Água para geração de energia: Como funciona uma hidrelétrica

Se existem duas coisas que são necessárias para a vida como conhecemos hoje, essas coisas são a água e também a energia elétrica. Hoje em todo o mundo existem diferentes formas de gerar energia elétrica, tais como através da força dos ventos, do calor do sol, do movimento das ondas do mar e através da força das águas para a movimentação de turbinas, que é o tipo mais comum utilizado para geração de energia elétrica no Brasil.

Você já se perguntou alguma vez como funciona uma hidroelétrica? Se a resposta foi: Sim, então você veio ao lugar certo, pois no artigo de hoje vamos te mostrar como é possível usar água para geração de energia. Confira.

O que são usinas hidroelétricas? 

Usinas hidrelétricas, são consideradas sistemas capazes de transformar a energia contida na correnteza dos rios, primeiramente em energia cinética que irá movimentar uma turbina que está inserida em um gerador, que por sua vez irá gerar energia elétrica.

Desníveis naturais são necessários 

A construção de usinas hidroelétricas precisa ocorrer em locais onde seja possível aproveitar desníveis naturais dos cursos de rios que devem ter uma vazão mínima para garantir a produtividade de energia elétrica.

De acordo com o potencial de geração de energia, é possível classificar as hidroelétricas em dois tipos diferentes:

Pequenas Centrais Hidroelétricas;

Grandes centrais Hidroelétricas.

As pequenas centrais hidroelétricas que são popularmente chamadas de PCH’s operam em uma faixa de geração de energia de 1 a 30 MW (megawatts) e com um reservatório inferior a uma área de 3km².

Já as grandes centrais hidroelétricas, conhecidas pela silga de GCH’s operam com potenciais acima de 30 MW (megawatts) e possuem um reservatório com áreas superiores a 3km².

Atualmente a maior hidroelétrica do mundo – no quesito de geração de energia é a Itaipu Binacional, com capacidade de gerar 12.600 MW.

Modo de funcionamento

Os principais componentes das usinas hidroelétricas são quase sempre os mesmos:

Barreira;

Canal;

Turbinas;

Geradores;

Transformadores;

Linha de transmissão.

A barreira, também conhecida por represa onde toda água fica armazenada que irá gerar a energia.

Na maioria das vezes, esse grande volume de água represado é utilizado para atividades de lazer pela população, assim como, é também o maior responsável pelo impacto ambiental de uma usina desse porte.

O canal por onde a água passa assim que a comporta de controle é aberta é responsável por levar a água para o duto que causará a movimentação das turbinas.

As turbinas, geralmente são do tipo “Francis”. Esse modelo de turbina possui várias lâminas curvadas em um disco que ao serem atingidas pela água giram em torno do próprio eixo capazes de girar em alta velocidade. As turbinas são conectadas à geradores.

Os geradores possuem uma série de ímãs capazes de gerar a famosa corrente elétrica que chega até o transformador, que aumenta a tensão dessa corrente até um nível correto e adequado para que possa ser conduzida até os centros de consumo.

No fluxo de saída, também chamado de tubo de sucção, a água que passou pela turbina volta ao rio, e por fim as linhas de transmissão, são responsáveis por distribuir toda a energia elétrica que foi gerada. No esquema a seguir é possível visualizar adequadamente o funcionamento de uma usina hidroelétrica.

É importante mencionar que mesmo funcionando de forma a gerar energia, as usinas hidroelétricas promovem grandes impactos ambientais em suas regiões de instalação, no entanto, a maioria delas realiza uma série de benefícios estruturais para essas localidades.

A importância da exploração de água de maneira sustentável

É importante ter em mente que a água é um bem natural e finito, ou seja, é necessário utilizá-la e explorá-la de maneira sustentável e inteligente evitando ao máximo todo e qualquer tipo de desperdício, e isso vale tanto para usinas hidroelétricas, assim como fontes de água mineral.

Nós da Água Mineral Treze Tílias, temos dois compromissos, o primeiro com o meio ambiente, uma vez que nosso processo de captação é feito de maneira sustentável e responsável.

E o segundo compromisso é com você. Entregando sempre uma Água Mineral Natural Alcalina de qualidade capaz de hidratar e trazer outras séries de benefícios à saúde.

Por isso, quando for escolher uma água para beber, escolha aquela que cuida de você, de sua família do meio ambiente. Escolha Água Mineral Treze Tílias.

Quer saber mais sobre nosso processo de captação e atividades sustentáveis? É simples! Basta deixar um comentário que responderemos o mais rápido possível.

Deixar um comentário