O Brasil e o mundo vivem hoje uma grande crise hídrica. Embora o planeta seja cerca de 97% coberto por água, menos de 3% dessa água pode ser consumida por humanos e animais sem algum tipo de dano à saúde. Por conta disso, novas tecnologias inteligentes vêm sendo desenvolvidas e consequentemente utilizadas em locais onde não há água doce disponível. Uma dessas tecnologias é a dessalinização da água do mar, sobre a qual falaremos no artigo de hoje.
O que é a dessalinização da água?
A dessalinização da água é um processo físico-químico de tratamento, que retira o excesso de sais minerais, microrganismos e demais partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, com a finalidade de transformar essa água em potável para o consumo de humanos e animais.
Diferentes formas de dessalinização
Existem basicamente três formas diferentes de dessalinização da água. São elas:
- Destilação;
- Congelamento;
- Osmose reversa.
Vamos agora explicar a diferença entre cada uma delas.
Destilação
Resumidamente, podemos explicar que o processo de dessalinização da água do mar através da destilação, nada mais é do que o aquecimento dessa água, que ao atingir o seu ponto de ebulição, passa para o estado de vapor.
Após essa transformação, o vapor vai para um condensador, onde é resfriado, retornando novamente ao estado líquido. Essa água líquida, é então, coletada em um outro recipiente, enquanto os sais ficam no recipiente original. Uma técnica simples, barata e funcional.
Congelamento
O ponto de congelamento de uma substância pura é sempre menor que o de sua solução, sendo assim, quando a temperatura da água do mar começa a diminuir o gelo que se forma é composto apenas por água pura. É por isso, que nos oceanos e mares, formam-se camadas de gelo superficiais composta por água pura e na parte de baixo, há água líquida, porém, com sais dissolvidos.
Nesse processo de dessalinização da água do mar, a temperatura em que a água se encontra é maior que a temperatura de ebulição do butano – um tipo de gás. Por isso quando o butano passa pela água do mar, ele retira o calor da água e congela.
Nessa fase de congelamento, a água é separada dos sais, mas eles se depositam na superfície do gelo. Por isso, é necessário retirar o sal de cima dos cristais de gelo. O gelo lavado, é então transformado em água novamente, através do aquecimento, podendo ser ingerida e/ou utilizada sem nenhum tipo de dano à saúde.
Osmose reversa
E por fim, temos o processo de osmose reversa, também chamada de osmose revertida.
A osmose é a passagem de solvente por uma membrana para uma solução concentrada. Mas ao aplicar uma pressão bastante elevada, ocorrerá um processo inverso, ou seja, o solvente da solução concentrada passará pela membrana e irá em direção ao solvente puro.
Assim, quando se coloca água do mar de um lado e água pura do outro, separando-as por uma membrana semipermeável, pode-se aplicar uma pressão elevada sobre a água do mar. O resultado disso, será o de osmose reversa, ou seja, as moléculas de água salgada, irão em direção a água pura, afastando-as de seus sais.
Essa técnica, no entanto, é cara, pois necessita de motores elétricos para fornecimento da pressão necessária, no entanto, é a forma mais eficaz de dessalinização de água do mar.
Benefícios das técnicas
Todas essas técnicas são importantes e consequentemente utilizadas em diferentes locais do mundo, principalmente aqueles que não têm acesso a fontes naturais d’água.
Dentre os principais benefícios da dessalinização podemos citar:
- Acesso à água potável para beber;
- Acesso à água potável para cozinhar;
- Irrigação de plantações;
- Hidratação para animais;
- Acesso à higiene pessoal;
- Diminuição/controle de doenças causadas pelo consumo de água contaminada.
Água mineral ainda é a melhor opção
Recentemente, a ANVISA liberou o comércio de água dessalinizada no Brasil. Ou seja, no futuro próximo, água que passou pelo processo de dessalinização será comercializada no mercado brasileiro.
Embora se trate de uma água potável, todos os minerais presentes em sua composição são adicionados artificialmente. Por isso, é mais saudável, prático e barato optar pelo consumo de uma Água Mineral Natural, obtida diretamente de uma reserva natural, repleta de minerais.
Quando se fala em qualidade e saúde, a Água Mineral Treze Tílias é a melhor opção do consumo. Captada diretamente do Aquífero Guarani, ela é repleta de minerais em sua composição, além de ter pH alcalino, colaborando para a recuperação e manutenção da saúde de todas as células de nosso corpo.
Depois de aprender o que é dessalinização da água do mar e qual tipo de água se deve consumir, nos ajude a divulgar conhecimento. Para isso, basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.