A água em todos os processos da vida

O Dia Mundial da Água é comemorado todo ano no dia 22 de março e tem como principal objetivo causar discussões pertinentes sobre esse recurso natural tão importante. Como muita gente sabe, a vida como conhecemos e a manutenção da saúde como um todo só é possível graças à presença de água sob a forma líquida. Por isso a importância de cuidarmos de suas fontes naturais, além de ingerirmos quantidades adequadas diariamente.

O artigo de hoje visa comemorar mais um Dia Mundial da Água e mostrar como ela se faz presente em todos os processos da vida, abordando saúde individual e coletiva. Vamos lá?

Dia Mundial da Água: uma data de conscientização

Diante da grande importância da água para a nossa sobrevivência, aliada à necessidade de mantermos esse recurso disponível, no dia 22 de março de 1992 a ONU instituiu o dia mundial da água.

A data foi criada com o intuito de ampliar a discussão sobre esse recurso natural finito e conscientizar toda a população do planeta sobre seu uso racional.

A disponibilidade de água no planeta

Embora o planeta seja em sua maioria coberto por água, estima-se que menos de 1% seja ou então esteja disponível para o consumo humano.

É importante ainda destacar que essa água está distribuída de maneira desigual por todo o globo, o que faz com que em muitos lugares esses recursos sejam bastante ou então totalmente escassos.

De toda água disponível no planeta, 97% é salgada e apenas 3% doce. Esse pequeno percentual de água doce está dividido da seguinte maneira:

  •       71% geleiras;
  •       18% lagos e rios;
  •       7% Depósitos subterrâneos;
  •       4% umidade relativa do ar.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses reservatórios naturais desse líquido tão precioso.

Geleiras

Embora muita gente não saiba, entre todos os reservatórios de água espalhados pelo mundo, as geleiras são as principais fontes de água doce do mundo. No entanto, ao mesmo tempo elas são mais expostas e consequentemente vulneráveis a ação do homem e do aquecimento global.

Como se sabe, as altas temperaturas estão fazendo com que as geleiras derretam em um ritmo cada vez mais acelerado. Presentes principalmente nos polos do planeta e no topo das cadeias de montanhas, elas são importantes também para manutenção de rios, lagos e até mesmo aquíferos subterrâneos.

Lagos e rios

Lagos e rios são considerados como a segunda maior reserva de água doce do mundo, abastecidos muitas vezes por geleiras e principalmente água da chuva, esses reservatórios são muito utilizados para o abastecimento de cidades e para indústrias de modo geral.

A exemplo do que ocorre com as geleiras, a saúde desses reservatórios está constantemente ameaçada por alterações climáticas que podem afetar a cadeia de chuvas, falta de saneamento básico e pelo uso de agrotóxicos.

Depósitos subterrâneos

Conhecidos também com aquíferos, os depósitos subterrâneos são as fontes de água doce mais protegidas do mundo pelo fato de serem naturalmente protegidos por pedras porosas, capazes de agir como proteção contra uma série de agentes agressores, como resíduos orgânicos provenientes da ação humana.

Umidade relativa do ar

E por fim, o menor reservatório de água doce do mundo é a umidade relativa do ar.

Em lugares de grandes altitudes, é possível obter água doce por meio do posicionamento estratégico de tecidos específicos, capazes de absorver e reter as partículas de água que se fazem presentes no ar. Basta então submeter esses tecidos a qualquer tipo de pressão que a água se fará disponível.

A exemplo dos aquíferos, esse tipo de água também apresenta elevados graus de pureza.

Agora que te mostramos todas as fontes de água doce no mundo e como elas são escassas, é hora de te mostrar a importância de cuidarmos da água

Divisão da água do mundo

Como mostrado, embora pareça haver abundância de água no planeta, a verdade é que se trata de algo escasso, por isso, a importância de cuidarmos desse precioso bem natural.

O Brasil é hoje um dos países com maior abundância em termos hídricos. Cerca de 12% do total da água mundial está em terras brasileiras. No entanto, a exemplo do que ocorre no mundo, a distribuição do líquido por aqui também não é uniforme.

Além do Brasil, os países com maiores concentrações de água doce no mundo são:

  •       Rússia;
  •       Brasil;
  •       Canadá;
  •       Estados Unidos;
  •       Índia;
  •       Colômbia;
  •       República Democrática do Congo;
  •       China.

Toda a água doce presente nesses países corresponde a aproximadamente 60% da água doce existente em todo o planeta.

Hoje o continente americano é o que possui maior concentração de água doce no mundo, com pouco mais de 39%, seguido pela Ásia que conta com 31%. Já a Oceania é o continente com menor quantidade de água disponível: cerca de 3,9%

Já a África, por conta de toda a sua dimensão, é um continente que historicamente sempre sofreu com a falta de água e isso se dá por conta do clima e da escassez de fontes naturais de água em seu território que detém cerca de apenas 9,7% de água doce no mundo.

A importância de cuidar da água

Embora possa parecer algo óbvio, você já pensou realmente na importância de cuidar da água?

Caso tenha respondido negativamente ao nosso questionamento, vamos te mostrar agora três pilares essenciais para quando falarmos da importância de cuidar da água.

Manutenção climática

Embora para muitos possa parecer estranho, cuidar da água é importante para mantermos o clima como conhecemos e assim evitar o avanço do aquecimento global. Geleiras, neves eternas, rios, lagos e lençóis freáticos fazem parte do nosso delicado ecossistema de águas.

