A cultura de banhos terapêuticos é antiga e está descrita em manuscritos Gregos e Romanos. Além de ser considerada um ritual de purificação e conexão com a essência corporal, povos antigos acreditavam que era possível eliminar toxinas através de limpezas dessa magnitude. Usando os banhos antigos, um tipo de cultura que se mantém firme até os dias de hoje é o escalda-pés, sobre o qual falaremos no conteúdo de hoje.
Compreendendo o escalda-pés
O escalda-pés, como o nome já sugere, consiste em limpar os pés por meio de banhos terapêuticos. A técnica é recomendada para ao tratamento de estresse, dores, micoses, frieiras, insônia, problemas de circulação e muitas outras condições de saúde física e psicológica.
Embora o escalda-pés seja feito somente nos pés, o procedimento é capaz de trazer alívio ao corpo como um todo, uma vez que os pés são capazes de absorver tensões nervosas, além de ser um dos principais meios de alívio de uma série de enfermidades por conter uma série de terminações nervosas.
Principais benefícios do escalda-pés
O pé é o principal ponto de contato do humano com o ambiente ao redor, por conta disso, é a parte do corpo que mais desgasta. Por isso que o escalda-pés é considerada uma técnica reflexiva. Ou seja, com reflexos benéficos para o corpo todo.
Os principais benefícios do escalda-pés são:
Alívio da tensão e do estresse
Para praticar o escalda-pés, é preciso um pouco de atenção e desenvolvimento de coordenação motora, para manter os pés em movimento uniforme. O efeito dessa movimentação e atenção dispensada para isso, faz com que se esqueça totalmente de problemas e demais situações estressantes, trazendo alívio generalizado para o corpo e a mente.
Alívio de inchaços e dores nos membros inferiores
Muitas pessoas possuem pesadas rotinas de trabalho, e ao término do dia apresentam pés e pernas inchados por conta da má circulação sanguínea. O simples ato de praticar o escalda-pés favorece o retorno do sangue, trazendo alívio de inchaços e dores nos membros inferiores.
Controle da pressão arterial
Como alívio do estresse e da tensão, além de colaborar para diminuição de inchaços nos membros inferiores, o controle da pressão arterial através do escalda-pés é uma mera consequência, mas um tanto quanto benéfica para aqueles que colocam em prática a técnica de modo rotineiro.
Fazendo um escalda-pés caseiro
Para fazer um escalda-pés caseiro você precisa somente de uma bacia, onde caibam seus dois pés a ponto de eles ficarem totalmente submersos. Com esses acessórios à disposição, basta escolher o acompanhamento relaxante que será utilizado. Separamos algumas opções altamente funcionais.
Bolas de gude
Uma ótima forma de aliviar a tensão depois de um dia estressante, é encher uma bacia com água morna, colocar bolinhas de gude e acrescentar algumas gotas de óleo essencial calmante, como o de lavanda e relaxar.
Sais de banho
Outra opção para fazer um escalda pé caseiro é utilizar sais de banho. Basta adicionar esse tipo de produto no fundo da bacia, e ficar friccionando os pés sobre os sais. Esse movimento vai promover uma esfoliação natural e relaxante.
Feijão cru ou pedras de rio
Por conta de seus formatos e ausência de pontas e aspereza, o feijão e as pedras de rio são escolhas alternativas que podem ser utilizadas para massagear as solas dos pés e trazer relaxamento e tranquilidade após rotinas estressantes e contribuir para que os benefícios proporcionados por essa técnica milenar sejam literalmente colhidos.
Cuidados antes de iniciar seu escalda-pés
Embora seja uma técnica benéfica e relaxante, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar seu escalda-pés caseiro. Os principais fatores de atenção são:
- Verifique a temperatura da água – o ideal é estar entre 37º e 40º C;
- Use produtos de qualidade;
- Seque bem os pés após realização da técnica.
O escalda-pés é uma opção simples e barata, capaz de trazer qualidade de vida para o seu dia a dia. Tem alguma opção benéfica para a saúde mental que pode ser colocada em prática em tempos de isolamento social? Se sim, deixe nos comentários.