Como ocorre a perda de água pelo organismo

Como se sabe, nosso organismo é formado principalmente por água. Dependendo da idade, o corpo humano pode apresentar um percentual de aproximadamente 70% desse importante líquido. Da mesma forma que possuímos alta concentração de água, perdê-la é algo muito fácil, por isso a importância de uma reposição adequada.

No artigo de hoje vamos falar das diferentes maneiras pelas quais o organismo humano pode perder água. Para saber mais, não deixe de ler o artigo a seguir.

Diferentes formas de perder água

A maioria das pessoas acreditam que o organismo só perde água através do suor, embora a transpiração seja uma das formas mais eficazes de controle de temperatura corporal e eliminação de água, existem outras maneiras pelas quais o nosso corpo pode perder água e acabar por sofrer um processo de desidratação.

As diferentes formas que o organismo humano perde água são:

  •       Transpiração;
  •       Eliminação de fezes;
  •       Eliminação de urina.

Transpiração

A transpiração, ou seja, a eliminação do suor é uma das principais formas de se perder água. O suor é capaz de evitar que a temperatura corporal aumente de modo exagerado, principalmente em dias quentes ou então quando se pratica atividades físicas intensas. 

Como o suor possui importantes sais minerais em sua composição, deve-se buscar o consumo de água mineral, com grande variedade de minerais em sua composição, com o intuito de repor líquido e fluídos eletrolíticos, como sódio e potássio, por exemplo.

Eliminação de fezes

Outra maneira de perder água ocorre através da evacuação. Embora na maioria das vezes essa perda seja pouco significativa, ela pode se tornar grave e preocupante, principalmente em casos de diarreia, uma vez que a intensa eliminação de líquidos via fecal pode facilitar e acelerar o processo de desidratação.

A diarreia é um grave problema de saúde, muitas vezes causado por consumo de água contaminada que pode causar a morte de pessoas mais debilitadas, como crianças e idosos.

Eliminação de urina

Uma das maneiras de se perder água se dá através da eliminação da urina. Produzida pelos rins, a urina possui em sua composição, produtos do metabolismo e substâncias que se encontram em excesso no organismo. Embora a eliminação da urina seja fundamental para o equilíbrio, é importante que haja reposição hídrica adequada.

Uma das melhores maneiras de se perceber a perda de água pelo organismo se dá justamente através da urina, uma vez que esse produto orgânico do ser humano é um ótimo indicador de hidratação corporal.

Quando se elimina uma urina de coloração mais escura, isso que significa que a ingestão de água não está sendo suficiente. Já quando a urina eliminada se apresenta com uma coloração amarela bem clara, ou até mesmo transparente, é sinal de que o consumo de água está ocorrendo de maneira adequado e satisfatória.

Outras formas pouco conhecidas de perda d’água

Além das perdas que mostramos, existem também maneiras não visíveis de se perder água. A esse tipo de perda se dá o nome de perdas invisíveis ou não mensuráveis. Essa eliminação ocorre basicamente por meio da respiração e por difusão da pele.

Alimentação também pode acelerar a perda de água

Alguns alimentos e bebidas específicas podem potencializar o processo de micção, ou seja, de produção e consequente liberação da urina, por isso, devem ser consumidos com moderação ou então, de maneira intervalada com água.

 Dentre esses alimentos estão:

  •       Bebidas ricas em cafeína, como café, refrigerantes à base de cola e chás;
  •       Frutas cítricas;
  •       Bebidas alcoólicas;
  •       Alimentos ultra processados ricos em sódio e demais conservantes.

Consumir água regularmente é importante

A quantidade de água ingerida diariamente deve sempre ser superior à quantidade que foi perdida. Dessa maneira, é fácil chegar a conclusão de que a quantidade de água a ser consumida varia de acordo com a realidade de cada pessoa, levando em consideração questões particulares, como ausência ou presença de patologias e prática de atividades físicas, por exemplo.

Como mostramos anteriormente, a principal forma pela qual o organismo perde água é através do suor, por isso, buscar uma hidratação com água de qualidade é importante. Nesse caso, a Água Mineral Treze Tílias é uma ótima opção, pois além de ser alcalina, ela é repleta de minerais que auxiliam na reposição de eletrólitos perdidos de maneira conjunta com a água.

Se você quer receber conteúdos informativos voltados à saúde e ao consumo de água basta assinar nossa newsletter.

Deixar um comentário