Água mineral: mitos e verdades sobre o emagrecimento

Beber mais água é considerada por muitos profissionais da saúde como uma estratégia assertiva para quem está em busca de emagrecer, não apenas pelo fato da água não ter calorias e ajudar a manter o senso de saciedade por conta de manter o estômago cheio, mas também pelo fato de poder potencializar o gasto energético corporal.

Além disso, a água também auxilia no funcionamento adequado de uma série de processos importantes para o emagrecimento, tais como o funcionamento do intestino, digestão e até mesmo hidratação muscular.

O que muita gente não sabe é que existem muitos mitos e verdades envolvidos no processo de emagrecimento.

No artigo de hoje, vamos te explicar o que é emagrecimento e quais são os mitos e verdades envolvidos no consumo de água por quem deseja emagrecer. Vamos lá?

Emagrecimento x Perda de peso

Quando alguém começa a fazer uma dieta ou dá início a um processo de reeducação alimentar, o que se espera é ver os dígitos diminuindo na balança.

O processo de perda de peso consiste na diminuição total de quilos do corpo. Essa diminuição não indica necessariamente um processo de emagrecimento, uma vez que o organismo é composto por ossos, órgãos, músculos, gordura e claro: água.

A redução de peso, portanto, pode indicar que o corpo perdeu tanto quanto gordura, quanto líquidos ou até mesmo massa muscular.

Compreendendo o emagrecimento

O processo de emagrecimento indica que o corpo diminui seu percentual de gordura e ele pode ocorrer mesmo que a pessoa não veja diferença significativa nos ponteiros da balança.

Essa ausência de alteração na balança ocorre porque um quilo de gordura ocupa um espaço maior no corpo do um quilo de músculo. Assim, durante o processo de emagrecimento, é comum que haja mais redução de medidas do que de peso em si.

Depois de descobrir a diferença entre perda de peso e emagrecimento é hora de derrubarmos alguns mitos relacionados ao emagrecimento.

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Separamos aqui os principais mitos e verdades que envolvem o processo de emagrecimento junto à ingestão de água. Vamos começar primeiro sobre os mitos, depois iremos abordar as verdades que envolvem água e emagrecimento. Vamos lá?

Mitos sobre água e emagrecimento

Conheça agora os principais mitos acerca da água e emagrecimento.

1. Preciso beber 2 litros de água por dia para emagrecer? Mito

Começamos aqui com o primeiro mito que envolve o consumo de água e o emagrecimento. Cada pessoa precisa de altas doses diárias de hidratação, porém a necessidade exata varia de pessoa para pessoa.

O consumo regular de água é muito importante para o processo de emagrecimento, porém não se deve fixar uma quantidade específica de água que precisa ser ingerida.

Para quem gostaria de saber a quantidade de água necessária para seu organismo, basta usar a seguinte fórmula para calcular:

35 ml de água x peso corporal (em kg).

Se uma pessoa pesa 60 kg, a fórmula fica dessa maneira: 35 x 60 = 2.100. Assim, o volume ideal de água para essa pessoa é de 2,1 litros por dia.

Pessoas que não se hidratam adequadamente normalmente apresentam mais dificuldades para emagrecer.

2. Água com gás engorda? Mito

Esse é um mito que se difundiu bastante e muita gente ainda acredita nisso, talvez pelo fato de ser uma bebida que se assemelha em aspectos físicos com refrigerantes.

Ao contrário de refrigerantes que são ricos em sódio, açúcar a água com gás não é capaz de engordar ou comprometer uma dieta ou processo de reeducação alimentar. Além disso, ela possui o mesmo potencial de hidratação que uma água sem gás.

Esse mito se difundiu pelo fato de que o gás presente na bebida, causa uma leve sensação de estufamento gástrico, ao qual muita gente assemelha à uma sensação de empachamento, que ocorre quando se come muito.

A água com gás é isenta de calorias, portanto, não possui capacidade de promover ganho de peso.

3. Beber água para disfarçar a fome ajuda a emagrecer? Mito

Aqui temos mais um mito no qual muita gente acredita. Embora a água cause sim a sensação de saciedade, trocar refeições pelo consumo de água é uma estratégia ruim que traz na verdade perda de peso e não emagrecimento.

Quando alguém deixa de comer e ingere água no lugar dos alimentos, deixa de oferecer nutrientes importantes para o organismo, tais como proteínas, vitaminas e minerais. Isso por si só é capaz de dar início a um processo de perda de massa muscular e não de gordura em si, o que é lesivo ao organismo.

Além de ser uma opção pouco funcional em termos de saúde física, pode trazer também prejuízos à nível de saúde mental, podendo facilitar a instalação de condições de saúde mental como anorexia e ortorexia nervosa.

4. Beber água gelada ajuda a emagrecer? Mito

E o nosso último mito é o de que beber água gelada ajuda a emagrecer. Embora seja algo que faça sentido na teoria, na prática ele não ocorre.

Quando ingerimos uma pequena quantidade de água gelada, é preciso que o organismo gaste um pouco de energia para aquecer essa água até uma temperatura normal, a esse processo se dá o nome de termogênese.

É por isso que muita gente acredita que uma grande quantidade de calorias pode ser queimada ao beber água gelada. No entanto, ao beber um copo de água gelada, o organismo gasta cerca de 8 calorias para “aquecê-la” uma quantidade insignificante de calorias quando visamos um processo de emagrecimento.

