Ler o rótulo dos alimentos a serem consumidos está se tornando uma prática cada vez mais comum no nosso dia-a-dia. Esse hábito é recomendado por profissionais da área da saúde para que possamos intensificar a atenção sobre a nossa dieta, afinal, a leitura do rótulo nos permite saber o que estamos de fato ingerindo.

Com a água mineral isso não é diferente. Não é raro encontrar questionamentos acerca das substâncias existentes no líquido. Dentre as informações presentes no rótulo da água mineral, talvez a que mais chame atenção seja a presença de sódio na composição química do fluido.

Como um dos poucos alimentos liberados por médicos e nutricionistas, sem qualquer tipo de contraindicação, pode conter sódio? Antes de responder esse questionamento, vamos entender como age o sal no corpo.

Quais são os efeitos do excesso de sódio?

É papel da água “dissolver” o sódio e outros sais presentes no nosso organismo. Assim, o excesso de sódio na alimentação causa retenção de líquidos, elevando a pressão arterial. O efeito pode ser ainda maior em pessoas portadoras de hipertensão, problemas renais ou outras doenças cardiovasculares.

O cálculo é que, para cada 9 gramas de sódio ingerido, 1 litro de água é retido pelo corpo. Indivíduos idosos ou pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou doenças são mais propensos a experimentarem os sintomas do excesso de sódio.

Silenciosa, a hipertensão arterial pode danificar silenciosamente o organismo durante anos, antes que sejam desenvolvidos os primeiros sintomas. Aterosclerose, aneurismas, doença coronariana e insuficiência cardíaca são apenas algumas das complicações que a pressão alta pode trazer.

Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o limite máximo diário recomendado de sódio na dieta seja de até 2.000mg. Dessa maneira, é preciso evitar alimentos industrializados como congelados, bebidas adoçadas artificialmente e outros produtos que utilizam o sódio como conservante também.

Alertamos, contudo, que o sódio não deve ser retirado totalmente da dieta. A presença do elemento é fundamental para o bom funcionamento das nossas células.

Por que o sódio se faz presente também na água mineral?

Em seu trajeto pelo subsolo, onde normalmente estão localizadas as fontes de água mineral, o líquido consegue captar os sais presentes nas rochas as quais entram em contato.

É por isso que o local em que a água é coletada tem relação direta com os componentes presentes na água mineral. Em outras palavras, cada água mineral possui a sua identidade própria.

Outro fator que ratifica a relação entre a fonte e a identidade da água mineral é que, para ser comercializado como água mineral, o líquido não pode ser modificado.

Afinal, o sódio da água faz mal?

Como dito anteriormente, o sódio se faz presente na água naturalmente devido ao processo de extração. Além de se tratar de um sódio natural, este mineral tem um papel muito importante na saúde quando consumido de forma regular.

É ele quem regula o balanço de eletrólitos no nosso corpo, por exemplo.

Por isso, o maior perigo está nos alimentos altamente industrializados que além de conter sódio em excesso, também possui outros componentes prejudiciais à saúde.

Ao reeducar sua alimentação e reduzir o consumo de alimentos industrializados, o sódio presente na água mineral jamais será um problema, uma vez que a quantidade não é capaz de prejudicar a saúde.

Como escolher uma água mineral de boa qualidade?

No momento da escolha, o ideal é procurar um equilíbrio entre um bom pH e bons níveis de minerais importantes para a saúde, como o magnésio e o potássio.

Precauções com a escolha do local de armazenamento, atenção ao prazo de validade, higienização e informações a respeito da empresa também devem ser tomadas ao comprar a água mineral.

Embora beber água seja a recomendação mais comum para a hidratação do corpo humano, todo cuidado ainda é pouco. Água mineral de qualidade é essencial para uma vida saudável.

A vantagem da presença do rótulo que a água mineral tem sobre a água da torneira deve ser aproveitada. Todo questionamento na hora de escolher a melhor água para a sua saúde é válido.

A Água Mineral Treze Tílias possui 107,34 mg/L de sódio em sua composição, um valor muito menor que o limite máximo de 600 mg/L estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e receba grátis mais textos como esse em seu e-mail!

Artigos Recentes

Deixar um comentário