A importância da sustentabilidade

Quando falamos em sustentabilidade logo vem à nossa mente reciclagem, uso racional da água e energia, coleta seletiva e mais algumas situações associadas. No entanto, a verdade é que o termo em si abrange muitos outro segmentos, da mesma forma em que está presente nas mais variadas situações do dia a dia.

Pensando em imergir no assunto de maneira prática e funcional, hoje vamos definir o que é sustentabilidade, quais são as diferentes formas de colocá-la em prática e a sua importância no mundo atual.

Se você está em busca de um equilíbrio entre ser humano e natureza, não pode deixar de conferir o artigo de hoje.

O que é sustentabilidade

De modo geral é possível definir a sustentabilidade como um conceito relacionado a um desenvolvimento sustentável, ou seja, que é formado por uma série de ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e diversificada do ponto de vista cultural.

A sustentabilidade serve como uma alternativa de garantia a sobrevivência dos recursos naturais do planeta ao mesmo tempo que permite que os humanos e a sociedade como um todo, encontrem soluções ecológicas de desenvolvimento.

Quando se fala em sustentabilidade existem uma série de conceitos relacionados, tais como o crescimento sustentado que visa um aumento econômico constante e seguro e a gestão sustentável, que nada mais é do que dirigir uma organização se baseando e valorizando os fatores que a englobam, mas de maneira ligada ao meio ambiente.

Muitos desses conceitos incluem as palavras: sustentável e sustentado. A diferença entre eles é que a terminologia sustentável indica a possibilidade de sustentação, enquanto o termo sustentado expressa que a sustentação já foi alcançada.

Meio ambiente colocado em pauta

No aspecto ambiental, que cada vez mais vem sendo colocado em destaque, a sustentabilidade se relaciona com um planeta sadio, onde as pessoas possam encontrar condições necessárias para sobreviverem através de suas gerações.

A noção da sustentabilidade surgiu baseada na compreensão de que os recursos naturais são finitos.

No que tange a biologia, o termo sustentabilidade está diretamente ligado à capacidade de regeneração dos ecossistemas diante do uso abusivo de recursos naturais ou agressões causadas pelo homem, tais como escavações, incêndios e contaminações.

No tocante à economia, ao longo do século XX desenvolveu-se a compreensão de que o padrão de produção e consumo mundiais não seria capaz de se manter. Assim, a sustentabilidade passou a ser utilizada literalmente como um adjetivo de desenvolvimento.

Foi apenas a partir das conferências promovidas pela ONU – Organizações das Nações Unidas em Estocolmo em 1972 e no Rio de Janeiro em 1992 que a visão da sustentabilidade foi introduzida, visando a promoção e consequente garantia da qualidade de vida das gerações atual e futura.

A importância da sustentabilidade

Embora a sustentabilidade seja vista e até mesmo tratada como modismo por alguns ou considerada inviável para sociedades que buscam o desenvolvimento, sua importância se dá pelo fato de que se deve sempre buscar ética e responsabilidade.

A sustentabilidade é algo transdisciplinar capaz de afetar as mais distintas áreas. Sendo de grande importância para tudo, uma vez que preserva os mais variados tipos de recursos para que seu uso não acarrete esgotamento e possa ser usufruído por gerações futuras.

Um artigo escrito pelo sociólogo e professor da UnB – Universidade de Brasília, Elimar Pinheiro do Nascimento, argumenta a trajetória da sustentabilidade.

No artigo, Nascimento argumenta que a humanidade vislumbrava dois grandes medos relacionados à extinção da espécie humana.

O primeiro se dava por um fator externo, representado principalmente pela possibilidade de um choque por um grande meteorito e o segundo um fator interno, advento de ações humanas.

Hoje, a ideia de um desastre ambiental com proporções mundiais provocado pelo modo de produção e consumo vigente é cada vez mais colocado em pauta – mesmo que isso não ocorra de maneira repentina, como teorias mais radicais possam sugerir.

Ainda assim, resta a percepção dos efeitos da atividade humana sobre o meio ambiente, como a redução de zonas pesqueiras, o desaparecimento de espécies animais e vegetais, a redução das florestas, a poluição e a própria pandemia de coronavírus.

Isso é uma justificativa mais do que firme para que a sustentabilidade assuma um papel de destaque no desenvolvimento do mundo moderno.

Caso seja mantido o ritmo atual de consumo de recursos naturais e animais, não há garantia de sua disponibilidade para as futuras gerações. É por isso que a sustentabilidade precisa cada vez mais ser colocada em prática e os atuais padrões de produção e consumo reavaliados.

