A importância de cuidar da água

A água, como muitos sabem é um recurso natural, presente em nosso planeta sob diferentes formas físicas, entretanto, para nós, seres humanos, sua presença sob a forma líquida, é talvez a mais importante, uma vez que a utilizamos para hidratação assim como higiene. No entanto, é preciso pensar nesse valioso artifício natural de maneira mais profunda, por isso, hoje vamos mostrar a importância de cuidar da água.

Água no Brasil e no mundo

O Brasil é um dos países com maior abundância em termos de recursos hídricos. Cerca de 12% do total da água  mundial, está em terras brasileiras. Entretanto, a distribuição não é uniforme em nosso território. De acordo com a ANA – Agência Nacional de Águas, a água doce – aquela própria para consumo, está assim distribuída pelas regiões brasileiras.

  •       Região norte – 68% dos recursos hídricos;
  •       Região Centro-Oeste – 16% dos recursos hídricos;
  •       Região Sul – 7% dos recursos hídricos;
  •       Região Sudeste – 6% dos recursos hídricos;
  •       Região Nordeste – 3% dos recursos hídricos.

A exemplo do que ocorre no Brasil, a água doce disponível no planeta, também não está distribuída de maneira uniforme, variando em termos de presença em ecossistemas, assim como regiões.

Nos dias de hoje, os países que mais concentram água doce no mundo são:

  •       Rússia;
  •       Brasil;
  •       Canadá;
  •       Estados Unidos;
  •       Índia;
  •       Colômbia;
  •       República democrática do congo;
  •       China.

A presença de água nesses países, corresponde a aproximadamente 60% da água doce existente no planeta.

O continente com maior concentração de água doce hoje, é a América, com pouco mais de 39%, seguido pela Ásia que contém 31%. O continente com menor quantidade de água doce é a Oceania, com apenas 3,9% de água disponível.

A África por conta de sua dimensão, é um continente que sofre com falta de água, uma vez que seu território possui apenas 9,7% da água doce no mundo.

Os principais reservatórios de água doce no mundo hoje são geleiras, neves eternas, aquíferos subterrâneos, lençóis freáticos, rios e lagos.

A importância de cuidar de água

Embora pareça algo óbvio, você já pensou realmente na importância de cuidar de água?

Caso sua resposta tenha sido negativa, vamos então, mostrar a real importância de cuidar da água, principalmente nos dias de hoje.

Manutenção climática

Embora possa parecer estranho, cuidar da água é importante para manutenção do clima como conhecemos e evitar o avanço do aquecimento global. Geleiras, rios, lagos, neve eterna, lençóis freáticos fazem parte de delicados ecossistemas.

Alterações na qualidade ou quantidade de água presentes nesses reservatórios podem desencadear profundas mudanças climáticas e ameaçar a vida como conhecemos.

Alimentação

Aqui temos outro motivo que nos leva a pensar na importância de cuidar da água. A produção de alimentos, principalmente de origem vegetal, necessita de água para seu plantio e crescimento.

A ausência de recursos hídricos, é capaz de impactar diretamente nesse tipo de produção, afetando lavouras inteiras e como consequência deixar muita gente sem comida. O uso errôneo da água, assim como o uso de agrotóxicos são as principais formas de contaminação da água utilizada para a produção de alimentos.

Hidratação

Ao vivermos em um planeta com clima adequado e alimentos disponíveis, temos aqui outra grande importância no cuidado com a água: A hidratação.

Como se sabe, o organismo humano é composto principalmente por água e temos necessidades diárias bastante elevadas de consumo desse valioso recurso natural. Por isso, o cuidado com as fontes hídricas naturais é de suma importância.

Compromisso em cuidar da água

Depois de descobrir de maneira aprofundada a importância de cuidar da água, é importante dar crédito àqueles que cuidam desse recurso, assim como todo o meio ambiente em si.

Nós da Água Mineral Treze Tílias, temos como compromisso, levar até você uma Água Mineral Alcalina de qualidade, mas sem desrespeitar a natureza em todo o nosso processo de captação, produção e consequentemente envase.

A Água Mineral Treze Tílias preza pela responsabilidade social e manipula esse valioso recurso hídrico com o máximo de destreza e cuidado, pensando no coletivo como um todo.

Se você busca uma água de qualidade para você e para sua família e preza pelo bem-estar do meio ambiente como um todo, então, você deve escolher a Água Mineral Treze Tílias. Para encontrar um distribuidor mais próximo de você, basta clicar aqui

Deixar um comentário