O verão está chegando e, junto com ele, surgem programações típicas dessa estação tão quente. Para muitas pessoas é um tempo para relaxar, sair de férias, ir à praia ou aproveitar uma piscina.

Para que desfrute ao máximo dessa época do ano, separamos 5 cuidados para você se manter saudável neste verão sem preocupações ou descuidos com o seu corpo.

Assim, esses incômodos podem ser prevenidos sem estresse. Vamos conferir?

Hidratação

Em função das altas temperaturas características do verão, nosso corpo para se manter em equilíbrio térmico, produz suor.

A temperatura ideal de funcionamento do nosso organismo é 36,5ºC, caso ela sofra uma mudança brusca, nossos órgãos e células podem sofrer lesões irreversíveis.

Dessa forma, o suor age como um mecanismo de defesa do nosso corpo. Porém, ao suarmos perdemos água e sais minerais que necessitam ser repostos!

E é por isso que precisamos nos hidratar bastante no verão!

É recomendado que cada pessoa beba de 2 a 3 litros de água por dia, além disso, para complementar a hidratação podemos consumir água de coco, chá, suco de frutas, dentre outros.

Alimentação

Um cardápio leve e saudável composto por alimentos bem higienizados e conservados são fundamentais para evitar intoxicações alimentares – bastante comuns no verão, podendo provocar vômitos, náuseas e diarréia – causadas pela contaminação da comida.

No calor nosso organismo fica mais lento e não consegue ser totalmente eficiente na digestão de alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, queijos, maionese ou molhos à base de creme de leite.

Assim, é recomendável evitar o consumo desses alimentos.

Ademais, é indispensável a ingestão de frutas, verduras e legumes, pois além de auxiliar no processo digestivo, têm baixo valor calórico e alto teor de vitaminas e minerais.

Além disso, no verão, o processo de degradação da comida acelera por causa do calor fazendo com que os alimentos estraguem mais rápido, facilitando a multiplicação de microorganismos causadores de infecções alimentares.

Para que isso não aconteça é necessário redobrar a atenção na hora de guardar e consumir qualquer alimento.

Temos que nos lembrar de sempre lavar as mãos antes de manusear a comida, obedecer às instruções de conserva e refrigeração dos produtos e, ao comermos fora, observar a limpeza do local, a higiene dos funcionários e se o estabelecimento possui aprovação da Vigilância Sanitária.

Proteja sua pele

No verão temos uma maior exposição ao sol e é nesta época do ano que grande parte das pessoas aproveita para se “bronzear”.

Os raios solares, que emitem radiações infravermelhas(UVA) e ultravioletas(UVB), trazem muitos benefícios para nosso corpo e pele, ajudam a catabolizar reações químicas no nosso organismo, contribuem para a produção de vitamina D, nos deixam mais dispostos e bem humorados, além de outras vantagens.

Mas, o excesso de UVA e UVB podem nos trazer sérias consequências como vermelhidão, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce da pele e até o câncer de pele.

Para que isso não aconteça e você se mantenha saudável e bronzeado nesse verão basta utilizar protetor solar fator 30, no mínimo, e reaplica-lo a cada duas horas ou após entrar na água ou suar muito.

Seja bem generoso ao passar o filtro solar no rosto! E saiba que os raios solares nos alcançam até quando estamos na sombra!

Além disso, recomendamos que você faça uso de bonés ou chapéus para proteger o couro cabeludo e que evite se expor ao sol de 10h às 16h, pois nesse horário há uma maior incidência de UVB que é o principal causador de queimaduras solares e do câncer de pele.

Por fim, hidrate bastante sua pele com cremes e loções, evitando o seu ressecamento!

Vestuário

Como já discutimos ao longo do texto, o verão traz consigo o calor e em muitas situações nos deparamos com aquele suor desagradável que pode piorar com o uso de algumas roupas.

Os tecidos ideais para serem usados são aqueles feitos por fibras naturais, como algodão, linho, lã fria e cetim, eles permitem que a pele respire e não retenha suor.

Outra dica muito importante é evitar o uso de roupas feitas de tecido sintético! Elas atrapalham nossa transpiração e podem causar mau cheiro.

Para saber a composição das roupas basta olhar em suas etiquetas e terá acesso a essa informação, o que possibilitará que você sinta-se mais confortável e fresco no verão!

Exercícios Físicos

Em razão de tudo que já conversamos sobre o verão, é indicado que nessa época do ano diminuamos o ritmo das atividades físicas. Porém, elas não devem ser abandonadas!

Nosso corpo se beneficia com os exercícios físicos que, além de ajudar na manutenção da nossa saúde, nos deixam mais animados!

Vale lembrar que devemos respeitar nossas limitações e praticar as atividades em temperaturas mais amenas.

O verão é sempre ansiosamente esperado e quando tomamos conhecimento de certos cuidados e os colocamos em prática, podemos aproveitá-lo da melhor forma possível, seja ela qual for!

Quer mais dicas saudáveis? Assine nossa newsletter e receba gratuitamente informações sobre saúde e bem-estar no seu e-mail.

Artigos Recentes

Deixar um comentário