Como é feita a classificação de uma água?

O universo das águas é muito intrigante. Enquanto que para muitos, o simples ato de abrir um galão, um copinho ou uma garrafinha tenha pouco significado, o trabalho e o estudo para que uma água mineral alcalina chegue às casas e rotina de muitas pessoas costuma ser bastante árduo.

Por que a análise de água precisa ser feita?

Analisar uma água é muito importante para que sua qualidade seja determinada. Independentemente da origem, é através de testes que uma água é classificada passível ou não de ser consumida, além de ser classificada de acordo com suas propriedades particulares.

O que pode influenciar a composição da água?

Embora a olho nu as águas sejam praticamente iguais, sem cor ou sem gosto, por exemplo, de modo aprofundado elas costumam ser diferentes entre si.

Essas diferenças se dão por conta de muitas variáveis. Dentre as principais estão:

  • Clima da região;
  • Tipo de solo;
  • Presença/ausência de indústrias.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas variáveis.

Clima da região

O clima da região influencia diretamente na qualidade da água, regiões úmidas produzem águas diferentes de regiões consideradas secas.

Quanto mais úmido for o local que estiver uma fonte de água, mais diluída será essa água, portanto, mais clara e menos odorífera ela será.

Tipo de solo

O tipo de solo tem influência direta sobre a composição mineral de todo e qualquer tipo de água. Solo rochoso, presença de aquíferos, fazem com que os mais variados tipos de minérios se façam presentes ou então ausentes nas águas.

Presença/ausência de indústrias

A presença de indústrias podem ser um grande problema para a qualidade da água. Infelizmente, a pouca fiscalização perante as grandes indústrias faz com que essas eliminem metais ou compostos orgânicos que podem contaminar solos e chegar até o lençol freático, causando contaminação prévia de águas antes mesmo de serem captadas.

De modo comum, fontes instaladas em regiões com poucas indústrias tendem a apresentar qualidades minerais e microbiológicas superiores às fontes localizadas em regiões industriais.

Quais são os testes feitos para classificação de uma água?

A classificação de uma água envolve uma série de ensaios laboratoriais de ordem microbiológica e físico-química e até mesmo toxicológica.

Para que uma água seja comercializada alguns dos testes mais comuns a serem realizados são:

  • Análise microbiológica;
  • Análise de pH;
  • Análise de condutividade.

Análise microbiológica

A análise microbiológica pode ser feita através de diferentes metodologias, tais como Colitag e membrana filtrante.

Os ensaios microbiológicos são realizados com a finalidade de determinar a ausência ou presença de bactérias que possam ser patogênicas.

Coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heterotróficas são as bactérias mais procuradas nesse tipo de análise. Para ser considerada segura para o consumo, a água precisa apresentar ausência de bactérias em sua composição.

Análise de pH

Fazendo uso de um phmetro certificado se analisa o pH de uma água. Através de testes realizados com esse aparelho, se define se uma água é alcalina, ácida ou neutra.

Análise de condutividade

Através do uso de um condutivimetro é possível analisar a condutividade elétrica de uma água. Esse tipo de análise visa avaliar a presença ou ausência de compostos residuais que podem prejudicar a saúde dos consumidores.

Para consumo humano, uma água mineral precisa ter uma condutividade dentro da faixa entre 50 e 500 uS/cm.

Somente após passar por esses testes de classificação que uma água pode ser comercializada.

Água Mineral Treze Tílias passa por rigorosos testes possui rígido controle de qualidade

A fonte produtora da Água Mineral Treze Tílias preza pela qualidade oferecida aos seus consumidores.

Além de passar por todos esses testes laboratoriais descritos nesse artigo, a empresa possui certificação ISO 9001:2015 que garante a qualidade do processo desde a captação da água, até a distribuição aos consumidores.

Após passar por todos os testes, Água Mineral Treze Tìlias foi classificada como Água Mineral Fluoretada, Litinada e Mesotermal na fonte.

Mineral, pela presença de diferentes minérios em sua composição, como bicarbonato, lítio, magnésio e carbono e também alcalina, devido ao seu pH de 9,45.

Além disso, a Água Mineral Treze Tílias é pura, pois não apresenta qualquer resquício bacteriano em sua composição.

Se você ainda procura uma água mineral alcalina sua busca termina aqui. A Água Mineral Treze Tílias é tudo o que você e sua família merecem em termos de saúde e hidratação.

Acesse nossa rede de distribuição e saiba onde fica o nosso distribuidor mais próximo de você. Sua saúde merece mais, sua saúde merece Água Mineral Treze Tílias.

Deixar um comentário