Embora tomar água da torneira, seja uma ação comum em muitos países, não é um hábito comum em muitos lares brasileiros. De maneira geral há uma crença popular, de que a água que vem pela rede é boa para lavar alimentos e tomar banho, mas não é boa para beber e isso pode ter um fundo de verdade.
Se você é uma dessas pessoas que sempre se perguntou se tomar água da torneira é perigoso, hoje seu questionamento vai ser enfim sanado em mais um artigo informativo! Vamos conferir?
Tomar água da torneira é comum em outros países
Em outros países, principalmente na Europa, tomar água da torneira é comum e a razão para o hábito não ter “pegado” no Brasil, se dá justamente pelo fato de muitas regiões não disporem de um sistema de saneamento básico eficiente, o que aumenta o risco da ingestão de água contaminada.
Outro ponto que pode influenciar esse hábito de maneira negativa aqui no Brasil é o fato de muitas áreas não terem um sistema de saneamento básico eficiente, o que aumenta o risco da água ser ou estar contaminada. A água pode até sair potável do local de tratamento, mas pode ser contaminada quando entra em contato com os reservatórios das casas.
O caminho da água até a sua casa
De maneira geral a água no Brasil é captada de rios, mananciais e aquíferos. Assim que é captada, a água é levada diretamente às estações de tratamento.
Lá elas passam por um processo de cloração com a finalidade de eliminar microrganismos e demais tipos de impureza até finalmente chegar às casas das pessoas.
Em teoria, a água que sai da torneira de sua casa é sim, própria para o consumo. Entretanto, como citamos, a contaminação pode ocorrer no caminho até sua casa, com canos quebrados na rede distribuição e até mesmo por conta de contaminantes que podem se fazer presentes nas caixas d’água em casas e prédios.
Uma forma de amenizar o risco de contaminação é a realização periódica da limpeza das caixas d’água. A recomendação é limpar pelo menos duas vezes ao ano o reservatório com uso de produtos como água sanitária e cloro.
Afinal, tomar água da torneira é perigoso?
Se sua região não tem tratamento de esgoto, saneamento básico adequado, ou se você não limpa sua caixa d’água de maneira regular: Sim! Tomar água da torneira é perigoso. Caso contrário você pode beber água da torneira sem medo.
O único problema de beber água da torneira nesses casos, pode ser o odor e até mesmo o sabor de cloro, que em muitas vezes é um tanto quanto característico, já que a substância é comumente utilizada como antibactericida nas estações de tratamento Brasil afora.
E quanto aos filtros e purificadores?
Nesse momento você pode estar se perguntando: E os filtros e purificadores?
Filtros e purificadores podem de maneira geral ajudar na retirada do odor e sabor de cloro característicos e algumas partículas. Às vezes os purificadores retiram até mesmo os sais minerais presentes na água.
Entretanto, é importante dizer que esses tipos de equipamentos não deixam a água mais potável. Se o local onde você mora não possui sistema de esgoto ou saneamento básico adequado, o ideal é ferver a água antes de consumi-la.
Doenças transmitidas pela água
É importante dizer que a água contaminada é capaz de transmitir uma série de doenças e em pleno ano de 2020, ainda há muita gente que morre em decorrência de ingestão de água contaminada, principalmente as crianças.
Dentre as principais doenças transmitidas pela água podemos elencar:
- Diarréia bacteriana;
- Hepatite A;
- Febre Tifóide;
- Cólera;
- Giardíase;
- Ascaridíase.
Água mineral Natural: A melhor opção
Assim, pensando em segurança e saúde, a melhor opção para hidratação é optar por uma Água Mineral Natural de qualidade.
Quando o assunto é hidratação e segurança, a Água Mineral Treze Tílias é a melhor opção para você e sua família.
Repleta de sais minerais e com pH alcalino, ela ajuda na hidratação e manutenção de minerais do organismo e ainda previne a instalação de doenças contaminantes.
Agora que você já sabe se tomar água da torneira é perigoso, que tal ter acesso a mais conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar? Para isso é só assinar a nossa newsletter e receber todos esses artigos gratuitos em seu e-mail.
Os contaminantes, resultado do uso de agrotóxicos? Esses estão presentes nas residências, apesar do tratamento, e são muitos.