Como economizar e reaproveitar água

O Brasil é um país rico em riquezas naturais, dentre os que mais podemos citar estão a luz solar, os ventos e claro, a água.

Uma prova de quão importante o Brasil pode se tornar para o mundo em um futuro próximo é seu potencial de fornecimento hídrico, uma vez que terras brasileiras estão sob aquele que é considerado o maior reservatório de água doce do planeta – o aquífero Guarani.

Esse imenso reservatório, possui aproximadamente 1,2 milhões de Km² e se faz presente em quatro países da América do Sul: Brasil; Argentina; Paraguai e Uruguai.

Em solo brasileiro, o aquífero se estende pelos estados do Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Minas Gerais; São Paulo; Paraná; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A ANA – Agência Nacional de Águas não consegue definir de maneira precisa quanta água está armazenada nesse depósito natural, mas calcula-se que atualmente há cerca de 45 mil quilômetros cúbicos desse precioso líquido, sendo que destes, mais de 60% se fazem presentes em território brasileiro.

Embora o Brasil disponha de uma grande reserva natural de água, isso não é desculpa para que hajam desperdícios, tanto que campanhas para uso racional da água se tornaram cada vez mais frequentes.

Foi pensando de modo sustentável que decidimos criar esse conteúdo, para que cada vez mais pessoas possam aprender como economizar e reaproveitar água. Ficou curioso? Então continue lendo esse artigo.

Economizando água através de simples ações

A economia de água pode ser feita em diversas situações ao longo do dia. Separamos algumas medidas fáceis de serem tomadas e que além de reduzir a conta de água no final do mês, também trazem benefícios ao planeta. Confira:

Comece pelo registro

De modo periódico, feche o registro e verifique se o relógio continua girando. Caso isso ocorra, é sinal de que há algum vazamento.

Uma simples gota vazando a cada segundo, representa 30 litros de água desperdiçados por dia e mais dinheiro para pagar a conta no fim do mês.

Utilize arejadores nas saídas de água

Arejadores são pequenas peças que podem ser instaladas nas saídas de água comumente utilizadas em casa, como torneiras e chuveiros.

Esses pequenos objetos diminuem a quantidade de água que sai pelos canos e podem representar cerca de 35% de economia no consumo de água no final do mês.

Banhos mais rápidos

Essa dica é conhecida, mas nunca é demais repetir. Tome banhos rápidos. Cerca de 5 minutos no chuveiro são suficientes para uma boa higiene corporal, além de colaborar com a sustentabilidade no planeta.

Troque sua descarga

Antigamente, as casas eram construídas com descargas ligadas diretamente na tubulação. Nos dias atuais, existem privadas com caixas acopladas que usam o mínimo de água para dar descarga em dejetos sólidos e líquidos.

Reaproveitar a água também é importante

Além de economizar água, é possível também praticar um reaproveitamento consciente, como mostraremos agora.

Coloque um balde embaixo do chuveiro

É muito comum pessoas esperarem a água do banho esquentar enquanto ela escorre pelo ralo. Se você é uma dessas pessoas aqui vai a dica: Deixe um balde debaixo do chuveiro enquanto a água esquenta.

A água ali recolhida pode ser utilizada para regar plantas, lavar o quintal ou até mesmo dar descargas.

Colete a água da chuva

A água da chuva pode ser coletada tanto com baldes, quanto com cisternas caseiras. Nesses casos, essa água pode ser utilizada para lavar calçadas, ou regar plantas.

Não descarte a água da máquina de lavar

A água da máquina de lavar também pode ser coletada para ser reutilizada novamente. Como normalmente ela contém sabão e amaciantes, ela deve ser utilizada para limpeza de áreas externas.

Instale um sistema de reaproveitamento completo de água

Atualmente existem sistemas que podem ser instalados em residências e até mesmo prédios que são chamados de sistemas inteligentes de reaproveitamento.

Eles coletam água de chuveiro, pias e de chuva, promove um tratamento e a coloca novamente em uso, trazendo economia e incentivando a sustentabilidade.

Embora possa ser relativamente caro à princípio, esse sistema se paga, automaticamente em um curto período de tempo.

Para consumir, escolha a melhor

Devemos sem sombra de dúvida economizar e reaproveitar água, mas aqui cabe um adendo, não é possível beber água reaproveitada. A saída então, é optar por uma água de qualidade.

E quando se fala em água de qualidade, logo nos vêm à mente a Água Mineral Treze Tílias.

A Água Mineral Treze Tílias, é natural, retirada diretamente do aquífero Guarani, possui uma série de minerais benéficos à saúde e ainda tem o pH Alcalino, que favorece a oxigenação de tecidos corporais e previne uma série de doenças.

Todos devemos economizar e reaproveitar água, assim como merecemos o que há de melhor para consumo. E a melhor opção, você já sabe, é a água Mineral Treze Tílias.

Quer receber notícias sobre meio ambiente, sustentabilidade e saúde, todas voltadas à água? É simples, basta assinar nossa newsletter. É gratuito e os conteúdos chegam diretamente no seu e-mail.

Deixar um comentário