Alterações na qualidade ou quantidade de água presentes nesses reservatórios tendem a desencadear profundas mudanças no clima e ameaçar a vida como conhecemos.

Alimentação

Aqui temos outro motivo diretamente ligado à importância de cuidarmos da água. A produção de alimentos, principalmente de origem vegetal necessita de água para seu plantio e consequente desenvolvimento.

A ausência de recursos hídricos é capaz de impactar de maneira direta nesse tipo de produção, afetando lavouras inteiras e como consequência deixar muita gente sem comida.

O uso inconsciente da água, assim como a utilização de componentes químicos, como agrotóxicos, são as principais formas de contaminação da água utilizada para a produção de alimentos.

Hidratação

Tão importante quanto vivermos em um planeta com clima adequado e alimentos disponíveis para consumo, temos outro pilar de grande importância no cuidado com a água: a Hidratação.

Como se sabe, o organismo humano é composto principalmente por água e temos necessidades diárias um tanto quanto elevadas de consumo desse valioso recurso natural. Assim, cuidar de nossas fontes de água naturais é muito importante.

O peso da água em nosso corpo

Como acabamos de te mostrar, a água não é apenas importante, mas sim indispensável para a vida humana como conhecemos hoje, ela representa cerca de 60% do peso de uma pessoa adulta, enquanto pode se fazer presente em até 70% da composição de um bebê.

A água é o principal componente das células, além de ser considerado um solvente universal. Todas as reações fisiológicas do organismo humano dependem dela para acontecer.

Além disso, a água é fundamental para o transporte de nutrientes provenientes da alimentação, oxigênio e se faz presente em todas as nossas secreções, e sistemas.

Para te provar que a água está presente em todos os processos da vida, vamos mostrar agora as funções desse líquido em nosso organismo que muita desconhece.

Efeito detox

Os rins são responsáveis pela formação da urina, líquido que possui 95% de água em sua composição e serve para eliminar compostos inúteis e tóxicos para o organismo. Para que 1 litro de urina seja gerado, os rins precisam filtrar quase 1000 litros de sangue.

Ajuda na digestão

A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e também da bile, substâncias produzidas em estômago e pâncreas. A ação desses líquidos é fundamental para o processo de digestão dos alimentos.

Transporte de nutrientes

O funcionamento do transporte de nutrientes por meio do sangue depende da água, que compõem 95% do plasma sanguíneo, conhecida como parte líquida do sangue. Quanto menos água, menor será o transporte de nutrientes.

Proteção do cérebro

As meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, são lubrificadas pelo líquor, um fluido que envolve o cérebro e toda a medula espinhal. Esse fluido, é claro, contêm altas quantidades de água que ajuda a reduzir o impacto sobre a massa encefálica e assim manter o cérebro protegido.

Garantia da circulação

Diferente do que muita gente pensa, não é somente o ar que inspiramos que passa por nossos pulmões, os líquidos corporais também passam por lá e por muitos outros órgãos, como rins, fígado e coração, por exemplo.

Todos esses órgãos se encarregam de controlar a circulação sanguínea e dos fluídos os direcionando para serem reaproveitados ou então excretados via urina e suor.

Lubrificante natural

A água também está presente num fluido encontrado em todas as articulações corporais que funcionam como um lubrificante que evita atrito entre ossos. Quanto melhor for a hidratação, mais saudável serão também as articulações.

Perda de água pelo organismo e ingestão adequada

O organismo humano perde água de diferentes maneiras, as principais formas se dão através de:

  •       Suor;
  •       Urina;
  •       Fezes;
  •       Perdas imensuráveis – como respiração, hemorragias, ferimentos ou vômitos.

Uma dica muito importante sobre a ingestão de água é: Não espere sede para beber água.  A sede é um sinal clássico de desidratação, e por isso deve ser evitada.

E sempre que falamos em ingestão de água, uma dúvida vem à tona: qual a quantidade de água a ser ingerida diariamente?

Existe um cálculo exato de quanto cada pessoa precisa ingerir de água diariamente que pode ser utilizado tanto para homens quanto para mulheres. O cálculo é o seguinte:

35 ml de água x peso corporal em kg.

Dessa forma, basta apenas multiplicar o seu peso corporal por 35. Para uma pessoa de 70kg o cálculo seria o seguinte:

35 x 70 = 2,450 ml, ou seja, 2,45 litros de água por dia.

Hidratação consciente

Nesse dia Mundial da Água, tão importante quanto cuidar de nossas fontes de água naturais e se hidratar de maneira adequada é dar crédito a quem cuida desse recurso com respeito e integridade, além de todo o meio ambiente ao seu redor.

A Água Mineral Treze Tílias adotou como compromisso a distribuição de uma água mineral alcalina e de qualidade, mas com respeito pela natureza e pela água em si durante todo o processo de captação, produção, envase e distribuição.

A Água Mineral Treze Tílias preza pela responsabilidade social e ambiental ao manipular este valioso recurso natural com destreza, cuidado e respeito pensando no coletivo de maneira ampla.

Se você se preocupa com o meio ambiente, gostaria de manter o coletivo protegido e busca saúde para si e para toda a sua família, então a Água Mineral Treze Tílias deve ser a sua escolha daqui para frente. Para encontrar o distribuidor mais próximo de você basta clicar aqui.

Deixar um comentário