Curiosidades sobre o suor

Quando nos exercitamos em demasia ou estamos enfrentando altas temperaturas, logo é possível sentir umidade em diferentes regiões corporais, sendo a axila, nuca, costas, pernas e pés as mais comuns. Isso nada mais é do que o suor, deixando o nosso organismo. Embora a sudorese seja algo natural do ser humano, trata-se de uma condição que ainda gera muitas dúvidas, que tentaremos sanar no artigo de hoje.

Se você quer saber sobre suor, então não deixe de ler o conteúdo a seguir.

O que é o suor afinal?

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Em todo o corpo humano, existem cerca de dois milhões dessas glândulas, distribuídas por todas as regiões, exceto mamilos, lábios e órgãos genitais.

Essas glândulas sudoríparas possuem uma parte espiralada, responsável pela produção do suor e um ducto longo que a liga ao poro da pele, promovendo assim o processo que chamamos de sudorese, ou então, o simples ato de suar.

Qual é a função do suor?

A função primordial do suor é refrigerar o corpo, de maneira que ele não esquente muito. Quando suamos, o nosso organismo se livra do calor produzido pelo próprio metabolismo ou por algum esforço muscular.

Se não fossemos capazes de suar, nossos órgãos sofreriam um processo de cozimento, deixariam de funcionar e com isso não conseguiríamos sobreviver.

Qual a composição do suor

O suor é composto basicamente por água e alguns sais minerais. São eles:

  •     Sódio;
  •       Potássio;
  •       Cloreto;
  •       Magnésio.

Como mensurar a perda de suor?

O suor é líquido, então sua mensuração é algo fácil de ser feito. Para isso, a melhor forma de mensurar a quantidade de perda, se dá através do peso.

A recomendação é que se pese antes e depois da realização de uma atividade física sem a presença de roupas que possam absorver suor, tais como meias, gorros, luvas ou camisetas por exemplo.

Vejam a seguinte exemplificação.

João pesava 81,5 quilos antes da corrida e assim que retornou, se pesou e estava com 80 quilos. Dessa forma, conclui-se que João perdeu 1,5 litros de suor durante a prática esportiva.

Apenas para título de curiosidade, em um dia comum, sem muito calor, podemos perder entre 500 e 800 ml de líquidos. Agora, durante a prática de atividades físicas, é possível perder 2 a 5 litros de suor.

O processo de desidratação nada mais é do que uma perda de fluído maior do que a ingestão de bebida repositora.

Como repor o suor perdido?

Muito se fala no consumo de isotônicos para repor o que foi perdido. Entretanto, o uso desse tipo de bebida é recomendado somente para atletas amadores, profissionais ou pessoas que estão acostumadas a praticar atividades físicas de alta intensidade.

O isotônico pode ser uma boa opção? Pode, mas consumir Água Mineral rica em minerais é uma alternativa válida e ainda por cima mais barata. Nesse quesito, a Água Mineral Treze Tílias, pode ser uma ótima opção.

Alcalina e rica em minerais, ela é capaz de prevenir adequadamente todo um processo de desidratação.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o suor, basta deixar um comentário que responderemos seu questionamento o mais rápido possível.

Deixar um comentário