Quem sabe fazer e aprecia um bom café muitas vezes afirma que não há segredos para o preparo da bebida, mas isso não é verdade. Quem nunca ingeriu um café ruim de péssima qualidade, que atire a primeira pedra.
A questão para um café de qualidade está muito além da sua plantação, colheita, modo de moagem, ou tipo de filtro utilizado para o seu preparo. De acordo com especialistas na bebida, um cafezinho só fica bom, se a água utilizada for de qualidade.
Água mineral para fazer café é uma ótima pedida
De acordo com a barista Carolina Franco de Souza a água é um elemento de suma importância no preparo da bebida. Em termos de porcentagem, ela é responsável por cerca de 90% do café, ou seja, ela é um ingrediente que merece grande atenção.
Temperatura, teor de minerais e pH são elementos muito importantes. De acordo com o protocolo da SCAA – Associação Americana de Café Especiais (Sigla traduzida para o português), a água ideal para o preparo do café precisa possuir um pH superior a 7,5, ou seja, alcalino. Essa informação deve estar contida por lei no rótulo de toda e qualquer água mineral natural alcalina.
Os minerais, por sua vez, possuem a capacidade de estimular nosso paladar. Eles podem esconder sabores e até mesmo estímulos que acontecem em nossa boca, é por isso que a utilização de água mineral natural é a mais indicada para o preparo do café.
Água da torneira ou filtrada deve ser evitada
É exatamente pela potencialização do paladar, que não se deve preparar o cafezinho utilizando a água que sai da torneira ou então a água do filtro. Normalmente esses tipos de águas contêm uma alta dosagem de cloro, calcário e até mesmo flúor em sua composição, que afetam de maneira direta a qualidade do café.
Cuidado ao escolher a água mineral para seu café
Muitas das águas engarrafadas que podem ser encontradas por aí também não devem ser utilizadas, pois possuem baixa concentração de minerais em sua composição, além de não possuírem o pH alcalino ideal para que o café seja produzido com a qualidade que merece. Essas águas chamadas de águas leves, e exatamente por ter essa leveza, não são capazes de penetrar no pó de café e extrair tudo o que o grão pode oferecer.
Temperatura de fervura também é importante
Impossível falar de água mineral e café sem esbarrar na delicada questão: “Ferver ou não ferver?” É importante lembrar que a temperatura da água deve estar alta o suficiente para extrair os componentes do pó de café, porém, não pode atingir seu ponto de fervura.
Ao atingir o ponto de fervura a água mineral natural perde um pouco de seu oxigênio, algo que será sentido no momento de degustar o café. Portanto, o ideal é que assim que as primeiras bolhas de fervura comecem a surgir, o fogo seja desligado e a água seja jogada sobre o pó de café.
Dicas para extrair um café de qualidade em casa
As dicas para extrair um café de qualidade são:
- Escolha um grão de qualidade – geralmente indicado como café especial no rótulo;
- Compre pequenas quantidades de pó, a utilização deve ocorrer preferencialmente no máximo em até 3 semanas;
- Utilize água mineral natural alcalina para potencializar o sabor e manter as propriedades do café;
- Evite que a água chegue ao processo de fervura;
- Use de 5 a 6 colheres de café moído para cada litro de água;
- Evite filtros de pano, eles podem conter resíduos e furos irregulares;
- Assim que o café for passado consuma-o no máximo em uma hora para evitar oxidação;
- Tente ingerir a bebida sem açúcar ou adoçante.
Água mineral alcalina e suas qualidades
Além de trazer uma série de benefícios quando ingerida de modo natural, a ciência comprovou que esse incrível líquido da vida pode ser também utilizado para uma produção adequada e qualitativa de café.
Quem busca por saúde, qualidade de vida e bem-estar, pode encontrar isso e muito mais através da simples ingestão da Água Mineral Treze Tílias – repleta de minerais e com o pH alcalino ela é o equilíbrio que seu corpo precisa!
Se você quer ter acesso a informações e notícias sobre água mineral e saúde assine nossa newsletter. Você receberá todos os nossos conteúdos em seu e-mail, se mantendo assim, sempre informado.