O termo HIIT é derivado da sigla inglesa – High Intensity Interval Training, que em português significa treino intervalado de alta intensidade. Isso significa que o HIIT é uma forma de treinar onde a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalado com períodos de descanso que podem ser ativos, mas com menor intensidade, ou até mesmo passivos, onde não há nenhum tipo de movimentação.
Mostraremos hoje, como é possível apostar no HIIT para emagrecer com saúde no inverno.
Entendendo como funciona o HIIT
O HIIT funciona basicamente mostrando a nossa capacidade de energia, que são as vias do sistema de fosfato e sistema glicolítico, que são nossas reservas de energia. Essas duas vias são acionadas pelo nosso organismo quando há algum esforço elevado ou de maior intensidade, porém, de maneira curta.
O HIIT possui ênfase sobre essas vias intervindo diretamente no metabolismo humano, favorecendo maior rendimento esportivo. Os esforços desse tipo de treino superam facilmente os esforços de outras modalidades.
O objetivo desse tipo de treino é uma maior queima calórica, não só durante o treino, mas como nas 24 horas após o treino.
Por conta de sua alta intensidade, os treinos HIIT possuem menor duração de tempo, variando entre 10 e 30 minutos no máximo. É por isso que essa modalidade de treino tem ganhado popularidade, especialmente entre aquelas pessoas que não têm tempo para realizar treinos longos.
Colocando o HIIT em prática
O HIIT é um tipo de treino aeróbico, ou seja, ele pode ser encaixado em diferentes modalidades esportivas como corrida, ciclismo, natação, e até mesmo exercícios aeróbicos básicos, como polichinelos ou os famosos “burps” praticados no crossfit.
Os exercícios consistem em práticas intervaladas, normalmente divididas em 30 segundos.
Nos 30 segundos iniciais deve-se praticar a atividade de modo intenso, na faixa de 90% a 100% da capacidade de prática daquela atividade física e nos 30 segundos finais, a intensidade do exercício deve ser drasticamente diminuída.
Como citado, anteriormente, o treino pode ter duração de 10, 15, 20, 25 e até mesmo 30 minutos, intercalando alta e baixa intensidades.
Uma forma fácil de colocar o HIIT em prática é na esteira, onde é possível alterar facilmente a velocidade das passadas de maneira conjunta com o cronômetro.
Como o HIIT emagrece?
O treino HIIT queima mais caloria em menos tempo do que exercícios moderados, o que o torna uma opção muito interessante para quem busca emagrecer.
Isso acontece porque quem o pratica é capaz de atingir intensidades mais altas, o que demanda maior produção energética do organismo. Embora os exercícios de alta intensidade, usem basicamente glicogênio como fonte energética, o tecido adiposo também acaba sendo utilizado como energia, o que facilita a perda de peso.
Além disso, o HIIT também acelera o metabolismo. Nas 24 horas após um treino HIIT, o organismo queima cerca de 10% mais calorias do que queimaria sem ter feito o treino. Isso ocorre pelo simples fato de que após a realização dessa atividade, o organismo tem um maior consumo de oxigênio, o que leva uma aceleração natural do metabolismo.
A esse efeito se dá o nome de EPOC, que em português significa Consumo de Oxigênio Pós-Exercício. Com maior consumo de oxigênio pelo organismo após a realização do HIIT, maior será a demanda energética do corpo, favorecendo a perda de peso.
HIIT e inverno: Um emagrecimento certeiro
Unir o HIIT ao inverno é outro ponto bastante positivo, uma vez que naturalmente no inverno, principalmente em regiões onde há declínio de temperatura, o metabolismo acelera, justamente para garantir estabilidade térmica corporal.
Por isso, adotar treinamentos HIIT, principalmente no inverno, é uma ótima forma de derreter aquela gordura indesejada.
Outros benefícios do HIIT
Além de acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento, o HIIT também possui os seguintes benefícios:
- Aumenta a capacidade cardiovascular;
- Auxilia na manutenção de massa muscular;
- Reduz o apetite;
- Melhora o funcionamento da insulina;
- Aumenta equilíbrio, agilidade e concentração.
Cuidados e hidratação adequada são importantes
Antes de praticar o HIIT alguns cuidados são importantes, afinal por se tratar de um exercício de elevada intensidade, é preciso que exista um preparo físico prévio, caso contrário as chances de lesão são grandes. Por isso, deve-se sempre buscar um profissional capacitado para te orientar.
E por promover um aumento considerável de funcionamento metabólico, manter a hidratação também é importante.
Repleta de minerais e com pH alcalino, a Água Mineral Treze Tílias é a melhor opção em termos de hidratação após a realização do HIIT, uma vez que auxilia na reposição de minerais, além de potencializar o funcionamento celular.
Depois de conhecer como o HIIT pode te ajudar a emagrecer, principalmente no inverno, que tal passar essa informação para mais pessoas? Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.