Alimentos importantes para quem pratica corrida

A alimentação de um corredor, seja ele amador ou profissional, durante seus treinamentos ou provas, deve ser saudável e balanceada, com a finalidade de fornecimento de energia e nutrientes para que haja bom desempenho, além de favorecer processo de recuperação. O praticante de corrida deve priorizar alguns alimentos, evitar outros, e não deixar de lado a questão da hidratação.

No conteúdo de hoje, vamos dar dicas de alimentos importantes para corrida.

Alimentos importantes para corrida

Nosso organismo é como uma máquina que precisa de combustível para funcionar. Fazendo uma analogia simples, o combustível do ser humano é proveniente de forma direta, dos alimentos ingeridos. São eles que fornecem energia para que o corpo possa funcionar e desempenhar atividades físicas das mais variadas naturezas, como é o caso da corrida, por exemplo.

Dentre os alimentos importantes para corrida podemos citar:

  • Banana;
  • Beterraba;
  • Chocolate amargo;
  • Alimentos fontes de cálcio.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Banana

A banana é considerada um alimento coringa, pelo fato de ser ótima fonte de potássio, ajudando a combater e evitar cãibras musculares, além de possuir cerca de 20 gramas de carboidrato por unidade, o principal nutriente energético do organismo. Alie a isso seu baixo custo e facilidade de transporte e temos a fruta como uma ótima opção pré-corrida.

Beterraba

A beterraba é um alimento rico em carboidrato e nitrato. O carboidrato é utilizado como fonte de energia e o nitrato é transformado em óxido nítrico pelo organismo, causando assim, um fenômeno de vasodilatação de vasos sanguíneos, o que permite maior fluxo de sangue e distribuição de mais oxigênio para músculos e demais tecidos. Com maior oferta de oxigênio, menor é a sensação de fadiga dos corredores, que têm o desempenho aumentado.

Chocolate amargo

O flavonoide presente no chocolate amargo auxilia na questão de perfusão sanguínea, ou seja, a exemplo do que ocorre com a beterraba, o corredor que ingere pequenas quantidades de chocolate amargo tem aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente maior oxigenação, o que garante mais resistência. Comer uma banana grande e dois quadradinhos de chocolate amargo é uma ótima forma de garantir aquele gás a mais durante a corrida.

Alimentos fontes de cálcio

Diferente do que muitos acreditam, o cálcio não possui função de apenas fornecer suporte aos ossos e dentes. Esse mineral é responsável pelas contrações musculares de todo o organismo.

Por isso, ingerir alimentos fontes de cálcio, como queijos, iogurtes, coalhada, brócolis, gergelim e couve, por exemplo, é uma ótima forma de garantir contrações musculares eficientes. Além do mais, esses alimentos costumam ser ótimas fontes de proteínas, o que auxilia no processo de recuperação da musculatura após as corridas.

Hidratação também é muito importante

Embora a oferta de energia seja de grande importância para a prática da corrida, é importante não deixar a hidratação de lado. É necessário ingerir água de qualidade antes, durante (quando o trajeto é longo) e após as corridas, como forma de garantir o funcionamento do organismo como um todo.

A corrida é uma atividade física desgastante que promove aumento de temperatura corporal, o que favorece as taxas de sudorese. Por isso, a necessidade de se hidratar adequadamente.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre alimentos importantes para corrida ou hidratação, basta deixar um comentário, que nossa equipe responderá o mais rápido possível. 

Newsletter

Deixar um comentário