Um dos problemas de saúde mais relacionados com o consumo de água, é a infecção urinária. Embora muitos saibam que o consumo regular de água pode prevenir essa doença, são poucas as pessoas que tem o conhecimento de que ingerir água de qualidade também pode evitar a proliferação bacteriana no sistema geniturinário, principalmente durante o verão.
Se você quer ter mais saúde através do consumo de água, então, não pode deixar de ler o conteúdo a seguir.
O que é a infecção de urina?
As infecções do trato urinário são popularmente chamadas por médicos e pacientes como infecção urinária ou infecção de urina.
Por conta da anatomia, esse problema de saúde é muito mais comum em mulheres do que em homens.
A infecção urinária se manifesta por conta de um processo infeccioso causado por uma bactéria que pode se acumular na bexiga, uretra, ureteres e até nos rins. De maneira comum, a principal bactéria causadora da infecção urinária é a E. coli.
Apesar de ser uma doença generalista, falando de maneira um pouco mais aprofundada, existem 4 tipos distintos de infecção do trato urinário. São eles:
- Cistite: Infecção na bexiga;
- Uretrite: infecção na uretra;
- Pielonefrite: infecção nos rins;
- Infecção de ureteres.
Principais causas da infecção urinária
A infecção urinária é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diferentes fatores. Pensando nisso, separamos aqueles que são considerados por profissionais da saúde como os mais importantes.
Segurar o xixi
Uma das principais funções da urina é auxiliar na eliminação de toxinas corporais.
Além disso, esse fluído corporal auxilia na limpeza das paredes da uretra e da própria bexiga, eliminando assim, bactérias da própria flora corporal que podem se tornar patogênicas.
Além do mais, quando se acumula grandes quantidades de urina por um longo período de tempo, a bexiga tende a se tornar mais dilatada, não conseguindo se contrair completamente.
Quando isso ocorre, um pouco de urina pode ficar dentro do órgão, mesmo após o processo de micção, aumentando o risco de crescimento bacteriano e infecções.
Segurar o xixi impede um processo natural de limpeza do sistema geniturinário, favorecendo o desenvolvimento bacteriano que pode se transformar em uma infecção de urina.
Praticar uma higiene incorreta
O intestino possui uma série de bactérias que podem causar infecção urinária, pensando dessa forma, a limpeza da região íntima deve sempre ocorrer da frente para trás.
Essa prática evita o transporte de bactérias da região das nádegas para a região dos órgãos genitais, especialmente após uma ida ao banheiro.
Por conta da anatomia, é grande o número de mulheres que desenvolvem infecção urinária por conta de higiene incorreta.
Não ingerir água
Quando se consome pouca quantidade de água, a urina se torna mais densa e concentrada, servindo como um meio favorável à proliferação de bactérias.
Consumir água de maneira regular e em quantidades adequadas, faz com que a urina se torne mais diluída o que prejudica o processo de crescimento bacteriano e assim, como consequência, impede casos de infecção.
Consumir água de má qualidade
Muitas pessoas têm infecção urinária e consomem água de má qualidade. Uma água de qualidade passa por análises microbiológicas e testes para ser classificada como própria para o consumo humano.
Consumir uma água sem certificação ou procedimento de qualidade pode resultar em uma série de problemas de saúde, dentre eles, a infecção de urina.
Infecção de urina e sua relação com o verão
Os quadros de infecção de urina são mais comuns no verão. Isso por conta das altas temperaturas que favorecem a transpiração.
Quando transpiramos perdemos uma série de eletrólitos, além é claro de água corporal.
Essa sudorese excessiva aliada ao baixo consumo de uma água de qualidade facilita o aumento da densidade e concentração da urina, tornando o fluído mais suscetível ao crescimento bacteriano que pode resultar na instalação de infecção urinária.
Prevenindo a infecção de urina com água de qualidade
Simples ações podem prevenir e diminuir a frequência das infecções urinárias. Ingerir água de qualidade é uma delas.
A Água Mineral Treze Tílias é uma água de qualidade, uma vez que passa por rigorosos testes de qualidade, eliminando todo e qualquer tipo de bactéria de sua composição.
Isso a torna duplamente benéfica para quem sofre com infecção de urina, pois além de hidratar, ela é livre de bactérias.
A água mineral contém ainda magnésio em sua composição, um mineral conhecido por sua funcionalidade perante ao sistema imunológico, potencializando a defesa do organismo contra agentes invasores.
Outros minerais como sódio, potássio e carbonato, presentes na composição da Água Mineral Treze Tílias, também favorecem na manutenção da hidratação, promovendo mais saúde geral e menos chances de desenvolvimento de infecção bacteriana.
Por fim, não podemos esquecer do seu pH. A Água Mineral treze Tílias é alcalina, o que favorece a oxigenação corporal e evita o crescimento de células tumorais e agentes infecciosos.
Quando buscar por saúde, bem-estar e qualidade de vida, opte por consumir Água Mineral Treze Tílias, ela é o que existe de melhor, para você e toda sua família.
Quer receber conteúdos falando sobre saúde diretamente no seu e-mail sem pagar nada por isso? Basta assinar nossa newsletter.