Como se produz a água com gás?

Se existe um tipo de água que mexe com o paladar de muita gente, essa é sem sombra de dúvidas a água com gás. Trata-se de uma bebida sem meio termo, ou você gosta ou você não gosta, não é mesmo? Além disso, existe uma questão a qual muita gente se questiona sobre esse assunto: Mas afinal, como se produz água com gás?

Se você também tem dúvida sobre o assunto, então esse conteúdo foi produzido especialmente para você. Confira

Diferentes maneiras de se produzir água com gás

Existem atualmente duas maneiras diferentes de se produzir água com gás. Essa bebida pode ser produzida de maneira natural ou de forma artificial. Falaremos sobre cada uma delas agora.

Gaseificação natural

No processo de gaseificação natural, o aquífero natural (também conhecido como reservatório subterrâneo) libera minerais na água. Em seguida o calor proveniente do interior do solo, libera minérios na água, agregando gases e vapores, sendo naturalmente gaseificada. Após esse processo, a água fica “leve” e sobe até a superfície, onde passa por processos microbiológicos que garantem sua qualidade e segurança, para que possa ser envasada e posteriormente consumida.

Gaseificação artificial

Diferente do processo natural, a gaseificação artificial é mais complexa. Além disso, esse é o processo mais utilizado no Brasil e na maioria dos países que produzem água mineral.

O principal passo nesse tipo de gaseificação é a captação da água e seu armazenamento em tanques de aço em inox. Após este processo, a água é resfriada próximo à 0ºC, em um resfriador industrial, desta forma com a baixa temperatura, o gás utilizado terá uma melhor incorporação à água, tornando ela de melhor qualidade. No momento do envase, a água passa então, por um processo que recebe o nome de desaerador, onde todo oxigênio é removido e se aplica gás carbônico em seu lugar, tornando assim, o líquido natural em gaseificado, porém, de modo artificial.

Água com gás é aliada da saúde

A água com gás é uma grande aliada da saúde, principalmente no que diz respeito às trocas inteligentes, ou seja, ela pode ser consumida no lugar de bebidas industrializadas e açucaradas. Infelizmente, ainda é grande o número de pessoas que preferem consumir sucos artificiais ou até mesmo refrigerantes, bebidas com alto teor de açúcar, ingrediente maléfico à saúde.

Nesses casos, a sugestão é de que as pessoas façam a substituição dessas bebidas pouco saudáveis por água mineral com gás, que não é calórica, não contém açúcar e ainda dispõe de todas as características da água mineral comum.

É possível ainda saborizar a água com gás, através do uso de frutas cítricas, como limão, laranja ou abacaxi por exemplo, além de raízes e folhas, como gengibre e hortelã.

Ao contrário do que muita gente pensa, a água com gás não engorda, tampouco causa inchaços. Como mostramos anteriormente, o único ingrediente adicionado à água no processo de fabricação artificial é o gás carbônico, não sendo incluído nenhum outro tipo substância como açúcares, corantes ou adoçantes artificiais.

Mitos e verdades sobre a água com gás

Como forma de provar a segurança da água com gás, trouxemos uma seção sobre mitos e verdades sobre essa icônica bebida. Confira.

Água com gás faz mal para os ossos

Isso é um mito. A água mineral com gás, naturalmente possui cálcio em sua composição, sendo considerada benéfica aos ossos.

A água com gás é menos saudável que a água sem gás

Esse é outro mito. A água com gás, possui as mesmas propriedades que a água sem gás, ou seja, a natural. A única diferença é adição de gás carbônico em seu processo de fabricação.

O gás presente na água engorda

Esse é outro mito infundado. A água com gás, a exemplo da natural, possui zero calorias. A explicação para essa crença, é explicada pela sensação de inchaço que a água com gás proporciona ao consumidor, devido a presença de gás no estômago.

A água com gás não promove hidratação

Esse é outro mito. A água mineral com gás hidrata tanto quanto a água mineral natural.

Água Mineral Treze Tílias também possui versão com gás

Depois de descobrir tudo sobre água com gás, você sabia que além da versão natural, a Água Mineral Treze Tílias também possui sua versão gaseificada?

Pois é, além de hidratar e manter toda a saúde de sua família, com água natural, é possível promover saúde e bem-estar com a Água Mineral Treze Tílias na versão com gás.

Todo o poder e benefícios da água mineral e alcalina, também na versão gaseificada.

Que tal receber conteúdos informativos e gratuitos sobre água mineral e saúde? Para isso, basta assinar nossa newsletter gratuita. Dessa forma você fica sempre informado(a) do que há de novo em termos de saúde e água.

Deixar um comentário