Verdades sobre água e emagrecimento

Saiba agora quais são as principais verdades sobre água e emagrecimento.

1. Beber água auxilia no emagrecimento? Verdade!

Não significa que beber água por si só possua um efeito emagrecedor. Mas é possível que o organismo se aproprie dos efeitos que o líquido consegue provocar no organismo como estratégia para manter a fome sob controle e, consequentemente, favorecer o processo de emagrecimento.

A primeira reação do organismo à ingestão da água é trazer à tona a sensação de saciedade. Isso porque a distensão do estômago com a chegada do líquido envia um sinal ao cérebro de que estamos satisfeitos.

Além disso, quando bebemos água, o organismo libera um hormônio chamado leptina, que atua no estômago e envia ao cérebro a informação de saciedade. Ao receber essa mensagem, o cérebro se satisfará com menores quantidades de comida.

2. Beber água durante a refeição atrapalha o processo de digestão? Verdade

Embora muita gente não saiba, o processo de digestão começa ainda na mastigação. Quando ingerimos mais de 200 ml de água durante a refeição a comida vira uma pasta que é empurrada pelo líquido para o estômago, ao invés de ser quebrada em particulas menores como seria o ideal.

Beber água durante a refeição diminui a capacidade do intestino absorver vitaminas e minerais pois tendem a deixar o suco gástrico mais diluído e menos potente. Assim, ocorre perda na capacidade digestiva.

Além disso, ingerir grandes quantidades de água durante a refeição no longo prazo pode causar uma dilatação estomacal, que pode afetar o emagrecimento e colaborar para o ganho de peso.

O ideal nesse caso é não beber água cerca de 30 minutos antes e 90 minutos após as grandes refeições, que são o almoço e o jantar.

3. Beber água melhora a saúde do intestino e ajuda a emagrecer? Verdade

Essa é uma verdade que precisa e merece sempre ser divulgada. Hoje o intestino é considerado um dos principais órgãos do corpo humano. Na porção inicial, o chamado intestino delgado é onde são absorvidos os nutrientes como vitaminas e minerais e na porção final, chamada intestino grosso, é onde a água é absorvida.

O consumo de água, potencializa a saúde do intestino, fazendo-o que esse órgão funcione de maneira mais adequada e em um curto espaço de tempo possa auxiliar no processo de emagrecimento.

Um intestino mais funcional é capaz de absorver maiores quantidades de nutrientes, expelir o bolo fecal de maneira adequada e auxiliar na regulação de hormônios, como leptina, grelina, insulina e glucagon, que participam ativamente da regulação de fome, saciedade e armazenamento energético.

4. Beber água melhora a performance física e favorece o emagrecimento? Verdade

Algo importante que diz respeito ao processo de emagrecimento é que para que ele ocorra é necessário que haja um balanço energético negativo.

Nesse momento você deve imaginar: O que é balanço energético negativo?

O balanço energético negativo é um consumo calórico menor do que é gasto. Ou seja, é um déficit energético que faz com que o organismo utilize a própria gordura corporal como fonte de energia, facilitando assim o processo de emagrecimento.

Uma das melhores maneiras de alcançar esse balanço energético negativo se dá por meio da prática de atividades físicas. No entanto, para se praticar exercício físico de forma saudável é preciso que haja uma hidratação adequada.

Assim, consumir quantidades adequadas de água melhora a performance física o que favorece o processo de emagrecimento.

Processo de emagrecimento precisa ser conduzido por um profissional

Embora uma hidratação adequada tenha um peso importante quando falamos de saúde e emagrecimento, é preciso reiterar que quem busca emagrecer deve procurar um profissional capacitado para isso.

Para todos aqueles que buscam perder peso de maneira efetiva, segura e saudável, é imprescindível que se busque um nutricionista.

O nutricionista é o profissional capacitado não apenas para elaboração de um planejamento alimentar, assim como para realizar análises corporais com exatidão para garantir que o processo de emagrecimento esteja ocorrendo de forma linear, saudável e acima de tudo segura.

Manter uma alimentação adequada junto à uma hidratação pertinente. Como cada pessoa e cada organismo é único, a alimentação e a hidratação também serão.

Água Mineral Treze Tílias favorece o processo de emagrecimento

Escolher uma água de qualidade é fundamental para o processo de emagrecimento. Embora sejamos capazes de obter minerais por meio da alimentação, quando se ingere quantidades adequadas de água mineral de qualidade, essas substâncias acabam sendo obtidas também por meio do consumo hídrico.

Minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio e muitos outros agem no organismo humano como reguladores. Ou seja, auxiliam na regulação de uma série de funções fisiológicas capazes de trazer mais saúde ao organismo.

O pH da água também é importante. Água com pH alcalino promove mais saúde e funcionalidade das células do organismo, tornando-as mais saudáveis e funcionais. Dessa maneira, para quem busca um emagrecimento saudável deve optar pelo consumo regular de água mineral natural alcalina.

A Água Mineral Treze Tílias é uma água que engloba todas essas características. Além de natural, ela é também mineral, com altas doses de minerais importantes em sua composição e possui um pH alcalino.

Se você busca emagrecer e manter a sua saúde e de toda sua família, a Água Mineral Treze Tílias é sem sombra de dúvidas a melhor opção. Para encontrar o representante mais próximo de você basta clicar aqui!

Pensou em saúde, pensou Água Mineral Treze Tílias.

Deixar um comentário