Quando o assunto é saúde, muitas pessoas olham para a alimentação pensando apenas em macronutrientes, como é o caso de carboidratos, proteínas ou gorduras e deixam de olhar para pequenas partículas que são de grande importância para o funcionamento do organismo, e manutenção da saúde. Um exemplo clássico de pequenos nutrientes dotados de grandes poderes são os fitoquímicos, sobre o qual falaremos no conteúdo de hoje. Confira!
O que são fitoquímicos afinal?
Fitoquímicos são nutrientes específicos que podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal. Eles são muito interessantes, pois dentro do universo nutricional, eles não se enquadram nem dentro das vitaminas, nem dos minerais, ambos conhecidos por integrarem a classe de micronutrientes.
Esses compostos na verdade, são produzidos pelos alimentos de origem vegetal como forma de proteção ao meio onde eles estão se desenvolvendo. Ou seja, fitoquímicos são proteções vegetais naturais que é possível obter com a ingestão desses alimentos.
Ao se ingerir um alimento de origem vegetal, os fitoquímicos, presentes nesses alimentos, passam a agir como poderosos antioxidantes naturais dentro do organismo, combatendo principalmente a ação de radicais livres, processos de oxidação e até mesmo inflamações crônicas. Essa proteção, evita que as células percam suas funções e se mantenham funcionais.
A simples ingestão constante e frequente de alimentos ricos em fitoquímicos é um dos principais pilares da manutenção da saúde.
Principais fontes de fitoquímicos e seus benefícios à saúde
Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Onde é possível encontrar fitoquímicos e quais são seus benefícios à saúde?”
As respostas para ambos os questionamentos podem ser encontradas logo a seguir. Confira!
Alimentos alaranjados e amarelos
Os principais alimentos alaranjados e amarelos são ricos em betacaroteno, e vitamina A, dois potentes agentes fitoquímicos antioxidantes. Mamão, damasco, laranja, melão, abacaxi, maracujá, acerola, açafrão da terra e cenoura são as melhores opções.
Dentre seus benefícios à saúde podemos citar aumento do funcionamento do sistema imunológico, proteção ocular e prevenção a diferentes tipos de câncer.
Alimentos vermelhos
Os alimentos vermelhos são ótimas fontes de licopeno, um pigmento capaz de manter o DNA das células mais jovens por um maior período de tempo, e ainda diminuir as chances de erros genéticos. Esse fitoquímico promove saúde cutânea a muscular, garantindo boa metabolização e manutenção de massa magra e redução de percentual de gordura.
Tomate, pimentão, goiaba, melancia, morango são excelentes escolhas para se obter licopeno, que é considerado um dos mais poderosos agentes fitoquímicos.
Alimentos verdes
Os alimentos verdes possuem elevadas quantidades de luteína e zeaxantina, que são fitoquímicos capazes de desintoxicar o corpo, regular a pressão arterial e potencializar o sistema circulatório. Toda essa ação, garante a chegada de nutrientes e oxigênio em diferentes tecidos corporais, como a musculatura, por exemplo.
Quanto mais escuro forem os vegetais, maior fonte desses componentes eles serão. Brócolis, couve, rúcula, espinafre, kiwi, acelga, mostarda, almeirão, são os melhores.
Alimentos roxos azulados
Os alimentos roxos azulados são ricos em antocianina, um pigmento antioxidante responsável por colorações vermelhas, púrpuras, azuladas e pretas de uma série de alimentos.
Esse tipo de fitoquímico garante a renovação de células e DNA, prevenindo erros de metabolismo que podem dar origem à câncer e até mesmo doenças autoimunes. Além disso, por participar ativamente da renovação celular, a ingestão de alimentos roxos azulados promove renovação tecidual e facilita o ganho de massa muscular, por exemplo.
Uva, amora, repolho roxo, gojiberry, cranberry, mirtilo, suco de uva integral são ótimas fontes.
Alimentos brancos
Alimentos brancos são ricos em alicina, um fitoquímico que age como rejuvenescedor natural, além de otimizar o funcionamento intestinal e potencializar a ação do sistema imunológico.
Cebola, alho, cebolinha e alho-poró, são boas opções para manter as fontes de alicina.
Fitoquímicos além da alimentação
Além dos alimentos citados, é possível encontrar fitoquímicos em plantas e raízes muito utilizadas para o preparo de chás. Alguns exemplos clássicos são:
- Gengibre;
- Espinheira Santa;
- Hortelã;
- Poejo;
- Anis estrelado;
- Açafrão da terra;
- Camellia sinensis.
Os fitoquímicos presentes nesses chás garantem uma série de benefícios aos seus consumidores, tais como renovação celular, prevenção de doenças, melhora do funcionamento de sistemas completos do organismo, além de fornecer energia e facilitar a produção e secreção de neurotransmissores.
Uma alimentação natural, ou seja, rica em frutas, verduras e legumes, além da presença de chás é suficiente para garantir boas doses diárias de fitoquímicos, o que consequentemente se reverte em saúde.
Agora que você já sabe tudo sobre fitoquímicos, que dividir o conhecimento aqui adquirido com mais pessoas? Para isso, basta compartilhar esse texto em suas redes sociais.