Diferença entre água mineral natural e água purificada

Embora muita gente não saiba, existem diferentes tipos de água, com as mais variadas classificações. Cada tipo desse líquido universal é único e exercem diferentes efeitos no organismo e consequentemente na saúde de seus consumidores.

Com o crescimento populacional e a diminuição de fontes naturais de água em grandes centros o purificador de água ganhou a adesão de muitas pessoas, mas seu uso ainda levanta uma série de dúvidas e questionamentos.

Hoje iremos quebrar esse paradigma e explicar de uma vez por todas as diferenças entre esses dois tipos água, além de falar qual é a melhor para sua saúde.

Água passa por tratamento prévio

A água que chega na maioria das casas através das torneiras, passa por alguns procedimentos de tratamento, com o intuito de eliminar impurezas e até mesmo bactérias que podem ser danosas à saúde.

Dentre os principais processos de tratamento de água nas estações estão:

  • Floculação;
  • Decantação;
  • Cloração.

A floculação é a adição de uma solução que contém alumínio e cal com o intuito de juntar impurezas presentes na superfície da água, formando flóculos que são retirados no processo primário de tratamento.

Depois de passar pelo processo de floculação, a água passa pelo procedimento de decantação, onde recebe diferentes compostos, com o intuito de clarificação e logo em seguida passa por um filtro com diferentes camadas de areia para que ocorra retenção de resíduos impuros.

A última parte do processo de tratamento, é o processo de cloração. Nessa etapa, como o nome já sugere, é adicionado cloro para que micro-organismos sejam eliminados.

Após passar por todas essas etapas, a água fica armazenada para posteriormente ser distribuída através da rede de água e chegar até às nossas torneiras.

Conceito de água purificada

Muitos acreditam que a água que chega em casa pode ser purificada através do uso de diferentes filtros e purificadores.

No entanto, algo que precisa ser dito, é que o termo purificar, não é reconhecido pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, nem pelo INMETRO. Sendo assim, pode-se afirmar que não tem nenhum tipo de purificação da água através do uso dos mais variados tipos de filtros.

O que se tem é uma maneira mais otimizada de se filtrar a água que já foi tratada previamente.

O máximo que um purificador pode fazer é melhorar alguma impureza presente nos encanamentos até que água chegue às torneiras, removendo algum material orgânico.

Um ponto negativo do que diz respeito aos purificadores é que eles podem diminuir a quantidade de minerais da água, deixando-as levemente neutras, tanto no que diz respeito a minerais, tanto em questão de pH.

Por isso, consumir água que passou diretamente por um purificador, pode não ser uma boa ideia.

Conhecendo a qualidade da água mineral

A água mineral, como o nome já sugere, possui uma série de minerais presentes em sua composição.

As águas que são comercializadas com esse título, são captadas diretamente do subsolo e ao passar por diferentes composições de solo, adquirem naturalmente os mais variados minerais em sua composição.

A água mineral é considerada natural, já que não sofre alteração em sua composição físico-química. Por isso que além de mineral, as águas que recebem essa certificação também são chamadas de naturais.

Uma água mineral natural, pode auxiliar no controle e na erradicação de uma série de problemas de saúde, tais como:

  • Osteoporose;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Anemia;
  • Mal de Parkinson;
  • Mal de Alzheimer.

Em momento algum, a água mineral deve passar por um processo de purificação. Isso faria com que ela perdesse todas as suas características naturais.

Além dos minerais, pH da água também é importante

Outro ponto que determina a qualidade da água é seu pH. O pH ideal de uma água para consumo deve estar dentro de uma faixa que varia entre 9 e 10.

Esse pH favorece a saúde de todo o sistema digestivo e circulatório, fortalece o tecido ósseo e inibe o crescimento de células cancerígenas.

Água Treze Tílias é mineral e alcalina

A Água Mineral Treze Tílias, como o nome já sugere é rica nos mais variados tipos de minerais, além de ter pH alcalino de 9,45, potencializando a saúde de todos os seus consumidores.

Se você busca saúde através da ingestão de água de qualidade, então a sua escolha deve ser a Água Mineral Treze Tílias.

Para não perder mais nenhum de nossos conteúdos, voltados ao consumo de água mineral e saúde, inscreva-se em nossa newsletter. Você receberá artigos e materiais exclusivos e não precisará pagar nada por isso.

 

Deixar um comentário