade de exercer suas funções no organismo.

É a água que se une as fibras solúveis e formam o gel na parede do estômago, promovendo o controle da glicose sanguínea e do colesterol ruim. E é a água que faz com que o intestino funcione de forma regularizada e correta, para que toxinas sejam eliminas e não absorvidas no organismo.

O papel da água além da hidratação e equilíbrio, é também de limpeza, neste caso. Uma vez que é ela que promove o bom funcionamento do sistema excretor.

Beber água e ingerir fibras através de grãos integrais, vegetais e frutas é garantir saúde para o seu sistema digestivo e consequentemente melhora de vários outros fatores como disposição, sono, imunidade, absorção de vitaminas e minerais, emagrecimento e controle da diabetes.

Como obter fibras na alimentação

A quantidade de ingestão de fibras recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 25 g por dia. Para atingir esse número, é preciso ter uma alimentação saudável, balanceada e beber bastante água.

Veja agora algumas dicas de como consumir fibras no seu dia a dia.

Sucos sem coar

Suco é melhor do que refrigerantes e isso é indiscutível. Mas quando você coa o suco, você acaba tirando toda fibra e ficando apenas o açúcar da fruta. Portanto, ao fazer sucos, procure não coar e toma-los de forma integral.

Uma dica é utilizar frutas como uvas, maçãs e ameixas que possuam a casca menos espessas e de mais fácil aceitação.

Aproveite outros tipos de cascas

Algumas cascas não são possíveis de serem aproveitadas na forma de suco. Porém, podem ser aproveitadas de outras formas.

A casca da laranja por exemplo, pode ser utilizada ao fazer um bolo. Além disso, substituir a farinha refinada pela farinha integral na hora de fazer o bolo também é outra estratégia para aumentar o consumo de fibras.

Aumente o consumo de vegetais e frutas

As frutas também devem ser consumidas in natura. Não deixe de inclui-las como sobremesa ou lanches rápidos.

Vegetais também devem ser incluídos diariamente nas suas refeições. Procure sempre comer um prato cheio de salada antes da refeição principal, assim você aumentará também a saciedade e a ingestão de vitaminas e minerais.

Substitua as farinhas e inclua grãos integrais

Troque as farinhas brancas refinadas por farinhas integrais. Faça o mesmo com o arroz branco, procure utilizar o arroz integral.

Incluir grãos como cereais no dia a dia também é essencial. Procure misturar cereais com iogurtes naturais e frutas no café da manhã, por exemplo.

Beba água com qualidade

Não adianta usar águas de procedências duvidosas. Na hora de fazer um suco ou até mesmo ingerir água pura, sempre fique atento a qualidade da água que você está ingerindo.

A Água Mineral Treze Tílias é de qualidade e pode ser aliada da saúde quando ingerida em quantidades adequadas e associadas a uma alimentação balanceada.

Para ler mais artigos sobre saúde e bem estar, se inscreva em nossa newsletter e receba gratuitamente um conteúdo exclusivo!

Deixar um comentário