Não é novidade para ninguém que a água mineral, além de saciar a sede, pode trazer diversos benefícios para o nossos sistemas digestório, cardiovascular, imunológico e até para a nossa saúde mental. Problemas como constipação intestinal, pressão alta, infecções frequentes e até humor deprimido podem ser evitadas apenas bebendo água.

O que pouca gente sabe, porém, é que a água também traz inúmeros benefícios para o maior órgão do nosso corpo: a pele. A raiz dos problemas dermatológicos pode estar numa hidratação inadequada.

Problemas como pele seca, cabelos ressacados e fracos, inchaços, rugas e celulite podem surgir em indivíduos que não bebem muita água.

Pensando nas vantagens desse cosmético natural barato, acessível e poderoso, listaremos abaixo 6 benefícios que a água mineral pode trazer para a pele.

1 – Disfarça as rugas

A nossa pele é constituída basicamente por duas camadas: a derme e a epiderme. Uma componente abundante nessas duas camadas é a água. Alterações na quantidade do fluido podem provocar significativas mudanças na aparência da pele.

Você já percebeu que quanto mais seco o tronco de uma árvore, mais fácil é a descamação e mais rugoso fica a sua superfície? A mesma coisa acontece com a nossa pele. A falta do líquido nas camadas da pele a a deixa com aspecto mais enrugado e consequentemente mais frágil. Assim, ao manter a pele hidratada as rugas se tornam menos perceptíveis e a superfície do órgão fica mais firme.

2 – Deixa as unhas e os cabelos hidratados

As unhas e os pelos são anexos da pele que cujas constituições são muito parecidas. Ambos são formados na pele e compostos basicamente por uma proteína chamada queratina e por água.

Dessa forma, a saúde da camada da pele que forma a unha ou o cabelo será refletida na vitalidade desse anexo. O resultado de uma pele seca é um cabelo ressecado ou uma unha sem brilho e quebradiça.

Assim, para dar força e brilho aos seus cabelos e às suas unhas, um bom estado de hidratação se mostra bastante eficiente.

3 – Combate as celulites

As celulites ou adipose edematosa são aquelas irregularidades da pele temidas por toda mulher vaidosa. Sabe-se que, dentre as causas dessas irregularidades, está a inflamação sutil por insuficiência do sistema de pequenos vasos sanguíneos que irrigam a camada da derme.

A água mineral ajuda a eliminar as impurezas do organismo, facilitando a evacuação e melhorando a circulação sanguínea. Dessa maneira, a água ajuda significativamente na microcirculação da derme e é extremamente eficaz na prevenção ao aparecimento das celulites.

4 – Rejuvenesce

Os principais responsáveis pelo envelhecimento são os chamados radicais livres. Eles provocam um fenômeno denominado estresse oxidativo, levando ao envelhecimento.

Beber água ajuda a diminuir substancialmente os efeitos oxidantes dos radicais livres. A estrutura da molécula da água é capaz de se ligar aos radicais livres e transportá-los para fora do corpo, retardando o envelhecimento.

Além disso, a água é fundamental para manter o funcionamento adequado das fibras colágenas, responsáveis pela sustentação da pele. Diferente dos cremes hidratantes que só atingem a camada superficial, a hidratação pelo líquido atinge até as camadas mais profundas da pele.

5 – Hidrata

A água mineral pode ser usada diretamente na pele, potencializando a sua hidratação. Ela possui benefícios bem parecido com a água termal, deixando a pele mais viscosa e saudável.

Lavar o rosto pela manhã com água mineral gelada (podendo colocar algumas pedras gelo), é um ritual de beleza que trará benefícios reais. 

6 – Diminui os “inchaços”

Para manter o equilíbrio do nosso corpo, quando temos excesso de certos componentes (o sódio, por exemplo), o organismo retém líquido para dissolver esses componentes e manter a concentração do meio sem bruscas alterações.

Embora pareça paradoxal em um primeiro momento, a eliminação dessas substâncias em excesso e consequente diminuição do “inchaço” só é feita com a ingestão de mais líquido. Isso acontece porque o corpo precisa dissolver ainda mais os íons em excesso para, só assim, poder eliminá-los, mantendo o equilíbrio químico.

A água não só nos livra de inúmeras doenças como também pode melhorar muito a nossa aparência. Beber água pode ser um substituto muito mais em conta para a água termal ou para os cremes hidratantes.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar gratuitamente no seu e-mail!

Artigos Recentes

Deixar um comentário