Água mineral e saúde: conheça os 10 principais benefícios

O Brasil é um país privilegiado, já que muitas pessoas têm acesso facilitado à água mineral. De acordo com dados da ABINAM – Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais, os brasileiros estão felizmente consumindo cada vez mais água mineral envasada.

Embora muitas regiões possuam uma rede de distribuição de água realmente funcional, que possibilita a chegada de água tratada nas torneiras e chuveiros, não se deve beber água diretamente da torneira.

Em outros países, principalmente no continente europeu, tomar água da torneira é um hábito relativamente comum. Aqui no Brasil isso é mais raro, e a explicação para isso é um tanto quanto lógica: Infelizmente, muitas regiões brasileiras ainda não dispõem de um sistema de saneamento básico eficiente, o que aumenta o risco da ingestão de água contaminada.

Além disso, um ponto importante nesse tema, é o de que embora a água saia potável da estação de tratamento ela pode sofrer algum tipo de contaminação no caminho e com isso, causar doenças se ingeridas. É por isso que o ideal é escolher uma água mineral de qualidade.

No artigo de hoje vamos te mostrar qual é a definição de água mineral e quais são os principais benefícios que o consumo desse tipo de água pode trazer à sua saúde e de toda a sua família. Não deixe de ler.

Brasil está entre os maiores produtores de água mineral do mundo

Por conta de seu grande potencial hídrico, proveniente de rios, lagos e consequentemente aquíferos, o Brasil é hoje considerado um país rico em fontes de água mineral.

O país ocupa a 4ª posição em termos de produção mundial de água mineral envasada com uma participação de quase 10% no mercado global.

Mas responda uma coisa, você já parou para questionar o que significa o termo água mineral?

Se sua resposta tiver sido negativa, não se preocupe, nós vamos te mostrar a seguir o real significado.

O que é água mineral, afinal?

A água mineral é o líquido obtido diretamente de fontes naturais sem nenhum tipo de alteração artificial por ação do homem, mantendo sua qualidade, características e principalmente sua pureza. Ou seja, não há a adição, tampouco retirada de nenhum elemento de sua composição.

Todas as etapas da produção que começam em sua captação até que ela chegue ao consumidor final, devem obedecer a uma série de rigorosos padrões nacionais e internacionais de higiene.

Quando falamos de água mineral é a Portaria nº 470, datada de 24 de novembro de 1999, estabelecida pelo Ministério de Estado de Minas e Energia que rege questões técnicas envolvendo a rotulagem das embalagens de água mineral.

Para estar de acordo com a portaria, é obrigatório que o rótulo de toda e qualquer água mineral aqui produzida tenha as seguintes informações:

  •       Nome da fonte de onde a água é extraída;
  •       Local da fonte – contendo município e estado;
  •       Características físico-químicas;
  •       Composição química expressa em miligramas por litro (mg/L).

Nesse caso, é o último item que o consumidor precisa levar em consideração e observar com atenção na hora da compra para se certificar dos níveis de algumas substâncias na composição da água mineral envasada.

Existem diferentes tipos de água mineral

Um ponto que merece grande destaque quando falamos de água mineral é que elas não são todas iguais.

Uma água mineral produzida na região sul do Brasil, é totalmente diferente de uma que foi envasada na região norte, por exemplo.

É importante ressaltar que isso é normal e não causa nenhum tipo de problema.

Os minerais presentes em uma água considerada mineral são provenientes principalmente do solo da região ou do aquífero de onde ela é obtida.

Depois dessa verdadeira apresentação e exemplificação do que é água mineral podemos partir para o que realmente interessa: Os benefícios que a água mineral traz à saúde de seus consumidores. Vamos lá?

10 benefícios de consumir água mineral

Como acabamos de mostrar, a água mineral é uma água rica em minerais em sua composição e por mais que possam existir diferenças entre as águas assim classificadas, os benefícios delas à nossa saúde são relativamente semelhantes.

Além de promover hidratação, uma água mineral é capaz de conferir uma série de benefícios aos seus consumidores. Vamos te mostrar agora os principais desses benefícios.

1. Melhora o funcionamento intestinal

O consumo de água mineral é fundamental para que fibras ingeridas provenientes da alimentação cumpram o seu papel de potencializar o trânsito intestinal.

Essa associação de fibras e água ainda contribui também para a melhora da digestão, aumento da saciedade e controle de peso.

Manter-se hidratado com água mineral é essencial para um intestino mais funcional e consequentemente mais saudável.

2. Potencializa cognição

Como já mostramos em outros conteúdos, a desidratação diminui drasticamente a capacidade de concentração e acaba por afetar a cognição.

O cérebro é um dos órgãos que mais necessitam de água para seu funcionamento, assim quando se utiliza uma água mineral, além de promover a hidratação cerebral, é ofertado nutrientes importantes para a sua performance. O magnésio é um exemplo clássico de substância presente de maneira quase que igualitária em diferentes águas minerais capaz de potencializar a cognição.

3. Evita a retenção de líquidos

O terceiro benefício é muito bem-visto por muita gente. Os minerais presentes na água favorecem a circulação sanguínea e de fluídos corporais, combatendo de maneira direta a retenção hídrica.

Essa condição de saúde é muito comum no público feminino, estando na maioria das vezes relacionado a fatores hormonais e acaba dando uma impressão incômoda de inchaços, além de favorecer complicações com varizes e inchaços nos membros inferiores.

4. Controle da pressão arterial

O consumo de água mineral é um verdadeiro remédio natural para quem sofre com o problema de hipertensão arterial, ou seja, a pressão alta.

