Armazenamento de água potável em casa, como fazer?

Como muitos sabem, é muito importante mantermos a hidratação em dia, um processo de desidratação, mesmo leve pode ser severo para todo e qualquer organismo, podendo inclusive trazer uma série de riscos para os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

A maioria das pessoas têm consciência de quão importante é o consumo regular de água e por isso fazem o armazenamento de diferentes formas.

No entanto, o que muita gente não sabe, é que existem maneiras adequadas de se armazenar água potável em casa.

Hoje vamos mostrar quais são as formas adequadas de proceder com um armazenamento de água potável em casa e quais erros devem ser evitados. Não deixe de conferir.

Distribuição de água no Brasil é irregular

De acordo com dados informados pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui hoje cerca de 12% de toda a água doce disponível no nosso planeta.

No entanto, a distribuição de toda essa água se dá de maneira irregular. O Brasil conta hoje com cerca de 200 mil pequenas bacias hidrográficas espalhadas por todo o território distribuídas de maneira irregular.

Assim, podemos afirmar que embora o país seja um verdadeiro oásis em termos hídricos, infelizmente nem todos possuem fácil acesso a esse precioso e necessário líquido, se fazendo necessário o armazenamento de água em casa.

Falando de maneira objetiva, apenas pouco mais da metade dos brasileiros possui acesso direto e facilitado à água potável.

Água e prazo de validade

Ao falarmos de armazenamento de água, é comum que a dúvida sobre o prazo de validade da água venha à tona. E já adiantamos de antemão que sim, água possui prazo de validade.

A água sem gás, comercializada em garrafinhas e copos quando lacrados e armazenados de maneira adequada, possuem em média 12 meses de validade.

Entretanto, uma vez que esses recipientes são abertos, o recomendado é que toda a água presente em seus interiores seja consumida em um prazo de até dez dias corridos, como forma de preservar as características, além de manter a qualidade.

Dicas para cuidar do ambiente onde a água vai ser armazenada

Tão importante quanto fazer um armazenamento adequado, é preparar o ambiente para que a água seja armazenada de maneira mais salubre possível. Por isso, separamos dicas importantes que devem ser respeitadas na hora de armazenar esse líquido vital. Vamos a elas.

Dica 1: Evite goteiras ou vazamentos

A primeira dica na hora de buscar um local para armazenar água é buscar um ambiente que tenha um teto livre de goteiras ou vazamentos. Isso é importante pois evita a formação de bolor ou umidade.

Dica 2: Cuidado com a luz solar

No local de armazenamento não deve haver incidência direta de luz solar, claridade excessiva, calor e umidade, uma vez que essas condições permitem o desenvolvimento de algas que se fazem presentes de maneira natural na água mineral.

Dica 3: Atenção à temperatura

A temperatura é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de armazenar água potável.

O ideal é que a temperatura do local de armazenamento esteja abaixo de 25ºC, preferencialmente em ambiente fechado, livre de sujidade.

Dica 4: Nada de produtos químicos por perto

A água não deve ser armazenada de maneira próxima a produtos químicos que exalam odores fortes, assim como o ambiente do local do armazenamento deve ser higienizado sem o uso de produtos de limpeza com cheiros fortes.

Isso porque o excesso de componentes químicos pode ultrapassar o material dos compartimentos onde a água é armazenada e alterar sua composição.

Dica 5: Respeite prazos de validade

Como mostramos anteriormente, a água possui, sim, prazo de validade. Mas além dela, os recipientes de armazenamento também possuem data limite que devem ser respeitados.

Normalmente, os recipientes que possuem prazo de validade são os galões de 20 litros onde muita gente armazena água.

Dica 6: Nada de contato com o chão

Galões e garrafas utilizados para o armazenamento de água precisam ser colocados preferencialmente em estrados limpos e secos ou qualquer outro de apoio suspenso que esteja em bom estado de conservação, evitando assim o contato direto com o chão.

Outro ponto importante é evitar o contato desses recipientes com a parede e com o teto. Isso porque, chão, parede e teto são locais onde pode haver sujeira, acarretando em contaminação da água.

