De pouco adianta praticar atividades físicas constantes e se alimentar adequadamente e não pensar nos líquidos. O processo de hidratação é de extrema importância para todos os praticantes de atividades físicas, tanto amadores, quanto profissionais.
Quando se pratica atividades físicas, o corpo perde líquido e caso não haja uma reposição de qualidade, podemos entrar no famoso processo de desidratação. A recomendação é que essa reposição ocorra de forma imediata, após o término do exercício, e deva continuar posteriormente de maneira fracionada.
No entanto, quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é a água. Entretanto, existem outras formas de hidratar ou reidratar o organismo.
Bebidas que melhor hidratam o organismo
Existem diferentes bebidas que podem hidratar o organismo com qualidade muito satisfatório e evitar que o praticante de atividade física entre em processo de desidratação. São elas:
- Isotônicos;
- Água de coco;
- Suco de frutas naturais;
- Água Mineral.
Vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Isotônicos
Os isotônicos são muito lembrados na questão de hidratação por sua composição ser muito semelhante ao nosso suor, dentre todas as bebidas, os isotônicos são considerados padrão ouro na reposição hídrica de atletas profissionais e amadores.
Além da concentração de minerais, esse tipo de bebida costuma possuir carboidratos em sua composição, permitindo que o atleta não tenha queda de rendimento durante atividades de longa duração.
Água de coco
A água de coco é considerada por muitos nutricionistas como um isotônico natural, uma vez que apresenta minerais como sódio, potássio, fósforo e cloro em sua composição. Portanto, além de hidratar, ela auxilia na recomposição dessas substâncias no organismo, promovendo hidratação de maneira natural e saudável.
Suco de frutas naturais
Os sucos de frutas naturais possuem uma vantagem no que diz respeito a hidratação, pois além de cumprirem o papel de hidratar, ainda possuem ótimo sabor, e podem ser refrescantes, incluindo toques de energia, uma vez que frutas possuem boas doses de carboidratos.
Em algumas ocasiões, é possível inclusive misturar ingredientes, chegando a mix funcionais capazes de aliar energia e concentração, por exemplo.
Água mineral
E por fim, temos a água mineral. Como o organismo é composto por alta quantidade de água, mesmo que haja consumo de outras bebidas, como ficou aqui exemplificado, é importante equilibrar com o consumo de água mineral, pois se ela for de qualidade, pode conter ainda boas quantidades de minerais em sua composição, como é o caso da Água Mineral Treze Tílias, por exemplo.
Frutas in natura também podem ser usadas
Além das bebidas aqui citadas, frutas in natura também podem ser utilizadas como forma de compor uma estratégia de hidratação ou reidratação. Para isso, é preciso buscar aquelas com maiores quantidades de água em sua composição. Dentre os principais exemplos podemos citar:
- Acerola – 90% de água, além de minerais e vitamina C;
- Kiwi – 84% de água, vitaminas C e E, e potássio;
- Laranja-pera – 89% de água, fonte de vitamina C, magnésio, fósforo, potássio e zinco;
- Melancia – 92% de água, alta concentração de carboidrato, licopeno e glutationa.
Agora que você já sabe como se hidratar após a prática de atividades físicas, não guarde essa informação só para você. Compartilhe esse conteúdo para que amigos e familiares também aprendam e possam colher os benefícios dessa prática.