Diferentes tipos de sustentabilidade

Dentro do cenário que foi exposto até agora, podemos citar que a sustentabilidade pode ser de diferentes tipos. Os principais nesse caso são:

  •       Sustentabilidade ambiental ou ecológica;
  •       Sustentabilidade empresarial;
  •       Sustentabilidade social;
  •       Sustentabilidade econômica.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses tipos distintos e importantes de sustentabilidade.

Sustentabilidade social ou ecológica

Compreende a preservação e manutenção do meio ambiente como um todo. Seu principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais, como ocorre hoje.

Apenas para efeito de curiosidade, de toda a água disponível hoje no planeta, apenas 0,02% é potável para consumo no mundo.

Dentro dessa perspectiva, a ONU divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050 aproximadamente 45% da população mundial não terá a quantidade mínima de água para suas necessidades.

Sustentabilidade empresarial

Com o crescente grau de conscientização dos consumidores com relação às questões ambientais, as empresas têm incluído em seu planejamento estratégico e de expansão a sustentabilidade empresarial.

Nesse caso, as ações são pautadas principalmente tendo em vista a preservação e renovação dos recursos utilizados para a produção de matéria-prima, assim como já há modificações de recursos para pesquisas de novas fontes que possam ser utilizadas e/ou desenvolvidas.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social é baseada na redução de desigualdades entre povos, com manutenção de condições de vida dignas e garantia do atendimento às necessidades básicas do ser humano, como saúde, educação e renda.

Sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica se fundamenta na gestão responsável de recursos naturais, de modo a desenvolver métodos produtivos mais eficientes com o consumo cada vez menos dependente, mas sem comprometer o crescimento econômico.

Ações sustentáveis em diferentes âmbitos

Considerando que o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado em diferentes níveis, vamos mostrar como é possível colocá-la em prática por meio de ações individuais, comunitárias e globais.

Ações individuais

Por meio de conscientização, pessoas podem mudar hábitos de consumo, contribuindo assim para um planeta e vida mais sustentáveis. Dentre as ações que podem ser colocadas em prática estão:

  •       Economia de água;
  •       Diminuição do consumo de alimentos de origem animal;
  •       Utilização de produtos biodegradáveis;
  •       Reciclagem de materiais;
  •       Consumo de alimentos orgânicos;
  •       Utilizar o transporte coletivo ou adotar práticas de carona solidária.

Ações comunitárias

Nesse grupo de ações as atividades desenvolvidas têm como objetivo principal alcançar um maior número de pessoas, podendo ser realizadas por instituições como escolas, associações de bairro ou por empresas que tenham consciência de sua responsabilidade social.

Nesse caso os principais exemplos são:

  •       Criação de hortas comunitárias;
  •       Não utilização de agrotóxicos para produção de alimentos de origem vegetal;
  •       Implantação de projetos de geração de renda para populações carentes;
  •       Abertura de microcrédito;
  •       Uso de fontes renováveis de energia;
  •       Adequação às legislações ambientais.

Ações globais

Em médio e longo prazo, as ações sustentáveis podem ter grande alcance. Como mostramos até aqui, o meio ambiente é integrado e os reflexos da ação humana são sentidos em todas as partes do planeta.

Dessa maneira as mudanças implementadas em alguns países possuem o potencial de beneficiar várias comunidades nos mais distintos territórios.

Os principais exemplos de ações globais envolvendo sustentabilidade são:

  •       Adoção de políticas para a preservação da biodiversidade;
  •       Investimentos para ampliação e melhora de redes de saneamento básico;
  •       Criação de unidades de conservação;
  •       Incentivo à utilização de fontes de energias renováveis;
  •       Implantação de programas educacionais voltados à educação ambiental.

Colocar a sustentabilidade em prática é um dever de todos

Como é possível notar, colocar a sustentabilidade em prática é relativamente simples de ser feito e ao mesmo tempo é um dever de todos.

Além de seguir as dicas de ações individuais e comunitárias, buscar empresas que agem de maneira sustentável é uma ótima forma de cuidar do planeta.

A Água Mineral Treze Tílias é um exemplo de empresa sustentável que cuida do meio ambiente e promove ações de renovação e conscientização entre colaboradores e clientes.

Se você está em busca de saúde não apenas para sua família, mas para o planeta como um todo a sua escolha óbvia é Água Mineral Treze Tílias.

Com pH alcalino, repleta de minerais e com ações sustentáveis a Água Mineral Treze Tílias é sem sombra de dúvidas um exemplo a ser seguido.

Depois de conhecer a importância da sustentabilidade e as ações que podem ser tomadas pensando no bem estar social e ambiental que tal dividir o conhecimento aqui adquirido? Para isso, basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Deixar um comentário