O magnésio e o cálcio, muitas vezes presentes nesse tipo de água, agem de modo a fortalecer e aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que contribui para uma fluidez facilitada do sangue pelos vasos sanguíneos e menor esforço do coração.

Com uma pressão arterial sob controle, os riscos de infarto, trombose e até mesmo AVC diminuem drasticamente.

5. Dentes e ossos mais fortes

Como acabamos de citar no benefício anterior, é muito comum que as águas minerais produzidas, envasadas e distribuídas no Brasil apresentam grandes quantidades de cálcio em sua composição.

O cálcio é um mineral constituinte de ossos e dentes. Assim, o consumo regular e constante de água mineral fortalece de maneira automática essas estruturas corporais que são de grande importância para uma vida saudável e qualitativa.

6. Aumento de resistência física

Outro benefício do consumo regular de água mineral é o aumento de resistência física e isso se explica pela presença do ferro na composição desse valioso líquido.

O ferro é um mineral valioso que atua tanto na produção dos glóbulos vermelhos, quanto no transporte de oxigênio para todo o organismo.

Assim, quem consome água mineral de maneira regular, possui automaticamente melhores níveis de oxigênio no sangue. Isso naturalmente confere um aumento de resistência que pode ser sentida durante a prática de atividades físicas, assim como na realização de tarefas cotidianas do dia a dia.

7. Eliminação de toxinas

Quando se opta por uma água mineral que possui bicarbonato em sua composição, um dos grandes benefícios que se colhe é uma eliminação de toxinas mais facilitada.

Isso porque o mineral possui uma poderosa ação digestiva e diurética, sendo capaz de otimizar a remoção de toxinas corporais que não serão mais utilizadas pelo organismo.

Além de potencializar o processo de digestão e diurese, o bicarbonato, tão comum na água mineral, ainda previne o surgimento de úlceras intestinais e previne quadros de esofagite.

8. Mantém a saúde neurológica

Outro mineral relativamente comum nas águas minerais brasileiras é o lítio.

O lítio possui um papel de extrema importância na saúde neurológica das pessoas, sendo capaz de diminuir e controlar o famoso transtorno de bipolaridade.

Além disso, o magnésio, também muito como na água mineral, é conhecido como um calmante natural, ajudando a manter as pessoas mais tranquilas e consequentemente menos estressadas e ansiosas, principalmente agora em tempos de pandemia, onde muita gente está com os nervos à flor da pele.

9. Hidratação e beleza da pele

Você pode argumentar que o simples ato de beber água já seria suficiente para manter a pele mais hidratada, o que é verdade.

No entanto, existe um mineral que pode potencializar esse processo de hidratação da cutânea, estamos falando do carbonato.

O mineral é conhecido por sua capacidade de potencializar por ação osmótica uma hidratação mais adequada do organismo como um todo.

Dessa maneira, quem consome água mineral com carbonato em sua composição, tem naturalmente uma pele mais elástica, hidratada, resistente, funcional e consequentemente mais bonita.

10. Melhora da imunidade

Fornecer minerais ao seu organismo por meio da hidratação é uma forma um tanto quanto funcional de prevenir uma série de doenças. Os variados minerais presentes na água mineral são capazes de agir como substrato energético para o sistema imunológico, aumentando a imunidade de seus consumidores.

O pH da água também traz benefícios à saúde

Assim como os minerais presentes na água são capazes de promover benefícios à saúde, o potencial hidrogeniônico, ou pH da água também é importante.

O pH é uma medida química utilizada para definir se uma substância é neutra, ácida ou alcalina que varia entre valores de 0 a 14.

  • Se uma substância possui um pH de 0 a 6 ela é considerada ácida;
  • Se uma substância possui um pH de 7 ela é considerada neutra;
  • Se uma substância possui um pH de 7 a 14 ela é considerada alcalina.

Em uma água mineral, o valor do pH deve se fazer presente no rótulo, e o valor ideal de uma água mineral deve estar entre 9 e 10. Ou seja, na hora de escolher a sua água mineral, você deve dar prioridade a uma água que seja alcalina e a explicação para isso é simples.

Nosso sangue é levemente alcalino. Assim, uma água alcalina é capaz de manter o equilíbrio ácido básico do sangue, garantindo assim um organismo mais saudável e funcional.

Entre os principais benefícios de uma água mineral alcalina podemos citar:

  • Ossos mais saudáveis e protegidos de problemas como osteoporose;
  • Prevenção de doenças como câncer;
  • Sistema cardiovascular mais poderoso;
  • Intestino mais saudável e funciona;
  • Organismo mais funcional que reflete em maior expectativa de vida.

Água mineral Treze Tílias: Rica em minerais e alcalina

Tão importante quanto incluir em sua rotina uma água mineral, é escolher uma opção repleta de minerais e que também seja alcalina.

Como o nome já sugere, a Água Mineral Treze Tílias possui uma alta quantidade de minerais em sua composição, além de possuir pH alcalino, o que confere automaticamente todos os benefícios que você acabou de conferir.

Portanto, se você busca mais saúde por meio da hidratação, a Água Mineral Treze Tílias é a sua deve ser a sua escolha.

Agora que você já conhece os principais benefícios que uma água mineral é capaz de proporcionar, que tal compartilhar o conhecimento recém-adquirido? Para isso, basta divulgar esse artigo em suas redes sociais para que seus contatos possam ter acesso a informação de qualidade. 

Deixar um comentário