A água que muitas pessoas recebem em casa, normalmente é um produto com qualidade e que pode ser utilizada para uma série de tarefas rotineiras, tais como, lavar a louça, alguns alimentos e até mesmo tomar banho.
Isso só é possível, pelo fato dela passar por um processo prévio de tratamento que retira todas as suas impurezas que poderiam ser lesivas à saúde dos consumidores.
No entanto o que pouca gente sabe, é que mesmo uma água tratada, quando acumulada em reservatórios, pode causar transtornos à saúde, por isso é importante manter a limpeza da caixa d’água em dia.
Hoje vamos mostrar algumas dicas básicas e importantes para manter a limpeza da caixa d’água em dia e manter a saúde de toda uma família. Vamos lá?
Passo a passo para limpar sua caixa d’água
Diferente do que muita gente pensa, limpar a caixa d’água é extremamente simples. Para facilitar, montamos um passo a passo, mostrando como deixar o reservatório de água da sua casa limpo. Confira.
- Passo 1 – Feche o registro de entrada. Isso irá impedir que o nível de água dentro da caixa suba constantemente, impedindo a limpeza adequada.
- Passo 2 – Após fechar o registro de entrada, consuma parte da água presente na caixa, para que o nível diminua. O consumo pode ser feito através de descargas ou uso para afazeres domésticos, mas aqui vai um aviso importante: Deixe cerca de um palmo de água dentro da caixa, para realizar a limpeza.
- Passo 3 – Feche o registro de saída, isso impedirá que resíduos da limpeza e contaminem a tubulação e pontos de consumo.
- Passo 4 – Com uma esponja ou pano comece a retirar possíveis excessos de sujeira ou resíduos acumulados nas paredes da caixa d’água. Caso estejam duros, uma espátula plástica também pode ser utilizada. Uma dica importante: Evite o uso de produtos químicos como sabões ou detergentes para realizar esse procedimento.
- Passo 5 – Abra o registro de saída e faça o descarte da água que sobrou por uma tubulação de limpeza, como uma torneira no quintal, por exemplo. Evite fazer o descarte por torneiras, chuveiros ou privadas.
- Passo 6 – Caso a água suja não desça pela tubulação e fique no fundo da caixa d’água, ela deve ser retirada com auxílio de um pano ou então um balde.
- Passo 7 – Após ter feito todo o descarte, volte a fechar o registro de saída.
- Passo 8 – Mesmo a caixa estando aparentemente livre de sujeira, o procedimento de limpeza não terminou. É preciso fazer a desinfecção da caixa da água e depois dos pontos de consumo.
- Passo 9 – Abra o registro de entrada novamente até que a caixa encha até um palmo de água, em seguida, feche o registro de entrada novamente.
- Passo 10 – Se a caixa for de 1000 litros, adicione 1 litro de água sanitária, caso a caixa seja de 2000 litros, adicione 2 litros e caso seja de 500 litros, apenas 0,5 litros do produto, sempre use uma quantidade de 10%. Deixe o produto agir por cerca de duas horas e a cada 30 minutos, com a ajuda de uma esponja, pano ou esfregão limpo, passe a mistura de água e água sanitária nas paredes da caixa d’água.
- Passo 11 – Abra o registro de saída, em seguida abra torneiras, chuveiros e dê descarga para que a solução contendo água sanitária faça todo o procedimento de limpeza na tubulação e saídas de uso comuns.
- Passo 12 – Após toda a mistura de água e água sanitária ter sido descartada, feche torneiras, chuveiros e descargas e abra o registro de entrada para encher a caixa d’água novamente.
- Passo 13 – Anote na parede externa da caixa d’água a data da realização da limpeza.
Principais benefícios de limpar a caixa d’água
Depois de ver como é simples limpar a caixa d’água é hora de mostrar quais são os efeitos benéficos dessa prática.
Dentre os principais benefícios de limpar a caixa d’água estão:
- Prevenção de doenças como leptospirose e cólera;
- Diminuição das chances de doenças de pele ocasionadas por limbo que pode se formar no interior da própria caixa e na tubulação;
- Verificação de presença de animais no interior do reservatório.
Algo importante de ser dito sobre essa questão é que a caixa d’água deve ser limpa de maneira periódica a cada 6 meses.
Água para o consumo deve vir de outra fonte
A água da caixa d’água deve ser utilizada em tarefas cotidianas, como tomar banho, lavar as mãos, rostos, cozinhar e higienizar alimentos, mas não é a ideal para ser consumida.
A presença de cloro – poderoso agente bactericida e outros compostos presentes na água proveniente da estação de tratamento, pode causar efeitos indesejados ao organismo, por isso, para consumo, deve-se optar por uma água mineral natural alcalina.
A água mineral natural alcalina, é proveniente de fontes naturais, contém, minérios em sua composição e ainda possui pH alcalino, ótimo para manter os tecidos corporais saudáveis, o que mantém ou então, potencializa nossa saúde como um todo.
Se você busca uma água mineral natural alcalina de qualidade para sua saúde opte então pela Água Mineral Treze Tílias. Proveniente do aquífero Guarani, ela é a melhor opção para quem busca hidratação de qualidade.
Quer receber notícias exclusivas sobre água e saúde? Para isso basta assinar nossa newsletter, que os conteúdos serão automaticamente enviados em seu e-mail.