Dica 7: Cuidado com ralos

Caso haja ralos no local de armazenamento, eles devem ser sifonados e tampados. Não é recomendado que o ralo seja comum, pois esse tipo permite a entrada de insetos que podem transportar germes, bactérias e até mesmo parasitas para os recipientes que consequentemente podem causar contaminação em quem beber a água armazenada.

Outras recomendações para o armazenamento

Além dessas 7 dicas importantes, existem outras recomendações que devem ser seguidas por quem optar por armazenar água em casa. São elas:

  •       Evite fumar próximo à água armazenada;
  •       Caso você seja responsável pelo transporte da água, evite deixá-la dentro do carro fechado sob o sol;
  •       Para evitar a proliferação natural de algas, os galões devem ser protegidos com capas protetoras.
  •       Caso você tenha optado por galões, é preciso higienizar o recipiente com álcool isopropílico, álcool 70% ou então solução clorada e retirar completamente o lacre e a tampa.

Recipientes que podem ser utilizados para o armazenamento de água

Agora que você já sabe quais são os cuidados para armazenar água em casa, é hora de conhecer quais são os recipientes que devem ser utilizados para essa finalidade.

Garrafas de vidro

Garrafas de vidro devem ser consideradas como a primeira opção de quem busca armazenar água em casa, uma vez que elas são ecologicamente mais corretas que o plástico.

O único problema é que as garrafas de vidro são mais difíceis de lacrar, por isso muitas pessoas acabam optando pelas garrafas de plástico.

Recipientes plásticos

Recipientes plásticos normalmente são utilizados por conta de sua possibilidade de lacramento e fechamento. No entanto, é preciso cuidado com esse tipo de recipiente.

É comum que muita gente armazene água em garrafas Pets, o que não é recomendado, pois esse tipo de material pode soltar componentes químicos na água dependendo do tempo de acúmulo e do local onde ficam guardadas.

Se você tiver comprado copos, garrafinhas ou galões fechados e lacrados de fábrica, basta seguir as orientações de armazenamento.

Aço inox

Nossa terceira indicação são reservatórios de aço inox. Hoje é relativamente simples encontrar garrafas produzidas com esse material onde a água pode ser armazenada.

Reservatórios de aço inox são muito utilizados para armazenar não apenas água, mas também outros tipos de bebida, como sucos, vinhos e até mesmo cerveja.

Hoje o aço inox é um dos materiais mais utilizados por indústrias de todo o mundo, por conta de suas características que são ideais em termos de manutenção de qualidade.

Filtro de barro

E a nossa última opção é o famoso e conhecido filtro de barro, popularmente chamado de talha.

A maioria dos brasileiros possuem lembranças dos tempos que consumia água diretamente de recipientes dessa natureza.

Estudos recentes demonstraram que filtros de barro são as melhores opções para o armazenamento de água potável em casa.

A câmara de filtragem desse tipo de recipiente, feita com velas cerâmicas é capaz de remover de maneira eficiente a presença de substâncias como metais pesados e excesso de cloro – substâncias comumente encontradas na rede pública de água de muitas casas do Brasil.

Água Mineral Treze Tílias: A melhor opção para você e sua família

Agora que você já sabe como deve ser um ambiente para o armazenamento de água potável em casa e quais recipientes utilizar, é preciso escolher uma água de qualidade para o consumo e nesse caso, a melhor opção para a saúde de sua família é a Água Mineral Treze Tílias.

A Água Mineral Treze Tílias possui origem natural e possui uma classificação única por conta de seu local de captação que lhe confere propriedades especiais. Assim, Ela possui as seguintes classificações:

  •       Mineral Natural;
  •       Alcalina;
  •       Bicarbonatada;
  •       Magnesiana;
  •       Litinada;
  •       Carbônica.

A presença de minerais de forma natural, e o seu pH alcalino conferem à Água Mineral Treze Tílias uma série de benefícios únicos aos seus consumidores que vão desde melhora da saúde e aspecto da pele, passando pela manutenção e funcionamento do trato digestório, prevenção de câncer, melhora de saúde cognitiva e maior performance física.

Agora que você já sabe como armazenar água potável em casa, escolha Água Mineral Treze Tílias como a fonte de vida para sua família.

Não guarde todo o conhecimento adquirido nesse conteúdo só para você. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e faça com que o maior número de pessoas saiba quais são as melhores formas de armazenar água potável em casa. 

Deixar um comentário